
Almôndegas de lentilhas com molho de cogumelos
Pratos Principais & Acompanhamento
Almôndegas de lentilhas com molho de cogumelos
As lentilhas cozidas, trituradas juntamente com vários condimentos, e moldadas em bolinhas para fazer deliciosas e ricas almôndegas vegetais, são um dos preparados de leguminosas preferidos desta página. Assim, hoje partilho-vos mais uma versão desta sugestão, mas, desta vez, as bolinhas foram envolvidas num molho rico de cogumelos, e acompanhadas de puré de castanha.
O molho de cogumelos, como poderão verificar, já não é novidade, tendo já sido aqui partilhado. Já a massa das bolinhas, parte de uma receita nova, feita especialmente para este molho e acompanhamento. Para além das lentilhas, esta massa incorpora cogumelos salteados juntamente com cebola e alho, vinagre balsâmico, molho de soja (que contribui com o sabor umami), algumas ervas aromáticas, e uma pitada generosa de pimenta preta acabada de moer. Depois de moldadas, as bolinhas podem ser fritas, desenvolvendo uma crosta crocante que acaba por resultar muito bem com o molho de cogumelos aveludado, e o puré cremoso de castanhas. Mas, este passo é opcional, e deixo-o para as refeições das festividades.
Pareceu-me a receita ideal para servir nesta noite de passagem de ano, e espero que também vos inspire nas vossas preparações! Para terminar, desejo-vos a todos um ano de 2018 muito, muito feliz!
Almôndegas de lentilhas e cogumelos com molho de cogumelos, acompanhadas de puré de castanha
Almôndegas:
1 chávena (200 g) de lentilhas
1 colher de sopa de azeite
2 dentes de alho
½ cebola roxa, cortada em fatias
100 – 150 g de cogumelos marron, cortados em fatias
1 colher de sopa de vinagre balsâmico
1 colher de sopa de molho de soja
2 raminhos de tomilho fresco, ou ½ colher de chá de tomilho seco
1-2 colheres de sopa de linhaça, moída
1 colher de sopa de pão ralado
Sal e pimenta preta a gosto
Molho de cogumelos
2 colheres de chá de azeite
200 g de cogumelos marron, cortados em fatias
2 dentes alho, picados
1 colher de sopa de vinagre balsâmico
2 raminhos de tomilho fresco, ou ½ colher de chá de tomilho seco
1/4 chávena (60 mL) de vinho branco (opcional, pode ser utilizada água ou caldo de legumes caseiro)
2 colheres de chá de mostarda Dijon
200 mL de natas vegetais
Sal e pimenta preta a gosto
Procedimento:
Para fazer as almôndegas:
1. Coza as lentilhas numa panela com bastante água durante 15 minutos em lume brando, não deixando cozer demais. Adicione sal antes de apagar o lume. Escorra bem a água de cozimento, e reserve.
2. Numa frigideira antiaderente, salteie no azeite a cebola roxa durante 3 a 5 minutos, até ficar translúcida. Junte os cogumelos e o alho e salteie durante uns 6 minutos, até libertarem os seus sucos. Junte o vinagre balsâmico, o molho de soja, o tomilho, o sal e a pimenta preta. Salteie mais 1 minuto, para os cogumelos absorverem os sabores, e retire do lume.
3. No processador de alimentos, triture as lentilhas, até grosseiramente picadas. Junte o salteado de cogumelos, e as sementes de linhaça, pão ralado e água em função da consistência da massa (ver nota 1). Triture de forma a que a massa mantenha alguma textura. Espalhe um pouco de azeite nas mãos e forme bolinhas com a massa.
Passo opcional, para momentos festivos e melhoria da consistência/sabor: Passe as bolinhas por pão ralado. Aqueça, numa frigideira/panela pouco larga, azeite (com pelo menos 1 dedo de altura). Leve as bolinhas à fritura a aproximadamente 160° durante cerca de 2 minutos, até a crosta dourar.
Para fazer o molho:
4. Numa frigideira antiaderente, salteie no azeite os cogumelos durante uns 8 minutos, em lume alto, até libertarem os seus sucos. Junte o alho, o vinagre balsâmico e o tomilho, e salteie durante 1 minuto para envolver os sabores. Junte o vinho, que vai “soltar” os cogumelos. Junte por fim a mostarda, as natas vegetais, sal e pimenta preta, e deixe o molho engrossar. Ajuste os condimentos a gosto, adicione as almôndegas, agitando a frigideira para envolver as bolinhas no molho cremoso e deixando que absorvam o sabor durante 2 minutos.
5. Sirva as almôndegas com o puré de castanha descrito imediatamente abaixo, ou outro acompanhamento a gosto.
Puré de castanha
400 g de batata branca
200 g de castanhas, congeladas
½ a ¾ chávena (120 a 180 mL) de bebida vegetal não açucarada ou água de cozimento das batatas
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de chá de alecrim, picado
Sal e pimenta preta acabada de moer
Procedimento:
1. Descasque as batatas e corte-as em cubos. Transfira para uma taça e passe-as por água. Mude a água 2 a 3 vezes até que esta seja limpa.
2. Leve uma panela de água à fervura. Junte as batatas e castanhas e coza até completamente tenras, cerca de 15 minutos. Escorra a água de cozimento. Coloque o passe-vite sobre uma taça ou panela e triture as batatas e castanhas cozidas. Junte a bebida ou água ao puré, juntamente com os restantes condimentos. Envolva tudo e ajuste os temperos a gosto.
Notas:
1. Adição do pão ralado/água/sementes de linhaça em função da consistência da massa:
– Se esta for seca e pouco coesa, envolva as sementes de linhaça em 2 a 3 colheres de sopa de água morna numa taça até obter uma mistura viscosa e junte à massa. Envolva e tente formar bolinhas. Se ainda assim estiver muito seca, junte 1 colher de sopa de água de cada vez até conseguir formar bolinhas.
– Se a massa for muito húmida, junte pão ralado, 1 colher de sopa de cada vez, até conseguir formar bolinhas. Evite adicionar mais do que 2 colheres de sopa de sementes de linhaça moídas para a massa não ficar com uma consistência “gumosa”.
Bom dia. Obrigado pelas receitas tão saborosas que partilha!
Fiquei só com 2 duvidas: as lentilhas são as coral ou as verdes? No caso de não fritar as bolinhas, como devemos servir?
Obrigado e um bom ano!
Olá,
As lentilhas são as verdes ou as castanhas. No caso de não as fritar, pode adicionar imediatamente ao molho, e omitir este passo.
Obrigada,
Votos de um excelente ano,
Márcia
Olá, boa tarde.
As bolinhas poderão ir ao forno em vez de serem fritas?
Obrigada.
Joana
Olá Joana,
Sim, podem, mas pouco tempo para não secar em demasia! Também pode colocar imediatamente no molho e saltar esse passo…
Obrigada! Receitas maravilhosas!!
Ola Márcia!
O que podemos utilizar para substituir os cogumelos nas almôndegas? É algo que simplesmente não consigo comer, mas adorava fazer esta receita ):
Obg pelas maravilhosas receitas, ADORO!
Olá Jéssica,
Pode simplesmente omitir! 🙂
Obrigada por acompanhar a página!