Beringela recheada com grão-de-bico

Beringela recheada com grão-de-bico

Pratos principais eacompanhamentosed-amine-

Pratos Principais & Acompanhamento

Beringela recheada com grão-de-bico

Azeitona, Beringela, Bulgur, Grão-de-bico, Leguminosas, Tofu, Tomate, Tomate-cereja,
Tempo de preparação 45 minutos
Dificuldade
3 Numero de Porções: Pratos principais eacompanhamentosed-amine-Pratos principais eacompanhamentosed-amine-Pratos principais eacompanhamentosed-amine-
4
13 Setembro, 2020
/
0

Lembram-se da receita do Molho de Beringela e Tomate que partilhei por aqui?
Depois de retirar uma parte da polpa da beringela assada para fazer o molho, aproveitei a pele para rechear com um estufado de tomate, grão-de-bico, pedacinhos de pimento vermelho, e azeitona. Juntei também uma parte da polpa da beringela assada, picadinha, e também salsa, e alguns condimentos (colorau, coentros moídos e pimenta, que poderão ajustar a gosto, mas cujos sabores tentei realçar, considerando que a adição da beringela poderia diluir algum sabor, e poderia sentir a necessidade de compensar no sal). Deixei cozer o estufado até o molho começar a espessar, recheei as beringelas e, finalmente, levei ao forno alguns minutos, só para dourar.

Beringela recheada com grão-de-bico

3 porções | 45 min | Dificuldade: 1/5

Ingredientes:
1 beringela grande ou 2 unidades pequenas
1/2 colher de sopa de azeite
1 cebola, picada
1/2 pimento vermelho pequeno, cortado em cubos
6 azeitonas, descaroçadas e picadas
1 folha de louro
1 tomate maduro, descascado e cortado em cubos (ou, 1/2 lata, 200 g, de tomate triturado
1 colher de chá de colorau
1/2 colher de chá de paprika fumada (opcional)
1/2 colher de chá de cominhos
<1/4 colher de chá de pimenta preta
<1/4 colher de chá de piripiri
1 lata pequena (260 g) de grão-de-bico cozido, escorrido
Salsa fresca picada
Sal q.b.

Procedimento:
1. Corte longitudinalmente as beringelas a meio, e faça algumas incisões nas faces cortadas, para encorajar o cozimento mais rápido. Tempere com uma pitada de sal e leve ao forno a 180 °C durante 45 min. Assim que o interior da beringela ficar macio, retire-o com uma colher, e pique grosseiramente com uma faca, se necessário. Reserve a restante “pele” da beringela e o interior picado.
2. Enquanto a beringela assa, adiante o recheio: refogue numa panela pequena a cebola, o pimento, as azeitonas, e o louro durante alguns minutos, até a cebola ficar translúcida. Junte o tomate e as especiarias, e deixe cozer durante pelo menos 10 min, até reduzir. Adicione água conforme necessário. Junte o grão-de-bico, o interior da beringela picado, e leve novamente à fervura. Junte por fim o sal e ajuste os condimentos a gosto.
3. Recheie a beringela com o estufado (é possível que sobre uma parte), guarneça com mais salsa fresca picada e leve ao forno a 180 °C durante 15 min, até dourar.

Para fazer a salada de Bulgur com “feta” de tofu e tomate: utilizei a receita do “feta” de tofu (ou seja, tofu (1/2 bloco, 125 g) marinado em azeite, alecrim, alho esmagado, pimenta e um ácido, como o vinagre), e esmaguei-o em pedacinhos. Cozi 40 g de bulgur (podem utilizar outro cereal) com 120 mL de água durante menos de 10 min, tapei e reservei. Por fim, cortei em metades cerca de 250 – 300 g de tomate cereja e coloquei numa taça juntamente com 1/4 cebola roxa picada, o bulgur, o tofu e manjericão fresco picado. Juntei um pouco da marinada do tofu para temperar e dar mais sabor à salada. Esta quantidade de receita rendeu-me 3 porções para acompanhar a beringela recheada.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Outras Receitas que merecem destaque