Beringela à Parmigiana (Parmigiana di melanzane)

Beringela à Parmigiana (Parmigiana di melanzane)

Pratos principais eacompanhamentosed-amine-

Pratos Principais & Acompanhamento

Beringela à Parmigiana (Parmigiana di melanzane)

Beringela, Manjericão, Tomate,
Tempo de preparação 60 minutos
Dificuldade
3 Numero de Porções: Pratos principais eacompanhamentosed-amine-Pratos principais eacompanhamentosed-amine-Pratos principais eacompanhamentosed-amine-
1
31 Agosto, 2023
/
0

Estes dias mais calmos de agosto são de descanso mas, para mim, também representam uma oportunidade para o lazer, para fazer o que gostamos: devolver algum tempo à procura de receitas, e preparar refeições sem pensar no tempo que vão levar, na complexidade, ou quantas marmitas rendem; voltar a sentir entusiasmo em transformar os alimentos simples em refeições saborosas.
Como o prato que partilho hoje, um clássico e, para mim, uma verdadeira comida de conforto – que consola qualquer lembrança de que o regresso à rotina está para muito breve -, mas que também reflete a riqueza desta estação. 🍆🍅
Refiro-me à beringela à parmigiana (parmigiana di melanzane), prato em que este legume é servido em camadas intercaladas de molho de tomate, queijo e ervas aromáticas, responsáveis por sabor às fatias suculentas de beringela (tipicamente) frita. Na execução, é importante uma boa preparação da beringela, para remover o excesso de água, e concentrar mais o sabor do prato. Opto por grelhar ou assar a beringela, mas compreendo quem as frite pelo sabor ou rigor face à preparação tradicional (só julgo quem pana a beringela em pão ralado, porque não compreendo o conceito de cobrir algo panado em molho de tomate 😊).
Deixo-vos a receita, e espero que também tenham um bom regresso às rotinas.

Beringela à Parmigiana (Parmigiana di melanzane)
2-3 porções | 60 min | Dificuldade: 1/5

Ingredientes:
2 beringelas (600-700 g)
1 colher de sopa de azeite
Sal e pimenta preta q.b.

Molho de tomate
½ colher de sopa de azeite
½ cebola, picada
2 dentes de alho, picados
2-3 tomates grandes maduros (600 g) ou, 1 lata (400 g) de tomate triturado
½ colher de chá de orégãos
Sal e pimenta preta q.b.

Cerca de 10 folhas de manjericão, cortadas finamente
125 g de queijo, ou a alternativa de base vegetal, para derreter

Procedimento:
1. Corte as beringelas em fatias finas. Coloque-as numa taça, e tempere com azeite, sal e pimenta preta; misture para envolver os condimentos na beringela. Grelhe as fatias de beringela durante cerca de 2-3 min em cada face ou, disponha as fatias da beringela numa grelha do forno (ou num tabuleiro revestido com papel vegetal) e asse durante cerca de 20 minutos a 180°C, até a beringela ficar dourada e macia. Reserve.
2. Numa frigideira antiaderente, aqueça o azeite, e salteie a cebola cerca de 5 minutos, até ficar translúcida. Se necessário, adicione um pouco de água. Junte o alho, o tomate, os orégãos e os restantes condimentos; leve à fervura. Deixe cozer em lume brando durante 15 minutos, até o molho espessar.
3. Numa forma, espalhe 1-2 conchas do molho de tomate no fundo; cubra com as fatias de beringela (cerca de 1/3 da beringela grelhada), seguidas de molho de tomate, queijo e manjericão. Repita o procedimento até perfazer 3 camadas de beringela.
4. Leve ao forno a 180 °C durante 25 min ou, até o assado dourar, e o recheio começar a ferver.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Outras Receitas que merecem destaque