Beringela assada com salada de cuscuz e grão-de-bico

Beringela assada com salada de cuscuz e grão-de-bico

Pratos principais eacompanhamentosed-amine-

Pratos Principais & Acompanhamento

Beringela assada com salada de cuscuz e grão-de-bico

Beringela, Cominhos, Cuscuz, Grão-de-bico, Hortelã, Pimento, Tomate,
Tempo de preparação 45 minutos
Dificuldade
4 Numero de Porções: Pratos principais eacompanhamentosed-amine-Pratos principais eacompanhamentosed-amine-Pratos principais eacompanhamentosed-amine-Pratos principais eacompanhamentosed-amine-
9
23 Agosto, 2018
/
2

Esta publicação chega com algum atraso, mas é por bons motivos pois, durante este interregno, tive as minhas provas de habilitação profissional à Ordem dos Nutricionistas, e fui aprovada! Ou seja, já sou nutricionista! 😊

Mas, voltando à receita desta publicação, esta semana partilho-vos beringela assada com pimento, tomate e cebola servida com uma salada simples de cuscuz e grão-de-bico.
Para fazer o assado, preparei os vegetais, cortando a beringela em cubos maiores, para dar mais destaque a este legume no assado, e o pimento e tomate em porções menores. Adicionei também alguns condimentos, e envolvi tudo. Depois, foi só levar ao forno durante pouco mais de meia hora, e o assado estava pronto: a beringela estava deliciosamente dourada no seu exterior, e de interior macio e suculento, e o tomate durante a confeção libertou os seus sucos originando um molho de assado rico, que concentrava o sabor dos legumes, e dos condimentos adicionados.

Para acompanhar o assado e absorver os sucos apetitosos, enquanto os legumes assavam, preparei uma salada de cuscuz. Para lhe dar mais sabor, salteei cebola finamente picada juntamente com algumas especiarias e uma folha de louro, para fazer um refogado aromático. Depois, segui o procedimento habitual para fazer o cuscuz: juntei água ao refogado e, mal começou a ferver, retirei do lume, envolvi o cuscuz seco, e tapei durante alguns minutos para absorver o caldo. Por fim, depois do cuscuz estar pronto, mexi com um garfo, para ficar fofo e juntei as ervas aromáticas frescas picadinhas e o grão-de-bico previamente cozido.

Beringela assada com salada de cuscuz e grão-de-bico

4 porções | Tempo de preparação: 45 min | Dificuldade: 1/5

Beringela assada com tomate e pimento
1 beringela grande (~400 g) ou 2 pequenas
Sal a gosto
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de vinagre balsâmico
½ colher de chá de paprika ou colorau
½ colher de chá de cominhos moídos
2 dentes de alho, picado
Pimenta preta a gosto
125 g de tomate-cereja, cortado em metades ou quartos
2 tomates xuxa, maduros, cortado em cubos médios
1 pimento vermelho ou amarelo, cortado em fatias
½ cebola roxa, cortada em fatias

Salada de cuscuz e grão-de-bico
100 g de cuscuz, cru
1 chalota, ou ¼ cebola, picada
1 dente de alho, picado
¼ colher de chá de cominhos moídos
¼ colher de chá de coentros moídos
½ colher de chá de paprika ou colorau
100 mL de água
Raspa e sumo de ½ limão
2 colheres de sopa de hortelã, picada
2 colheres de sopa de coentros (ou salsa), picados
2 latas pequenas (2×260 g) de grão-de-bico cozido

Procedimento:
1. Preaqueça o forno a 200 °C.
2. Corte a beringela em cubos grandes (~3-4 cm de lado), coloque numa taça, e tempere com uma pitada de sal. Entretanto, prepare a marinada, envolvendo o azeite, vinagre, paprika ou colorau, cominhos e o alho. Remova a água que possa ter sido libertada da beringela, e envolva a marinada, o tomate, o pimento e a cebola. Espalhe os legumes numa forma, e leve ao forno durante cerca de 35 min a 200 °C, mexendo os legumes pelo menos uma vez durante a confeção. Reserve.
3. Aqueça o azeite numa panela pequena e junte a chalota/cebola e o alho picados. Salteie durante cerca de 3 min até a cebola ficar macia e translúcida. Junte as especiarias, uma pitada de sal e deixe libertar os aromas. Junte a água e leve à fervura. Assim que começar a ferver, retire do lume, envolva o cuscuz e tape a panela. Deixe o cuscuz absorver o caldo durante cerca de 5 minutos, mexa com um garfo para ficar fofo e solto. Envolva a raspa e o sumo de limão, a hortelã, os coentros (ou salsa), e o grão-de-bico cozido. Ajuste os condimentos a gosto, e sirva o cuscuz com a beringela assada, guarnecida com mais ervas aromáticas picadas, a gosto.

    • Maria Luísa L Lima Castro
      08 Outubro 2018 / 14:55

      Parabéns pelo grau obtido.
      Obrigada por partilhar connosco receitas tão versáteis e saborosas.
      Adorei a receita, além de muito nutritiva parece fácil de fazer. Farei hoje para o meu jantar.
      Continue a dar-nos coisas boas. Felicidades 🙂

    • Joana Pontes
      12 Outubro 2018 / 15:51

      Cara Marcia, deixei de receber as receitas no meu e-mail é não percebo porquê. Pode ajudar-me? Sempre as recebi e gosto muito de experimentar as suas propostas.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Outras Receitas que merecem destaque