Almôndegas de lentilhas com molho de cogumelos

Almôndegas de lentilhas com molho de cogumelos

Pratos principais eacompanhamentosed-amine-

Pratos Principais & Acompanhamento

Almôndegas de lentilhas com molho de cogumelos

Batata, Castanhas, Cogumelos, Leguminosas, Lentilhas, Tomilho,
Tempo de preparação 120 minutos
Dificuldade
4 Numero de Porções: Pratos principais eacompanhamentosed-amine-Pratos principais eacompanhamentosed-amine-Pratos principais eacompanhamentosed-amine-Pratos principais eacompanhamentosed-amine-
15
31 Dezembro, 2017
/
5

As lentilhas cozidas, trituradas juntamente com vários condimentos, e moldadas em bolinhas para fazer deliciosas e ricas almôndegas vegetais, são um dos preparados de leguminosas preferidos desta página. Assim, hoje partilho-vos mais uma versão desta sugestão, mas, desta vez, as bolinhas foram envolvidas num molho rico de cogumelos, e acompanhadas de puré de castanha.

O molho de cogumelos, como poderão verificar, já não é novidade, tendo já sido aqui partilhado. Já a massa das bolinhas, parte de uma receita nova, feita especialmente para este molho e acompanhamento. Para além das lentilhas, esta massa incorpora cogumelos salteados juntamente com cebola e alho, vinagre balsâmico, molho de soja (que contribui com o sabor umami), algumas ervas aromáticas, e uma pitada generosa de pimenta preta acabada de moer. Depois de moldadas, as bolinhas podem ser fritas, desenvolvendo uma crosta crocante que acaba por resultar muito bem com o molho de cogumelos aveludado, e o puré cremoso de castanhas. Mas, este passo é opcional, e deixo-o para as refeições das festividades.

Pareceu-me a receita ideal para servir nesta noite de passagem de ano, e espero que também vos inspire nas vossas preparações! Para terminar, desejo-vos a todos um ano de 2018 muito, muito feliz!

Almôndegas de lentilhas e cogumelos com molho de cogumelos, acompanhadas de puré de castanha

Almôndegas:
1 chávena (200 g) de lentilhas
1 colher de sopa de azeite
2 dentes de alho
½ cebola roxa, cortada em fatias
100 – 150 g de cogumelos marron, cortados em fatias
1 colher de sopa de vinagre balsâmico
1 colher de sopa de molho de soja
2 raminhos de tomilho fresco, ou ½ colher de chá de tomilho seco
1-2 colheres de sopa de linhaça, moída
1 colher de sopa de pão ralado
Sal e pimenta preta a gosto

Molho de cogumelos
2 colheres de chá de azeite
200 g de cogumelos marron, cortados em fatias
2 dentes alho, picados
1 colher de sopa de vinagre balsâmico
2 raminhos de tomilho fresco, ou ½ colher de chá de tomilho seco
1/4 chávena (60 mL) de vinho branco (opcional, pode ser utilizada água ou caldo de legumes caseiro)
2 colheres de chá de mostarda Dijon
200 mL de natas vegetais
Sal e pimenta preta a gosto

Procedimento:
Para fazer as almôndegas:
1. Coza as lentilhas numa panela com bastante água durante 15 minutos em lume brando, não deixando cozer demais. Adicione sal antes de apagar o lume. Escorra bem a água de cozimento, e reserve.
2. Numa frigideira antiaderente, salteie no azeite a cebola roxa durante 3 a 5 minutos, até ficar translúcida. Junte os cogumelos e o alho e salteie durante uns 6 minutos, até libertarem os seus sucos. Junte o vinagre balsâmico, o molho de soja, o tomilho, o sal e a pimenta preta. Salteie mais 1 minuto, para os cogumelos absorverem os sabores, e retire do lume.
3. No processador de alimentos, triture as lentilhas, até grosseiramente picadas. Junte o salteado de cogumelos, e as sementes de linhaça, pão ralado e água em função da consistência da massa (ver nota 1). Triture de forma a que a massa mantenha alguma textura. Espalhe um pouco de azeite nas mãos e forme bolinhas com a massa.
Passo opcional, para momentos festivos e melhoria da consistência/sabor: Passe as bolinhas por pão ralado. Aqueça, numa frigideira/panela pouco larga, azeite (com pelo menos 1 dedo de altura). Leve as bolinhas à fritura a aproximadamente 160° durante cerca de 2 minutos, até a crosta dourar.
Para fazer o molho:
4. Numa frigideira antiaderente, salteie no azeite os cogumelos durante uns 8 minutos, em lume alto, até libertarem os seus sucos. Junte o alho, o vinagre balsâmico e o tomilho, e salteie durante 1 minuto para envolver os sabores. Junte o vinho, que vai “soltar” os cogumelos. Junte por fim a mostarda, as natas vegetais, sal e pimenta preta, e deixe o molho engrossar. Ajuste os condimentos a gosto, adicione as almôndegas, agitando a frigideira para envolver as bolinhas no molho cremoso e deixando que absorvam o sabor durante 2 minutos.
5. Sirva as almôndegas com o puré de castanha descrito imediatamente abaixo, ou outro acompanhamento a gosto.

 

Puré de castanha

400 g de batata branca
200 g de castanhas, congeladas
½ a ¾ chávena (120 a 180 mL) de bebida vegetal não açucarada ou água de cozimento das batatas
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de chá de alecrim, picado
Sal e pimenta preta acabada de moer

Procedimento:
1. Descasque as batatas e corte-as em cubos. Transfira para uma taça e passe-as por água. Mude a água 2 a 3 vezes até que esta seja limpa.
2. Leve uma panela de água à fervura. Junte as batatas e castanhas e coza até completamente tenras, cerca de 15 minutos. Escorra a água de cozimento. Coloque o passe-vite sobre uma taça ou panela e triture as batatas e castanhas cozidas. Junte a bebida ou água ao puré, juntamente com os restantes condimentos. Envolva tudo e ajuste os temperos a gosto.

 

Notas:
1. Adição do pão ralado/água/sementes de linhaça em função da consistência da massa:
– Se esta for seca e pouco coesa, envolva as sementes de linhaça em 2 a 3 colheres de sopa de água morna numa taça até obter uma mistura viscosa e junte à massa. Envolva e tente formar bolinhas. Se ainda assim estiver muito seca, junte 1 colher de sopa de água de cada vez até conseguir formar bolinhas.
– Se a massa for muito húmida, junte pão ralado, 1 colher de sopa de cada vez, até conseguir formar bolinhas. Evite adicionar mais do que 2 colheres de sopa de sementes de linhaça moídas para a massa não ficar com uma consistência “gumosa”.

    • La Salete Costa
      04 Janeiro 2018 / 12:39

      Bom dia. Obrigado pelas receitas tão saborosas que partilha!
      Fiquei só com 2 duvidas: as lentilhas são as coral ou as verdes? No caso de não fritar as bolinhas, como devemos servir?
      Obrigado e um bom ano!

      • 04 Janeiro 2018 / 13:11

        Olá,
        As lentilhas são as verdes ou as castanhas. No caso de não as fritar, pode adicionar imediatamente ao molho, e omitir este passo.
        Obrigada,
        Votos de um excelente ano,
        Márcia

    • Joana Ganhão
      24 Janeiro 2018 / 14:34

      Olá, boa tarde.
      As bolinhas poderão ir ao forno em vez de serem fritas?
      Obrigada.
      Joana

      • 24 Janeiro 2018 / 15:34

        Olá Joana,
        Sim, podem, mas pouco tempo para não secar em demasia! Também pode colocar imediatamente no molho e saltar esse passo…

    • 20 Abril 2018 / 6:20

      Obrigada! Receitas maravilhosas!!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Outras Receitas que merecem destaque