Bolinhos de couve e alho-francês

Bolinhos de couve e alho-francês

Pratos principais eacompanhamentosed-amine-

Pratos Principais & Acompanhamento

Bolinhos de couve e alho-francês

Alho-francês, Couve Galega, Farinha de grão-de-bico, Salsa,
Dificuldade
3
3 Março, 2022
/
0

Para acompanhar um bom arroz malandro, desta vez deixo-vos esta receita de bolinhos de couve e alho-francês feitos com farinha de grão-de-bico.
Feita a partir do grão seco moído, a farinha de grão-de-bico tem um ligeiro sabor a frutos secos, e uma distinta tonalidade dourada. Trata-se de mais uma forma de consumir leguminosas, sendo possível, a partir deste ingrediente versátil, fazer crepes finos, “panquecas” ou queques recheados de legumes, ou massas que combinam farinha de grão-de-bico, água, azeite e sal, conhecidas como socca em França, ou farinata, na Itália.

Nesta receita, utilizei o alho-francês, que dá um sabor agradável a esta farinha de sabor suave, e a couve, para vos deixar mais uma receita com hortaliças a propósito da última publicação. Mas, poderão utilizar outros legumes no recheio.
E, fazer estes bolinhos não poderia ser mais simples: cozi no micro-ondas os legumes durante ~1 min, até amolecerem e, envolvi na massa, juntamente com uma quantidade generosa de salsa e alguns ingredientes para favorecer a textura dos bolinhos.
Desse lado, gostam de farinha de grão-de-bico? Em que receitas costumam aplicar?

Bolinhos de Couve-galega e Alho-francês

Rende cerca de 10 a 12 bolinhos (4 porções) | 30 min | Dificuldade: 1/5

Ingredientes:
1 chávena de couve-Galega (50 g) cortada finamente
1 alho-francês pequeno (165 g), cortado finamente
160 g farinha de grão-de-bico
1 colher de chá de fermento químico
1 colher de sopa de sementes de linhaça moídas
200 mL de água
½ molho de salsa, picada
Sal e pimenta preta q.b.

Procedimento:
1. Coloque a couve e o alho-francês cortados em tiras finas numa taça, e leve ao micro-ondas para cozer durante cerca de 60 a 90 segundos, até perderem alguma humidade, e ficarem macios. 2. Numa taça, junte a farinha de grão-de-bico, o fermento, as sementes de linhaça, e a água. Mexa até obter uma massa sem grumos. Junte os legumes, a salsa picada, e uma pitada de sal e pimenta preta.
3. Numa frigideira antiaderente, aqueça em lume médio ½ colher de sopa de azeite e passe um guardanapo para revestir toda a superfície da frigideira. Assim que a frigideira estiver quente, coloque pequenas porções de massa e, se necessário, achate-as com recurso a uma espátula. Com a frigideira tapada (para promover o cozimento do interior do bolinho com o vapor), frite durante 2 minutos, até dourar. Vire o bolinho, e deixe cozer mais 2 minutos. Transfira para um prato e repita o procedimento com a restante massa.

Valor Nutricional Estimado, por porção: 162 kcal | Proteínas (g): 9,0 | Lípidos (g): 3,7 | Hidratos de carbono (g): 22,9 | Fibra (g): 6,8

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado.

Outras Receitas que merecem destaque