A minha versão do Pad Thai

A minha versão do Pad Thai

saladased-amine-

Saladas

A minha versão do Pad Thai

Amendoins, Cenoura, Coentros, Courgette, Leguminosas, Lima, Malagueta, Manteiga de amendoim, Molho de soja, Rebentos de feijão mungo, Tofu,
Dificuldade
0
21 Março, 2015
/
3

Parte do encanto que sinto pelo mundo da culinária está relacionado com a necessidade de sermos criativos. Porque não somos capazes de comer o mesmo todos os dias, somos impulsionados pelo gosto do acto de cozinhar a descobrir novos sabores e variações de receitas clássicas. O Pad Thai é uma dessas receitas. Quando ouvi falar deste prato tipicamente tailandês, associei-o imediatamente a um prato com ingredientes como carnes, camarões e molho de peixe. Algo difícil de adaptar. Mas depois descobri umas centenas de adaptações vegetarianas, que incluíam tofu, edamame, vegetais variados, noodles, arroz (...), e inclusivamente o molho era completamente diferente de receita para receita, e podia mudar completamente de ingredientes... No meio de tanta versão, não faço ideia de qual é que se aproxima da original. A culinária tem destas coisas curiosas. Pega-se numa ideia e adapta-se ao nosso gosto, para a tornar ainda melhor, mas ao mesmo tempo reconhecendo que nada nasce a partir do nada, apenas criamos novas versões, e evoluímos.

Nesta versão do Pad Thai, inspirada numa receita do livro "Green Kitchen Travels", utilizei noodles de curgete e cenoura para lhe dar uma textura mais crocante, mas também para fugir aos tradicionais noodles, e aproveitar este prato quase como se de uma salada se tratasse. (Afinal, não é hoje que começa a Primavera?) No entanto, para uma refeição mais saciante, sugiro que juntem noodles de trigo sarraceno ou outros da vossa preferência. Também juntei tofu e rebentos de feijão mungo, para aumentar teor proteico desta "salada". O molho é muito diferente de muitos que já experimentei, e utiliza manteiga de amendoim, molho de soja e sumo de lima, ingredientes que nunca imaginei que pudessem combinar, mas resultam muito bem neste prato fresco. Por fim, sugiro que guarneçam o prato com amendoins crocantes, sementes levemente tostadas, e coentros frescos, para dar uma textura e aroma ainda melhor a esta versão do Pad Thai! 

Pad Thai de curgete e cenoura (vegan, sem glúten)
Serve 2

1 curgete
2 cenouras, descascadas
1 chávena (100g) de rebentos de feijão mungo
150g de tofu firme, corte em cubos pequenos, e levemente frito nos lados numa sertã anti-aderente
1 pequeno punhado de coentros frescos, picados
1 colher de chá de sementes de sésamo pretas + para guarnecer
1/2 malagueta, sem sementes, cortada em tiras finas
1 colher de sopa de amendoins, tostados

Molho de amendoim
1/4 chávena (60 g) de manteiga de amendoim
2 colheres de sopa de sumo de lima
1 colher de sopa de xarope de arroz
1 colher de sopa de molho de soja
1 pitada de pimenta cayenne

Use um descascador que corta em juliana ou um espiralizador para fazer "noodles" a partir da cenoura e curgete. Coloque os "noodles" numa taça, juntamente com os rebentos, o tofu, coentros e sementes de sésamo, e misture.
Numa tigela pequena, misture os ingredientes do molho, e ajuste o tempero a gosto. Junte o molho aos vegetais, e envolva bem. Sirva o Pad Thai em tigelas, guarnecido com mais coentros picados, amendoim tostado e sementes de sésamo.

- INFORMAÇÃO NUTRICIONAL -
1 dose de Pad Thai (feito com tofu com nigari), contém: 397kcal, 22,4g de proteína, 27,6g de hidratos de carbono, 26g de gordura (das quais 4,7g são gorduras saturadas), 6,3g de fibra, 560mg de sódio, 330mg de cálcio e 4,3mg de ferro.

Recipe in Engish

Zucchinni carrot Pad Thai
Serves 2

1 zucchini
2 carrots, peeled
1 cup mung bean sprouts
150g firm tofu, cut into small cubes, and slightly fried on the sides on a non-stick skillet
1 small handful coriander, chopped
1/2 chili pepper, seeded and thinly sliced
1 teaspoon black sesame seeds + more for garnish
1 tablespoon peanuts, toasted

Peanut sauce
1/4 cup (60g) peanut butter
2 tablespoons lime juice
1 tablespoon liquid sweetener, such as rice syrup
1 tablespoon soy sauce
1 pinch ground cayenne pepper

Use a julienne peeler or spiralizer to create noodles from zucchini and carrots. Place in a bowl and add in sprouts, tofu, coriander and sesame seeds, and mix.
Stir together all the sauce ingredients in a separate bowl, and adjust seasoning to taste. Pour over the vegetables and toss to combine. Serve the Pad Thai in seperate bowls, topped with chopped coriander, toasted peanuts and sesame seeds.

    • Cátia
      21 Março 2015 / 19:02

      Olá!

      O tofu é tão processado. Porque é que o incluis na tua alimentação?

      • Dulce
        22 Março 2015 / 9:55

        Cátia, sabes como se faz tofu? Porque é que dizes que é processado? É leite de soja ao qual adicionas nigari, que o coagula e enriquece em magnésio.
        O tofu não é para consumo diário, mas é um alimento que se pode consumir uma a duas vezes por semana, pela sua textura, versatilidade e simplicidade de confecção. Juntar molho de soja ou tamari é uma forma de o tornar mais saudável.

        Márcia, adorei, já tenho feijão mung a germinar 🙂
        Obrigada.
        Dulce

        • Cátia
          22 Março 2015 / 12:27

          Olá!

          Digo que é processado pelo simples facto de vir da soja e hoje em dia a soja é um alimento super modificado geneticamente. Mesmo o biológico é difícil de contornar esta questão.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Outras Receitas que merecem destaque