
Batata-doce no forno com maionese de alho
Aperitivos & snacks
Batata-doce no forno com maionese de alho
Durante a semana raramente tenho muito tempo para cozinhar, e subsisto de refeições rápidas e simples. Mas ao fim-de-semana gosto de caprichar um bocadinho e fazer algo diferente e mais apetecível. Mas guloso também pode significar saudável, e estas batatas são a prova disso!
Cortadas fininhas, as batatas, ou outros vegetais, ficam crocantes no forno a elevadas temperaturas (tendo cuidado para não os queimar claro…). Aproveitem e juntem especiarias a gosto, sendo que quando uso batata-doce não resisto em juntar colorau, orégãos, uma pitada de sal e pimenta preta, para um sabor mais elaborado.
A acompanhar estas batatas, ia fazer uns hambúrgueres de feijão preto, mas recriei esta salada de feijão preto com manga e abacate, e tornou-se uma refeição ainda mais simples e rápida, possível de ser feita durante a semana.
Também acompanhei com maionese de alho, que é conseguida a partir de cajus (e nada tem a ver com a receita original, conseguida a partir de uma emulsão de gordura com a lecitina dos ovos). Esta versão também não tem gorduras adicionadas, mas ainda assim permite-nos obter um molho cremoso. Apenas recomendo que utilizem um bom processador de alimentos/liquidificador/máquina de cozinha para obter um molho com uma boa consistência.
Batata-doce no forno
1 batata-doce, bem limpa
1 colher de sopa de azeite
1/2 colher de chá de alho em pó
1/2 colher de chá de colorau ou paprika
1/2 colher de chá de orégãos secos
Uma pitada de sal e pimenta preta
Procedimento:
1. Preaqueça o forno a 210ºC.
2. Corte a batata-doce em palitos finos. Coloque os palitos numa forma com papel vegetal, e junte o azeite e temperos, envolvendo tudo. Coloque os palitos numa camada única para garantir que estes fiquem crocantes. Leve ao forno e asse uns 10 minutos, vire-os, e leve novamente ao forno pelo menos mais 10 minutos, até as batatas ficarem bem douradas e crocantes por fora. Retire do forno e sirva com o seu molho favorito, ou a sugestão descrita abaixo.
Maionese de alho (vegan)
1/2 chávena (60g) de cajus neutros, demolhados pelo menos 4 horas
1/2 colher de sopa de mostarda dijon
4 colheres de sopa de água
1 colher de sopa de vinagre de cidra
Sumo de meio limão pequeno
1 dente de alho
Uma pitada de sal e pimenta preta
Procedimento:
1. Coloque todos os ingredientes no liquidificador ou processador de alimentos, e triture até o molho ficar bem cremoso. Ajuste os temperos a gosto, e, se necessário, adicione mais água.
Recipe in English
Sweet potato oven fries
1 large sweet potatoes, scrubbed clean
1 tablespoon olive oil
1/2 teaspoon garlic powder
1/2 teaspoon smoked paprika
1/2 teaspoon dried oregano
A pinch of salt and black pepper
Preheat oven to 210ºC.
Cut sweet potatoes into thin, even match sticks. Transfer to a baking sheet, drizzle with olive oil, sprinkle with seasonings, and toss. Arrange in a single layer to ensure they crisp up. Bake for 10 minutes and flip/stir to cook on the other side. Bake for more 10 minutes, or until brown and crispy.
Remove from oven and serve with your favorite dip or sauce.
Garlic mayo (vegan)
1/2 cup (60g) cashews, soaked at least 4 hours
1/2 tablespoon dijon mustard
4 tablespoons water
1 tablespoon apple cider vinegar
Juice of half a small lemon
1 garlic clove
Pinch of salt and black pepper
Place soaked cashews, water and seasonings in your food processor, and blend until you achieve a creamy sauce. Adjust the seasonings to taste. If necessary, add more water.
Outras Receitas que merecem destaque

Batido de framboesa e meloa

Mousse de chocolate, vegan

Eu costumo fazer batatas doces assim no forno e acompanho com um molho de iogurte com limão e ervas. Fica delicioso. É um daqueles pratos “de conforto” mas em bom 🙂
Mas as minhas batatas doces demoram sempre imenso a cozinhar… em torno de uma hora.
A maionese tem mesmo bom aspeto :p posso trocar o vinagre de cidra por vinagre de vinho ? Achas que faz muita diferença ?
Olá Ana. Podes juntar mais sumo de limão 🙂
Onde compra a batata doce assim laranjinha? Nunca encontro 🙁
Compro num supermercado local… Mas recentemente vi à venda no Continente assim laranjinhas! Em alguns hipermercados já não há apenas das amarelas. 🙂
Olá. Será que posso fazer mais quantidade de maionese e guardá-la no frigorifico?
Obrigada
Sim, pode guardar no frigorífico até 1 semana depois de feita.