Arroz Selvagem com Algas Tostadas e Tofu

Arroz Selvagem com Algas Tostadas e Tofu

Pratos principais eacompanhamentosed-amine-

Pratos Principais & Acompanhamento

Arroz Selvagem com Algas Tostadas e Tofu

Algas, Amendoins, Arroz selvagem, Coentros, Gengibre, Limão, Tofu,
Dificuldade
0
26 Setembro, 2015
/
5

À procura de um molho de gengibre no motor de pesquisa, encontrei uma receita minha que tinha ficado esquecida nos arquivos de 2012. Até gostava bastante desta receita, mas entretanto deixei de a fazer, mas fiquei com vontade de repetir o molho assim que o vi, e quem sabe voltar a partilhá-lo. E a oportunidade de o divulgar novamente surgiu quando descobri esta forma de preparar algas.

Vou ser sincera, eu não sei cozinhar algas, mas já há bastante tempo que tento incorporá-las na minha alimentação. Imaginei que alguns de vocês também tivessem as mesmas dúvidas, por isso procurava há já bastante tempo uma forma revolucionária de as confeccionar. Infelizmente, como podem ver, não fui eu que inventei algas tostadas, e a ideia partiu do fantástico blog 101 cookbooks da Heidi Swanson.

Antes de pôr em prática este prato, tostei uma mistura de algas para saladas, que continha as algas Dulse, Nori e Wakame. Tostei-as no forno durante alguns minutos. Assim que as removi do forno, inspeccionei-as, e apenas me pareceram mais douradas. Decidi provar uns bocadinhos das algas já previamente partidas. Estava com receio que o sabor fosse demasiado forte, a mar, e de não conseguir comer. Mas fiquei imediatamente rendida ao toque crocante destas algas e comi logo uma mão cheia, quase como se fosse um snack. É claro que o sabor é bastante forte para quem não está habituado, e a quantidade de sódio mensurável, mas a textura e o sabor são fantásticos nestes pedacinhos crocantes de vegetais do mar.
Depressa estas algas crocantes se tornaram o meu novo condimento preferido em saladas, pois só alguns flocos são capazes de encher de sabor um prato simples de vegetais mais insípidos.

Voltando à receita que vos trago hoje... Conjuga o sabor característico do arroz selvagem, gengibre, limão, o sabor a mar das algas, a frescura dos coentros, e os amendoins, que ainda contribuem com um toque crocante. Para equilibrar esta explosão de sabores e texturas até juntei o tofu (também o elemento proteico desta refeição vegetariana), que apesar de não ter grande sabor, é capaz de absorver os sabores dos outros elementos, e tem uma textura suave, que contrasta com a textura do arroz selvagem solto, das algas crocantes, e dos amendoins tostados.

Salada de arroz selvagem e algas tostadas
Serve 2 pessoas

2 colheres de sopa das algas nori, dulse ou wakame
250g de tofu
¼ chávena de amendoins tostados
2 colheres de sopa coentros frescos, picados
1 chávena de arroz selvagem cozido

Molho de gengibre e limão
Sumo e raspa (ralada) de 1 limão
1 pedaço de gengibre fresco, do tamanho de 1 polegar, descascado e ralado
1 dente de alho descascado e ralado
1 colher de chá de xarope de arroz (ou outros adoçante líquido)
¼ colher de chá de pimenta de cayenne
3 colheres de sopa de azeite
Uma pitada de sal marinho

Pré-aqueça o forno a 150ºC. Toste as algas cerca de 8-10 minutos, ou até ficarem crocantes. Deixe arrefecer, desfaça-as em pedacinho menores, e reserve.
Escorra o tofu, e corte-o em cubos pequenos. Coza o tofu numa frigideira antiaderente seca em fogo médio-alto durante alguns minutos, até que as faces dos cubos começarem a ficar douradas. Deixe cozinhar mais um ou dois minutos, e mexa com cuidado, até os cubos de tofu ficarem com uma textura firme e dourados nas faces.
Para fazer o molho, misture sumo de limão e as raspas, gengibre, alho, xarope de arroz, azeite, pimenta cayenne e sal num processador de alimentos e triture até o molho ficar completamente homogéneo.
Numa taça grande, envolva os coentros frescos, algas tostadas, amendoins e arroz selvagem com 2 colheres de sopa do molho. Misture bem e adicione o tofu preparado. Envolva tudo, prove, e sirva.

Recipe in English

Wild rice and toasted seaweed salad
Serves 2

2 tablespoons nori, dulse or wakame seaweed
250g tofu
¼ cup peanuts, toasted
2 tablespoons cilantro leaves, chopped
1 cup cooked wild rice

Ginger and lemon sauce
Juice and zest (grated) of 1 lemon
1 thumb-sized piece of Fresh ginger, peeled, and grated
1 garlic clove, peeled and grated
1 teaspoon rice syrup
¼ teaspoon cayenne
3 tablespoons extra-virgin olive oil
A pinch of sea salt

Preheat your oven to 150ºC. Toast the seaweed for 8-10 minutes, or until crisp. Let cool, crumble and set aside.
Drain the tofu, and cut it into small cubes. Cook the tofu in a dry nonstick skillet over medium-high heat for a few minutes, until the pieces are browned. Toss gently once or twice, and continue cooking for another minute or so, until the tofu is firm and golden.
To make the dressing, combine lemon juice and zest, ginger, garlic, rice syrup, olive oil, cayenne pepper, and salt in a food processor and process.
In a large bowl, combine cilantro, toasted seaweed, peanuts and cooked wild rice with 2 tablespoons of the dressing. Mix well and add the cooked tofu. Toss again, taste, and serve.

    • 27 Setembro 2015 / 10:08

      Adoro!!!

    • 27 Setembro 2015 / 15:12

      Adorei, e as cores são lindas, tenho de experimentar.

      Bj
      http://nacozinhacomafilipa.blogspot.pt/

    • Eduarda Neves
      26 Outubro 2015 / 10:00

      Olá Márcia, Fizemos esta receita lá em casa e ficou muito boa! Nunca tinha utilizado algas apesar de já ter comida e foi uma experiência interessante:) xxx Eduarda

    • Joana
      27 Outubro 2015 / 0:10

      Olá, alguém me pode dizer onde encontrar as algas?
      Obrigada

    • Susana
      09 Novembro 2015 / 21:55

      Fizemos cá em casa e ficou delicioso!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Outras Receitas que merecem destaque