Assado de grão-de-bico com crosta de broa

Assado de grão-de-bico com crosta de broa

Pratos principais eacompanhamentosed-amine-

Pratos Principais & Acompanhamento

Assado de grão-de-bico com crosta de broa

Alecrim, Azeitonas, Batata, Broa, Cogumelos, Grão-de-bico, Leguminosas, Pimento, Tomate,
Tempo de preparação 75 minutos
Dificuldade
3 Numero de Porções: Pratos principais eacompanhamentosed-amine-Pratos principais eacompanhamentosed-amine-Pratos principais eacompanhamentosed-amine-
9
15 Dezembro, 2017
/
2

Com as festividades natalícias a aproximarem-se, revi a lista de receitas aqui sugeridas para a quadra, e constatei que estavam a faltar receitas menos exigente em termos de tempo, e com ingredientes mais práticos. Assim, a sugestão hoje partilhada, embora pareça ter uma lista de ingredientes extensa, é de uma preparação realmente simples e cujos ingredientes vos são bem conhecidos.

A receita é composta essencialmente por dois passos. Na primeira etapa, são assadas as batatas e os cogumelos juntamente com alguns ingredientes fornecedores de sabor como a cebola, o alho, o vinagre balsâmico, as azeitonas, e ervas aromáticas como o alecrim e o tomilho. Posteriormente, às batatas e cogumelos tenros, são adicionados o tomate picado e o grão-de-bico cozido. O tomate dá algum molho ao assado, para não ficar muito seco, e sabor. Por fim, o assado é apenas coberto de uma crosta de broa, e levado ao forno até esta dourar. Nada de complexo como poderão verificar e, com o tempo que ganham no forno, enquanto os cogumelos assam e ficam macios e, posteriormente, enquanto a broa tosta, podem ir preparando as sobremesas! ?

Nos próximos dias, ainda antes das festividades, vou partilhar convosco uma receita para oferecer como prenda de natal, e vou deixar-vos um passatempo em que poderão ganhar uma das duas cópias do livro «Receitas com Paixão» entre outras prendinhas! Estejam atentos!

Assado de grão-de-bico com crosta de broa

Serve: 2-3 porções | Tempo: 75 min| Dificuldade: 2/5

1 cebola roxa, cortada em fatias
4 dentes de alho, picados
10 azeitonas, descaroçadas e picadas
200g de batata branca muito pequena, cortada em quartos
250g de cogumelos marron, cortados em metades ou quartos
½ pimento vermelho, cortado em tiras
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de vinagre balsâmico
1 colher de chá de alecrim picado
1 colher de chá de tomilho seco
1 lata de tomate pelado picado
1 lata pequena (260g) de grão-de-bico, escorrido
2 colheres de sopa de salsa fresca, picada
Sal e pimenta preta a gosto

Crosta de broa
200g de broa de milho, desfeita
2 colheres de sopa de azeite
1 dente de alho, picado
2 colheres de sopa de salsa, picada
Pimenta preta a gosto

Procedimento:
1. Coloque numa assadeira: a cebola, o alho, as azeitonas, a batata, os cogumelos, o pimento e envolva o azeite, o vinagre balsâmico, o alecrim, o tomilho, o sal e uma pitada generosa de pimenta preta acabada de moer. Envolva tudo e leve ao forno preaquecido a 180 °C durante cerca de 35 a 40 min.
2. Entretanto, prepare a crosta de broa: envolva numa taça a broa desfeita, o azeite, a salsa picada o dente de alho picada e uma pitada generosa de pimenta preta.
3. Após cerca de 40 min, quando os vegetais do forno começarem a dourar e a ficar mais tenros, retire a assadeira do forno, e junte o tomate pelado, o grão-de-bico e a salsa. Envolva bem o tomate e os seus sucos nos vegetais assados, e cubra o assado com a crosta de broa. Leve novamente ao forno durante cerca de 30 minutos, até a crosta de broa dourar.

    • Clara Martins
      19 Dezembro 2017 / 20:44

      Deve ser uma delícia! Vou fazer para a ceia! Depois mando feedback? Gosto muito das suas receitas, obrigada pela partilha Feliz Natal

    • Inês
      21 Dezembro 2017 / 21:06

      Vou fazer para a ceia de natal 🙂 Obrigada pela inspiração em todas as receitas que partilha! São simplesmente diiiivvvvviiiinnnaaiisssss! Boas Festas!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Outras Receitas que merecem destaque