Assado de tofu e curgete

Assado de tofu e curgete

Pratos principais eacompanhamentosed-amine-

Pratos Principais & Acompanhamento

Assado de tofu e curgete

Cebola, Curgete, Tofu, Tomate,
Tempo de preparação 60 minutos
Dificuldade
2 Numero de Porções: Pratos principais eacompanhamentosed-amine-Pratos principais eacompanhamentosed-amine-
0
18 Agosto, 2019
/
0

De volta das férias, mas com um tempinho para vos deixar mais uma receita no blog, antes de voltar à rotina!

Desta vez partilho um assado de curgete e tofu. Para fazer este prato, coloquei numa forma, 2 camadas de curgete e tofu fatiados e sobrepostos, cobertas por um molho de tomate com muito sabor, que se deve à adição de algumas especiarias, raspa de limão, e uma quantidade generosa de cebola e salsa. O molho, reduzido e concentrado em sabor, foi bem espalhado sobre as camadas e, levei tudo a assar, durante quase 60 minutos, parcialmente coberto. Durante a confeção, a curgete libertou bastante líquido, contribuindo para que, no final, o assado não ficasse seco e os sabores do molho de tomate se dispersassem.

Tendo em conta a versatilidade da receita, encorajo a ajustarem ao vosso gosto, e a adicionar os legumes que tiverem em casa. O acompanhamento também deixo ao vosso critério, embora um arroz solto, embebido no molho do assado me soe bastante bem…

Assado de tofu e curgete

2 porções | Tempo: 60 min | Dificuldade: 1/5

Ingredientes:
250g (1 bloco pequeno) de tofu
1 cebola, cortada em fatias
1 colher de sopa de azeite
2 dentes de alho, picados
4 tomates maduros, pelados e cortados (ou 1 lata de tomate pelado/picado)
Raspas e sumo de ½ limão (pequeno)
1 colher de chá de cominhos
½ colher de chá de coentros, moídos
Uma pitada de sal e pimenta preta
2 curgetes pequenas, cortadas em fatias
Salsa

Procedimento:
1. Coloque o bloco ou fatias de tofu entre dois panos de cozinha ou folhas de papel absorvente, e disponha um peso por cima (pratos, por exemplo), durante 15 minutos, para absorver o excesso de água. Corte o tofu em fatias e tempere com uma pitada de sal e pimenta preta.
2. Numa frigideira, refogue a cebola no azeite, durante 5 a 7 minutos, até ficar bem macia, mexendo frequentemente. Junte o alho. Reduza o lume e adicione o tomate, raspa e sumo de limão, sal, pimenta e especiarias. Deixe cozer em lume brando até o tomate ficar reduzido a molho, cerca de 15 minutos. (Se o molho de tomate ficar com pouco líquido, não há problema, pois a curgete vai libertar bastante água durante a confeção). Reserve 2/3 deste molho.
3. Espalhe 1/3 do molho de tomate numa forma, e coloque a curgete e o tofu fatiados, intercalados. Junte uma pitada de sal e pimenta preta. Espalhe uma parte do molho de cebola e tomate sobre a camada de curgete, e coloque outra camada de curgete e tofu sobre o molho. Finalize com uma última camada de molho. Cubra a forma com alumínio e leve ao forno durante cerca de 45 minutos a 180 °C. Retire a folha de alumínio e deixe assar mais 15 minutos. Guarneça com salsa picada e sirva!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Outras Receitas que merecem destaque