Aveia no Forno com Maçã e Quinoa

Aveia no Forno com Maçã e Quinoa

PequenoAlmoçoed-amine-

Pequeno-almoço

Aveia no Forno com Maçã e Quinoa

Aveia, Canela, Maçã, Manteiga de amêndoa, Quinoa, Romã, Sementes de linhaça,
Dificuldade
0
25 Outubro, 2015
/
3

O meu último ano de licenciatura explica a ausência de publicações novas no último mês. Espero que, no entanto, não se tenham esquecido deste pequeno blog de receitas.
Não tenho mantido a ideias organizadas como acontecia outrora, mas achei que estava na altura de partilhar uma receita de pequeno-almoço. E, quando já se faz sentir a diminuição das temperaturas, e o tempo lá fora já não é convidativo, acho que ligar o forno para fazer este pequeno-almoço para a família toda nem parece ser assim tão má ideia.

Lembram-se da receita de aveia no forno com nozes, maçã e pêra? A receita que vos partilho hoje foi precisamente inspirada nessa, e, nesta versão actualizada, juntei quinoa cozida (que pode ser substituída por qualquer outro cereal), manteiga de amêndoa para um interior mais rico e guloso, e deixei os "xaropes" de lado. Juntei também puré de maçã, e acredito que a doçura da fruta seja suficiente para esta receita de pequeno-almoço, mas ajustem ao vosso gosto.
Também gosto de cobrir estas papas no forno com frutos gordos e fatias de fruta, para realçar outros sabores e texturas, porque senão este “assado” não passava de mais umas papas comuns. Os frutos gordos, assim, ficam crocantes, e com um sabor mais intenso. A fruta, no topo desta papa, carameliza e deixa passar os seus sucos para as papas. E podem usar outras frutas no lugar da maçã, como banana, cortada em fatias, ou frutos silvestres, dispersos entre esta massa, tingindo a aveia com as suas cores vivas. Ou, para uma versão mais Outonal, podem também juntar frutas da estação como pêra ou dióspiro-maçã, entre tantas outras.
Por fim, também juntei canela (1 colher de chá), mas podem experimentar juntar mais especiarias como gengibre, cravinho ou uma pitada de noz-moscada ou anis, para um pequeno-almoço ainda mais reconfortante.

Aveia no forno com quinoa e maçã
Serve 4-6

1 chávena de flocos de aveia
2 chávenas de quinoa cozida
3 colheres de sopa de sementes de linhaça moídas + ½ chávena de água
½ chávena de purê de maçã (equivale a aproximadamente 1 maçã grande, cozida e triturada)
1 chávena de bebida de amêndoa, soja ou outra, sem açúcar
¼ chávena de manteiga de amêndoa
1 colher de chá de extracto de baunilha (opcional)
1 colher de chá de canela

Para o topping : ¼ chávena de amêndoas ou avelãs picadas, e algumas fatias de maçã

Pré-aqueça o forno a 170ºC .
(Se você não tiver quinoa cozida, aqueça numa panela pequena cerca de pouco menos de 1 chávena (70g) de quinoa, com 2 chávenas de água e uma pitada de sal. Assim que começar a ferver, reduza o lume, e deixe cozinhar mais 10-15 minutos).
Numa taça grande, misture as sementes de linhaça e a água, deixe repousar cerca de 10 minutos. Junte a quinoa cozida, a aveia, o puré de maçã, a bebida/leite, a manteiga de amêndoa, a canela e a baunilha. Misture tudo, e ajuste a doçura/sabor a gosto.
Coloque a massa numa forma, e alise a parte superior. Cubra com fatias de maçã e algumas amêndoas e avelãs picadas.
Leve ao forno durante cerca de 25-30 minutos. Retire do forno assim que a massa estiver consistente, e o topping crocante, e deixe arrefecer uns 5 minutos. Sirva a aveia “assada” com umas colheres de iogurte e fruta da época.

Recipe in English

Apple and quinoa baked oatmeal
Serves 4-6

1 cup rolled oats
2 cups cooked quinoa
3 tablespoons ground flax seed & ½ cup water
½ cup applesauce
1 cup unsweetened non-dairy milk
¼ cup almond butter
1 teaspoon vanilla extract (optional)
1 teaspoon cinnamon

Topping: ¼ cup chopped almonds and hazelnuts, and a few apple slices

Preheat the oven to 170ºC.
If you don't have some cooked quinoa laying around, cook up a batch (a little under a cup of dry quinoa + 2 cups of water + dash of salt).
Combine the ground flaxseed with water and letting it sit for 10 minutes. Add in the cooked quinoa, oats, applesauce, non-dairy milk, almond butter and spices. Stir to combine everything, and adjust spices to taste.
Spoon the oatmeal mixture into the prepared casserole dish and smooth out the top. Top with apple slices and some chopped almonds and hazelnuts.
Bake for 25-30 minutes. Remove the dish from the oven, and cool for 5 minutes or so. Serve the baked quinoa oatmeal with some yogurt and seasonal fruit.

    • sandra barroso
      26 Outubro 2015 / 16:40

      Boa tarde,

      gostaria de saber se esta receita dá para fazer de véspera e aquecer no dia. Eu sou um bocadinho má para me levantar de manhã, mas esta receita parece-me perfeita…..

      Obrigada

    • Raquel Bellani
      26 Outubro 2015 / 18:07

      Olá Márcia!
      Quero parabenizá-la pelo trabalho belo e primoroso: seu blog é um encanto. Você tem me inspirado muito! Os posts trazem receitas deliciosas, saudáveis, criativas e refletem seu amor e respeito à Natureza.

      beijo
      Raquel – São Paulo

    • Raquel Bellani
      26 Outubro 2015 / 18:07

      Olá Márcia!
      Quero parabenizá-la pelo trabalho belo e primoroso: seu blog é um encanto. Você tem me inspirado muito! Os posts trazem receitas deliciosas, saudáveis, criativas e refletem seu amor e respeito à Natureza.

      beijo
      Raquel – São Paulo

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Outras Receitas que merecem destaque