Assado de lentilhas e alheira com chalotas

Assado de lentilhas e alheira com chalotas

Pratos principais eacompanhamentosed-amine-

Pratos Principais & Acompanhamento

Assado de lentilhas e alheira com chalotas

Chalotas, Leguminosas, Lentilhas,
Tempo de preparação 45 minutos
Dificuldade
2 Numero de Porções: Pratos principais eacompanhamentosed-amine-Pratos principais eacompanhamentosed-amine-
3
20 Dezembro, 2018
/
0

O natal, mais do que uma época de reunião entre amigos e família, é uma época de compaixão, beneficência, afeto e de muita partilha, incluindo de sabores e até de receitas. É inegável que a comida tem um papel central nas celebrações natalícias. Enquanto única vegetariana da família, levo as minhas preparações e tento dar a conhecer pratos novos e criar uma oportunidade para demonstrar a variedade de sabores da cozinha vegetariana, mas também como forma de evitar preocupações de amigos e familiares com esta opção.

E é possível ter uma mesa na ceia de natal com pratos vegetarianos saborosos, e que aproveitem os sabores da gastronomia nacional. Por exemplo, na sugestão do «Assado de grão-de-bico com crosta de broa» temos o assado, prato que frequentemente associamos ao “centro da refeição”, com sabores mediterrânicos como o alho, azeitonas, alecrim, vinagre balsâmico (…) e a broa de milho; também podemos utilizar ingredientes da época, como a abóbora, as castanhas, as verduras (nabiças, por exemplo), e cogumelos para fazer uma abóbora recheada, e servi-la com um puré de feijão branco. E, por fim, nas sobremesas, para dar cor e sabor a um pão doce, podemos incorporar um pouco de abóbora assada, concentrada, e fazer uma «Rosca de abóbora e chocolate».

Assim, este ano, fiz um assado (servido em ramekins, num formato individual), com uma cobertura de chalotas caramelizadas, e interior húmido, e de sabores tradicionais com alheira vegetariana, cebola, alho, colorau e salsa. As instruções podem parecer extensas à primeira vista, mas, apenas me alonguei na descrição das etapas. Garanto-vos que não demoram muito mais de 45 min a fazer esta receita, com a vantagem de poderem antecipar algumas etapas, antes de levar o ramekin ao forno. Se não gostarem de alheira vegetariana, também podem utilizar outros ingredientes para dar sabor ao assado de lentilhas, cuja indicação vos deixo nas notas.

Por fim, desejo-vos a todos um Natal muito feliz, na companhia dos que amam, e recheado de petiscos deliciosos e com compaixão! 

Assado de lentilhas, alheira e chalota

Rende 2 porções | Tempo de preparação: 45 min| Dificuldade: 2/5

Ingredientes:
Cobertura de chalotas
1 colher de sopa de azeite
125g de chalotas, descascadas e cortadas em metade/quartos
½ colher de chá de pimenta rosa
½ colher de chá de (sementes de) coentros
Uma pitada de sal
¼ chávena (60 mL) de vinho branco

Base do assado
Menos de ½ chávena (80g) de lentilhas castanhas ou verdes
1/2 colher de sopa de azeite
½ cebola, picada
2 dentes de alho, picados
¼ colher de chá de colorau
1 colher de sopa de puré de tomate
½ colher de chá de amido de milho
½ alheira vegetariana (ver nota)
2 colheres de sopa de salsa, picada

Procedimento:
1. Preaqueça o forno a 180 °C.
2. Coloque papel vegetal em 2 ramekins (formas de cerâmica de aproximadamente 10 cm de diâmetro), e pincele com azeite.
3. Lave as lentilhas e coloque as numa panela com bastante água. Coza as lentilhas durante 15 a 20 minutos, até ficarem cozidas, mas sem começarem a desfazer se. Junte o sal, deixe ferver mais um pouco e retire do lume; escorra bem. Esmague metade das lentilhas com o auxílio de um garfo ou uma varinha-mágica, e reserve.
4. Para fazer a cobertura de chalotas: aqueça o azeite numa frigideira antiaderente, e coloque as chalotas, cortadas em quartos. Junte os condimentos, uma pitada de sal, e deixe fritar durante uns 2 min, para caramelizar as faces. Vire cuidadosamente, para fritar as outras faces da chalota – cerca de 4 a 5 min no total. Junte o vinho branco, para “soltar” os sabores da frigideira, e deixe reduzir durante cerca de 2 min. Coloque as chalotas com as faces caramelizadas na base dos ramekins, e reserve.
5. Na mesma frigideira, salteie a cebola no azeite, durante 5 min, até amolecer. Junte o alho e os restantes condimentos, e deixe cozer mais 1 min. Junte a alheira e esmague-a com as costas de uma colher ou espátula para envolver tudo. Retire do lume, e envolva as lentilhas, mexendo até obter uma massa homogénea e coesa.
6. Coloque o preparado de lentilhas e alheira nos ramekins, sobre as chalotas. E pressione a massa, com as costas de uma colher. Se quiser guardar para servir mais tarde, pode refrigerar/congelar este preparado nesta etapa. Se congelar, deve descongelar no frigorífico antes de confecionar.
7. Coloque os ramekins no forno e asse durante 15 min, até a superfície do assado ficar dourada. Depois de retirar do forno, deixe arrefecer 1-2 min, e vire para um prato.

Nota: Caso opte por omitir a alheira vegetariana, substitua por ingredientes que forneçam sabor ao preparado. Sugiro juntar ao refogado 1/2 cenoura pequena e 1/2 pimento picadinhos, um pouco de molho de soja, temperar com sal, e juntar um pouco de pão ralado para ligar. Se gostar, também pode fazer com cogumelos. No desenvolvimento desta receita, foram testadas as alheiras das marcas Eurofumeiro e VegIn, com bons resultados.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Outras Receitas que merecem destaque