Sugestões para a Ceia de Natal – Abóbora Recheada com Puré de Feijão Branco

Sugestões para a Ceia de Natal – Abóbora Recheada com Puré de Feijão Branco

Pratos principais eacompanhamentosed-amine-

Pratos Principais & Acompanhamento

Sugestões para a Ceia de Natal – Abóbora Recheada com Puré de Feijão Branco

Abóbora, Avelãs, Castanhas, Cogumelos, Couves, Feijão, Grelos, Leguminosas,
Dificuldade
0
18 Dezembro, 2015
/
1

À semelhança dos anos anteriores, não poderia deixar de vos partilhar uma receita para a Ceia de Natal. Este ano a sugestão foi publicada no blog Nutrimento, uma página cuja função é a de alimentar a troca de informação, de ideias, o debate sobre temas da atualidade relacionados com a alimentação.

Compassionate Cuisine - Receitas vegetarianas - Sugestões para a Ceia de Natal - Abóbora Recheada com Puré de Feijão Branco

A receita que partilhei trata-se de abóbora-menina recheada com castanhas, cogumelos e avelãs, acompanhada de puré de feijão branco, e das tradicionais verduras cozidas. Utilizei essencialmente produtos hortícolas simples, desta época, nacionais, e com elevada densidade nutricional.
De forma a enriquecer o prato em termos de sabor e textura, assei a abóbora com a casca, que ficou crocante, mas a polpa macia. O excesso de polpa foi posteriormente aproveitado na sobremesa, (que partilho muito em breve), mas que também pode ser utilizada noutras receitas do blog, como este bolo, ou esta tarte. O recheio é um salteado básico de cogumelos e castanhas, com alecrim e especiarias, que pode ser enriquecido em sabor com um vinho licoroso, como o vinho do Porto branco.

De forma a complementar a sugestão principal, servi também um puré de feijão branco, que permite adicionar alguma proteína à refeição vegetariana. Apesar de já ser interessante por si só, e bastante cremoso, não poderia deixar de lhe dar um toque mais especial, e por isso, envolvi sementes de funcho e salsa. Estas sementes podem ser encontradas na secção das especiarias dos hipermercados ou lojas de produtos naturais.
Por fim, não se esqueça de complementar o prato com as verduras da época (grelos de nabiça ou couve penca), ricas em vitamina K e pro-vitamina A, e nos minerais Cálcio, Ferro e Magnésio.

Bom apetite...

    • 23 Dezembro 2015 / 3:13

      que bom aspecto! acho que vou tirar algumas ideias para o meu jantar de natal

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Outras Receitas que merecem destaque