
Bolo de café e nozes com caramelo salgado de expresso
Sobremesas & doces
Bolo de café e nozes com caramelo salgado de expresso
Como raramente faço sobremesas, procuro sempre incluir algum tipo de desafio culinário em cada experiência: uma técnica culinária por experimentar, a incorporação de um novo sabor para reinventar um clássico, uma desconstrução ou uma forma de apresentação inovadora… Há cerca de 1 mês, tinha um bom pretexto para fazer uma sobremesa – o meu aniversário! E, desta vez, propus-me a fazer um bolo com um molho de caramelo salgado porque, curiosamente, nunca tinha experimentado fazer o clássico molho de caramelo em casa.
Comecei por fazer a massa do bolo, que ficou com uma textura macia e fofa, e muito rica em sabor pela adição de uma quantidade generosa de canela, e café. Como imaginei que nem todos os leitores da página quisessem fazer o molho de caramelo, procurei enaltecer a própria massa do bolo, para que não precisasse de ser servida com mais nenhum molho. Assim, antes de levar a massa ao forno, salpiquei algumas nozes picadas misturadas com um pouco de açúcar mascavado. O bolo acabou por desenvolver uma crosta muito dourada, crocante e saborosa, que acabou por intensificar o sabor a café e a especiarias da massa.
Por fim, fiz o molho de caramelo, ao qual juntei um pouco de café expresso arrefecido e, creme de coco, para espessar e ficar mais cremoso. Salpiquei um pouco do molho no bolo antes de servir e, depois, acompanhei cada fatia com o molho, para que cada provador saboreasse a massa do bolo, macia, muito tenra e fofa, com o molho, viscoso, e de sabor intenso a caramelo e café.
Se experimentarem fazer esta receita, caso sobre algum molho de caramelo, podem utilizá-lo para guarnecer uma taça de gelado com fatias de banana e pedacinhos de noz, ou uma fatia de brownie. Torna qualquer sobremesa um pouco mais indulgente, e sem grande esforço.
Bolo de café e nozes com molho de caramelo salgado e expresso
12 porções | Tempo de preparação: 60 min | Dificuldade: 2/5
Ingredientes:
Bolo
2 chávenas (280 g) de farinha de trigo T55 – pode substituir ¼ da farinha por farinha de trigo integral
¾ chávena + 2 colheres de sopa (175 g) de açúcar
1 colher de chá de canela
1 e ¼ colheres de chá de fermento químico (baking powder)
½ colher de chá de bicarbonato de sódio (baking soda)
¼ colher de chá de sal
6 colheres de sopa (85 g) de óleo
1 e ¼ chávenas (300 mL) de bebida vegetal
4 colheres de chá de café instantâneo dissolvidos em 2 colheres de sopa de água a ferver
4 colheres de chá de sumo de limão
Cobertura (opcional)
¼ chávena (30 g) de nozes picadas
1 colher de sopa (7 g) de açúcar mascavado escuro
½ colher de chá de canela
Procedimento:
1. Preaqueça o forno a 180°C. Como o topo da massa é coberto pelas nozes picadas, para facilitar a sua remoção da forma e evitar ter de o virar 2 vezes, utilize uma forma de fundo amovível (untada e enfarinhada), ou, uma forma circular ou quadrada comum de 20 cm de diâmetro, revestida com papel vegetal.
2. Numa taça, misture os ingredientes da cobertura. Reserve.
3. Numa taça larga, misture a farinha, o açúcar, a canela, o fermento químico, o bicarbonato de sódio e o sal. Noutra taça, misture o óleo, a bebida vegetal e o café dissolvido. Envolva a mistura líquida no preparado seco. Envolva o sumo de limão e, rapidamente, verta a massa numa forma revestida ou untada. Espalhe uniformemente a mistura das nozes pela superfície da massa.
4. Leve ao forno durante cerca de 30 minutos, ou até picar o bolo com um palito e este sair limpo. Entretanto, adiante o caramelo salgado.
5. Depois de retirar o bolo do forno, deixe arrefecer cerca de 5 a 10 minutos à temperatura ambiente antes de o remover da forma. Transfira o bolo para um prato, e sirva acompanhado do caramelo salgado de expresso.
Molho de caramelo salgado e expresso (opcional)
Inspirado na receita da pág 239 do livro «Mildreds Vegan Cookbook» da autoria dos Chefs Daniel Acevedo e Sarah Wasserman
Ingredientes:
½ chávena (100 g) de açúcar
4 colheres de sopa (60 mL) de água
400 mL de leite de coco, refrigerado durante a noite
2 colheres de sopa de café expresso, arrefecido
½ colher de chá de sal marinho
Procedimento:
1. Coloque o açúcar e a água numa panela pequena. Leve à fervura e deixe cozer durante 5 a 10 minutos, até começar a caramelizar, e apresentar uma cor laranja dourado (caramelo).
2. Enquanto o açúcar coze, retire a camada sólida de creme de coco da lata. Reserve.
3. Assim que o caramelo estiver formado (atenção para não deixar cozer em demasia), retire do lume e, cuidadosamente, junte o expresso e mexa até o caramelo deixar de borbulhar. Leve novamente ao lume, e junte o creme de coco e o sal. Mexa durante alguns minutos até obter um molho homogéneo e cremoso, sem pedaços de açúcar ou creme de coco visíveis.
4. Deixe o caramelo arrefecer, e sirva-o morno.
5. O molho também pode ser armazenado no frigorífico, e consumido até ao fim de 1 semana. Antes de servir, aqueça-o ligeiramente numa panela pequena ou no micro-ondas.
Variações:
– Bolo de maçã e nozes com caramelo salgado: Omita o café no passo 3. No passo 3, antes de juntar a cobertura de nozes à massa, espalhe 1 maçã grande (ou 2 pequenas) descaroçadas e cortadas em cubos. Cubra a maçã com a mistura das nozes, e continue a receita tal como descrito no procedimento. Na receita descrita do caramelo salgado, omita o expresso.
Outras Receitas que merecem destaque

Sugestões para a Ceia de Natal – Tarte de cogumelos e lentilhas

Arroz integral com abacaxi e pimento

Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
Este tipo de conteúdo tem me ajudado muito no desenvolvimento pessoal.
Obrigado
Manuela Silva
Olá Márcia. Tudo bem? Que óleo usa nesta receita? Ou que tipos de óleo posso usar? Muito obrigada. Beijinho
Olá Raquel,
Neste caso utilizei de girassol porque não tem um sabor forte, mas, também podes utilizar óleo alimentar ou de amendoim.
Beijinho
Olá Marcia,
Esta receita tem um ar apetitoso!
Eu sou semi-vegetariana e ainda consumo produtos lácteos.
É possível fazer esta receita com leite de vaca?
Obrigada 🙂
Olá Rita,
Sim, é possível. Nesta página, a utilização de bebidas vegetais visa substituir o leite de vaca (e o leite de coco as natas), por isso à partida as receitas vão correr bem na mesma se utilizar leite de vaca.
Obrigada por acompanhar a página, e espero que goste da receita!
Márcia
Olá, poderia me dizer o que é 300 ml de bebida na massa do bolo. Obrigada. Nanci
Olá!
300mL de bebida vegetal, que pode ser de soja, aveia, arroz (…), ou leite.