Açorda de grão e tomate

Açorda de grão e tomate

sopased-amine-

Sopas

Açorda de grão e tomate

Alho, Coentros, Cozinha Portuguesa, Grão-de-bico, Pão,
Dificuldade
2 Numero de Porções: sopased-amine-sopased-amine-
3
6 Outubro, 2012
/
8

Artigo publicado em: 6/10/2012; e alterado a: 18/04/2015

Nem sempre me dou por satisfeita quando faço uma publicação aqui no blog. Por vezes reparo em pormenores aquando da hora da publicação que me escaparam enquanto estava a idealizar as receitas, a fotografá-las, ou a escrevê-las, e depois anseio por ter algum tempo para que possa concretizar as minhas novas ideias. 

Entre os artigos que fazem a minha lista mental de receitas a melhorar, estão os publicados em 2012 (o primeiro ano de blog), pois sinto que ainda não entendia bem a culinária e os seus processos, texturas e combinação de sabores, para além de ser pouco experiente na área da fotografia, e investir menos nos textos.

Senti que este artigo era um exemplo disso. Não queria apagá-lo, e por isso impedir que o público o visse, porque sentia que até tinha conteúdo! Mas a receita e as fotografias deixavam bastante a desejar, e isso também se reflectia nas visualizações.

Mas depois de publicar quase 2 centenas de receitas, a dada altura deste meu percurso questionei-me acerca da necessidade constante de publicar conteúdos novos. Afinal, não faria sentido finalmente arranjar tempo para melhorar alguns artigos que ficaram deixados para trás?

Na receita original, tinha envolvido o pão em grão-de-bico, água a ferver e uma pasta de coentros. Tratava-se de uma receita simples, com pouco sabor, e que não era muito atractiva.

Tentei dar-lhe mais sabor fazendo um refogado prévio à adição do pão, em que junto tomate, algumas especiarias e ervas aromáticas, para o grão ficar também mais saboroso.

Depois de feito o refogado, junto finalmente a fatia de pão (em proporções mais aceitáveis face à receita anterior), o molho de coentros frescos e alho e um pouco de água a ferver (só mesmos umas colheres), para amaciar o pão, e fazer uma papa com o molho de tomate e grão.

Tudo envolvido, até acaba por se tornar uma sopa de pão muito aromática, que pode servir de refeição.

Açorda de Grão e Tomate com coentros e pão de centeio

(serve duas pessoas)

1 molho de coentros (~20g)
1 colher de sopa de azeite
2 dentes de alho
Uma pitada de sal e pimenta preta

1/2 cebola, picada
2 dentes de alho, picados
1/2 colher de sopa de azeite
2 tomates médios, maduros, pelados e cortados em cubos
1 1/2 chávenas (260g) de grão cozido (ou uma lata média)
1/2 colher de chá de colorau
1/2 colher de chá de óregãos secos

2 fatias (~60g) de pão Alentejano (ou outro tipo de pão; eu usei de centeio e malte)

Coloque os alhos, coentros e uma pitada de sal e pimenta preta numa almofariz e reduza-os a puré. Misture a pasta de coentros com o azeite numa tigela à parte.
Salteie a cebola picadinha juntamente com o alho picado em azeite. Assim que a cebola ficar macia, junte um tomate pelado e picado. Tape a panela e deixe o tomate ficar reduzido a molho. Tempere com 1/2 colher de chá de colorau em pó e óregãos. Junte por fim o grão-de-bico cozido e um pouco de água. Deixe cozer durante cerca de 5 a 10 minutos.
Em duas taças, coloque o estufado de grão e tomate, pão do dia anterior, e uma boa colher da pasta de coentros. Regue com um pouco de água a ferver para o pão ficar mais macio, regue com um fio de azeite e misture tudo na taça.

– INFORMAÇÃO NUTRICIONAL –
1 dose de Açorda de tomate e grão-de-bico contém: 424kcal, 15,9g de proteína, 59,6g de hidratos de carbono, 14,8g de gorduras (das quais 2,0g são gorduras saturadas), e 13,7g de fibra.

English Recipe

Chickpea bread soup, vegan

(Serves two)

1 bunch coriander
2 tablespoons olive oil
2 cloves garlic
A pinch of salt and black pepper

1/2 onion, chopped
2 cloves garlic, minced
2 medium ripe tomatoes, peeled and diced
1 cup (260g) cooked chickpeas (or 1 medium can)
1/2 teaspoon paprika
1/2 teaspoon dried oregano

2 slices of bread

Place the garlic, coriander and a pinch of salt and black pepper in a mortar and reduce them to puree. Combine the coriander paste with olive oil in a separate bowl.
Sauté chopped onion and garlic in olive oil. Once the onion is soft, add a peeled and chopped tomatoes. Cover the pan and reduce the tomato to sauce. Season with 1/2 teaspoon paprika and oregano. Add the cooked chickpeas and some water, if necessary. Cook for about 5 to 10 minutes.
In two individual bowls, pour the tomato and chickpea stew, add a slice of bread, and a tablespoon of the coriander paste. Drizzle a little boiling water to soften the bread, and olive oil. Combine everything and serve.

    • 06 Outubro 2012 / 20:23

      Oh my! This looks so simple and delicious!

      Hope you will join in the Virtual Vegan Potluck! You can sign up here: http://virtualveganpotluck.com

      • 07 Outubro 2012 / 17:59

        Of course I’m going to sign in!
        Thanks for letting me know, I completely forgot it was already in November!

    • 07 Outubro 2012 / 11:42

      Adorei ver uma receita típica portuguesa no seu blog, Márcia. Espero que essa seja a primeira de muitas:-) Sopa de pão é uma das minhas preferidas e acho a combinação de grão de bico e coentro uma delícia. Não sabia que vocês usavam coentro na culinária portuguesa, achei que só a salsinha aparecia por aí.

      • 07 Outubro 2012 / 17:02

        Sim, também utilizamos muita salsa. Os coentros acho que estão mais associadas à cozinha do Sul do país (para temperar os pratos de peixe), aqui no Norte acho que é mais raro. Por acaso eu tenho origens transmontanas (do Norte do país) e inicialmente custou-me adaptar ao sabor (e cheiro) dos coentros, sempre preferi a salsa 🙂

    • Beatriz
      10 Outubro 2012 / 21:58

      é bom conhecer a autora deste blog :p
      (e já estavas no meu google reader!)

    • 02 Novembro 2012 / 23:11

      Wow, this looks so tasty. My mouth is watering just from reading through the recipe and looking at your photos!

    • 30 Novembro 2012 / 18:51

      ai tão bom, faz-me lembrar os almoços de família no Alentejo 🙂
      um beijinho e obrigada pela visita
      Margarida

    • Ricardo Amado
      04 Novembro 2014 / 13:34

      Existe termo para açorda em ingles, chama-se bread stew.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Outras Receitas que merecem destaque