
Açorda de grão e tomate
Sopas
Açorda de grão e tomate
Artigo publicado em: 6/10/2012; e alterado a: 18/04/2015
Nem sempre me dou por satisfeita quando faço uma publicação aqui no blog. Por vezes reparo em pormenores aquando da hora da publicação que me escaparam enquanto estava a idealizar as receitas, a fotografá-las, ou a escrevê-las, e depois anseio por ter algum tempo para que possa concretizar as minhas novas ideias.
Entre os artigos que fazem a minha lista mental de receitas a melhorar, estão os publicados em 2012 (o primeiro ano de blog), pois sinto que ainda não entendia bem a culinária e os seus processos, texturas e combinação de sabores, para além de ser pouco experiente na área da fotografia, e investir menos nos textos.
Senti que este artigo era um exemplo disso. Não queria apagá-lo, e por isso impedir que o público o visse, porque sentia que até tinha conteúdo! Mas a receita e as fotografias deixavam bastante a desejar, e isso também se reflectia nas visualizações.
Mas depois de publicar quase 2 centenas de receitas, a dada altura deste meu percurso questionei-me acerca da necessidade constante de publicar conteúdos novos. Afinal, não faria sentido finalmente arranjar tempo para melhorar alguns artigos que ficaram deixados para trás?
Na receita original, tinha envolvido o pão em grão-de-bico, água a ferver e uma pasta de coentros. Tratava-se de uma receita simples, com pouco sabor, e que não era muito atractiva.
Tentei dar-lhe mais sabor fazendo um refogado prévio à adição do pão, em que junto tomate, algumas especiarias e ervas aromáticas, para o grão ficar também mais saboroso.
Depois de feito o refogado, junto finalmente a fatia de pão (em proporções mais aceitáveis face à receita anterior), o molho de coentros frescos e alho e um pouco de água a ferver (só mesmos umas colheres), para amaciar o pão, e fazer uma papa com o molho de tomate e grão.
Tudo envolvido, até acaba por se tornar uma sopa de pão muito aromática, que pode servir de refeição.
Açorda de Grão e Tomate com coentros e pão de centeio
(serve duas pessoas)
1 molho de coentros (~20g)
1 colher de sopa de azeite
2 dentes de alho
Uma pitada de sal e pimenta preta
1/2 cebola, picada
2 dentes de alho, picados
1/2 colher de sopa de azeite
2 tomates médios, maduros, pelados e cortados em cubos
1 1/2 chávenas (260g) de grão cozido (ou uma lata média)
1/2 colher de chá de colorau
1/2 colher de chá de óregãos secos
2 fatias (~60g) de pão Alentejano (ou outro tipo de pão; eu usei de centeio e malte)
Coloque os alhos, coentros e uma pitada de sal e pimenta preta numa almofariz e reduza-os a puré. Misture a pasta de coentros com o azeite numa tigela à parte.
Salteie a cebola picadinha juntamente com o alho picado em azeite. Assim que a cebola ficar macia, junte um tomate pelado e picado. Tape a panela e deixe o tomate ficar reduzido a molho. Tempere com 1/2 colher de chá de colorau em pó e óregãos. Junte por fim o grão-de-bico cozido e um pouco de água. Deixe cozer durante cerca de 5 a 10 minutos.
Em duas taças, coloque o estufado de grão e tomate, pão do dia anterior, e uma boa colher da pasta de coentros. Regue com um pouco de água a ferver para o pão ficar mais macio, regue com um fio de azeite e misture tudo na taça.
– INFORMAÇÃO NUTRICIONAL –
1 dose de Açorda de tomate e grão-de-bico contém: 424kcal, 15,9g de proteína, 59,6g de hidratos de carbono, 14,8g de gorduras (das quais 2,0g são gorduras saturadas), e 13,7g de fibra.
English Recipe
Chickpea bread soup, vegan
(Serves two)
1 bunch coriander
2 tablespoons olive oil
2 cloves garlic
A pinch of salt and black pepper
1/2 onion, chopped
2 cloves garlic, minced
2 medium ripe tomatoes, peeled and diced
1 cup (260g) cooked chickpeas (or 1 medium can)
1/2 teaspoon paprika
1/2 teaspoon dried oregano
2 slices of bread
Place the garlic, coriander and a pinch of salt and black pepper in a mortar and reduce them to puree. Combine the coriander paste with olive oil in a separate bowl.
Sauté chopped onion and garlic in olive oil. Once the onion is soft, add a peeled and chopped tomatoes. Cover the pan and reduce the tomato to sauce. Season with 1/2 teaspoon paprika and oregano. Add the cooked chickpeas and some water, if necessary. Cook for about 5 to 10 minutes.
In two individual bowls, pour the tomato and chickpea stew, add a slice of bread, and a tablespoon of the coriander paste. Drizzle a little boiling water to soften the bread, and olive oil. Combine everything and serve.
Oh my! This looks so simple and delicious!
Hope you will join in the Virtual Vegan Potluck! You can sign up here: http://virtualveganpotluck.com
Of course I’m going to sign in!
Thanks for letting me know, I completely forgot it was already in November!
Adorei ver uma receita típica portuguesa no seu blog, Márcia. Espero que essa seja a primeira de muitas:-) Sopa de pão é uma das minhas preferidas e acho a combinação de grão de bico e coentro uma delícia. Não sabia que vocês usavam coentro na culinária portuguesa, achei que só a salsinha aparecia por aí.
Sim, também utilizamos muita salsa. Os coentros acho que estão mais associadas à cozinha do Sul do país (para temperar os pratos de peixe), aqui no Norte acho que é mais raro. Por acaso eu tenho origens transmontanas (do Norte do país) e inicialmente custou-me adaptar ao sabor (e cheiro) dos coentros, sempre preferi a salsa 🙂
é bom conhecer a autora deste blog :p
(e já estavas no meu google reader!)
Wow, this looks so tasty. My mouth is watering just from reading through the recipe and looking at your photos!
ai tão bom, faz-me lembrar os almoços de família no Alentejo 🙂
um beijinho e obrigada pela visita
Margarida
Existe termo para açorda em ingles, chama-se bread stew.
Não sei se irá ver este comentário, mas os 60g de pão alentejano é por cada fatia ou o total das duas fatias? 🙂
Olá Rita!
É o total.
Obrigada,
Márcia