Bolo de café e nozes com caramelo salgado de expresso

Bolo de café e nozes com caramelo salgado de expresso

sobremesased-amine-

Sobremesas & doces

Bolo de café e nozes com caramelo salgado de expresso

Café, Nozes,
Tempo de preparação 60 minutos
Dificuldade
12 Numero de Porções: 12x sobremesased-amine-
6
13 Outubro, 2018
/
5

Como raramente faço sobremesas, procuro sempre incluir algum tipo de desafio culinário em cada experiência: uma técnica culinária por experimentar, a incorporação de um novo sabor para reinventar um clássico, uma desconstrução ou uma forma de apresentação inovadora… Há cerca de 1 mês, tinha um bom pretexto para fazer uma sobremesa – o meu aniversário! E, desta vez, propus-me a fazer um bolo com um molho de caramelo salgado porque, curiosamente, nunca tinha experimentado fazer o clássico molho de caramelo em casa.

Comecei por fazer a massa do bolo, que ficou com uma textura macia e fofa, e muito rica em sabor pela adição de uma quantidade generosa de canela, e café. Como imaginei que nem todos os leitores da página quisessem fazer o molho de caramelo, procurei enaltecer a própria massa do bolo, para que não precisasse de ser servida com mais nenhum molho. Assim, antes de levar a massa ao forno, salpiquei algumas nozes picadas misturadas com um pouco de açúcar mascavado. O bolo acabou por desenvolver uma crosta muito dourada, crocante e saborosa, que acabou por intensificar o sabor a café e a especiarias da massa.

Por fim, fiz o molho de caramelo, ao qual juntei um pouco de café expresso arrefecido e, creme de coco, para espessar e ficar mais cremoso. Salpiquei um pouco do molho no bolo antes de servir e, depois, acompanhei cada fatia com o molho, para que cada provador saboreasse a massa do bolo, macia, muito tenra e fofa, com o molho, viscoso, e de sabor intenso a caramelo e café.

Se experimentarem fazer esta receita, caso sobre algum molho de caramelo, podem utilizá-lo para guarnecer uma taça de gelado com fatias de banana e pedacinhos de noz, ou uma fatia de brownie. Torna qualquer sobremesa um pouco mais indulgente, e sem grande esforço.

Bolo de café e nozes com molho de caramelo salgado e expresso

12 porções | Tempo de preparação: 60 min | Dificuldade: 2/5

Ingredientes:
Bolo
2 chávenas (280 g) de farinha de trigo T55 – pode substituir ¼ da farinha por farinha de trigo integral
¾ chávena + 2 colheres de sopa (175 g) de açúcar
1 colher de chá de canela
1 e ¼ colheres de chá de fermento químico (baking powder)
½ colher de chá de bicarbonato de sódio (baking soda)
¼ colher de chá de sal
6 colheres de sopa (85 g) de óleo
1 e ¼ chávenas (300 mL) de bebida vegetal
4 colheres de chá de café instantâneo dissolvidos em 2 colheres de sopa de água a ferver
4 colheres de chá de sumo de limão

Cobertura (opcional)
¼ chávena (30 g) de nozes picadas
1 colher de sopa (7 g) de açúcar mascavado escuro
½ colher de chá de canela

Procedimento:
1. Preaqueça o forno a 180°C. Como o topo da massa é coberto pelas nozes picadas, para facilitar a sua remoção da forma e evitar ter de o virar 2 vezes, utilize uma forma de fundo amovível (untada e enfarinhada), ou, uma forma circular ou quadrada comum de 20 cm de diâmetro, revestida com papel vegetal.
2. Numa taça, misture os ingredientes da cobertura. Reserve.
3. Numa taça larga, misture a farinha, o açúcar, a canela, o fermento químico, o bicarbonato de sódio e o sal. Noutra taça, misture o óleo, a bebida vegetal e o café dissolvido. Envolva a mistura líquida no preparado seco. Envolva o sumo de limão e, rapidamente, verta a massa numa forma revestida ou untada. Espalhe uniformemente a mistura das nozes pela superfície da massa.
4. Leve ao forno durante cerca de 30 minutos, ou até picar o bolo com um palito e este sair limpo. Entretanto, adiante o caramelo salgado.
5. Depois de retirar o bolo do forno, deixe arrefecer cerca de 5 a 10 minutos à temperatura ambiente antes de o remover da forma. Transfira o bolo para um prato, e sirva acompanhado do caramelo salgado de expresso.

 

Molho de caramelo salgado e expresso (opcional)

Inspirado na receita da pág 239 do livro «Mildreds Vegan Cookbook» da autoria dos Chefs Daniel Acevedo e Sarah Wasserman

Ingredientes:
½ chávena (100 g) de açúcar
4 colheres de sopa (60 mL) de água
400 mL de leite de coco, refrigerado durante a noite
2 colheres de sopa de café expresso, arrefecido
½ colher de chá de sal marinho

Procedimento:
1. Coloque o açúcar e a água numa panela pequena. Leve à fervura e deixe cozer durante 5 a 10 minutos, até começar a caramelizar, e apresentar uma cor laranja dourado (caramelo).
2. Enquanto o açúcar coze, retire a camada sólida de creme de coco da lata. Reserve.
3. Assim que o caramelo estiver formado (atenção para não deixar cozer em demasia), retire do lume e, cuidadosamente, junte o expresso e mexa até o caramelo deixar de borbulhar. Leve novamente ao lume, e junte o creme de coco e o sal. Mexa durante alguns minutos até obter um molho homogéneo e cremoso, sem pedaços de açúcar ou creme de coco visíveis.
4. Deixe o caramelo arrefecer, e sirva-o morno.
5. O molho também pode ser armazenado no frigorífico, e consumido até ao fim de 1 semana. Antes de servir, aqueça-o ligeiramente numa panela pequena ou no micro-ondas.

 

Variações:

Bolo de maçã e nozes com caramelo salgado: Omita o café no passo 3. No passo 3, antes de juntar a cobertura de nozes à massa, espalhe 1 maçã grande (ou 2 pequenas) descaroçadas e cortadas em cubos. Cubra a maçã com a mistura das nozes, e continue a receita tal como descrito no procedimento. Na receita descrita do caramelo salgado, omita o expresso.

 

    • 24 Novembro 2018 / 16:19

      Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
      Este tipo de conteúdo tem me ajudado muito no desenvolvimento pessoal.
      Obrigado
      Manuela Silva

    • Raquel Litus
      25 Novembro 2018 / 16:38

      Olá Márcia. Tudo bem? Que óleo usa nesta receita? Ou que tipos de óleo posso usar? Muito obrigada. Beijinho

      • 26 Novembro 2018 / 0:04

        Olá Raquel,
        Neste caso utilizei de girassol porque não tem um sabor forte, mas, também podes utilizar óleo alimentar ou de amendoim.
        Beijinho

    • Rita Camilo
      30 Dezembro 2018 / 12:31

      Olá Marcia,
      Esta receita tem um ar apetitoso!
      Eu sou semi-vegetariana e ainda consumo produtos lácteos.
      É possível fazer esta receita com leite de vaca?
      Obrigada 🙂

      • 30 Dezembro 2018 / 15:29

        Olá Rita,
        Sim, é possível. Nesta página, a utilização de bebidas vegetais visa substituir o leite de vaca (e o leite de coco as natas), por isso à partida as receitas vão correr bem na mesma se utilizar leite de vaca.
        Obrigada por acompanhar a página, e espero que goste da receita!
        Márcia

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Outras Receitas que merecem destaque