
Caril com sabores tailandeses de noodles, tofu e amendoim
Pratos Principais & Acompanhamento
Caril com sabores tailandeses de noodles, tofu e amendoim
Como já devem ter visto por aqui no blog, adoro adicionar uma boa quantidade de especiarias aos meus pratos.
Adoro experimentar sabores novos, fazer diferentes combinações, e aperceber-me da inevitabilidade de fazer sempre um prato de sabor diferente, mesmo quando junto as mesmas especiarias.
Por outro lado, bem sei que parece assustador ver tantos sabores novos numa receita para algumas pessoas. Para aqueles que por vezes me dizem que não têm os ingredientes para fazer as minhas receitas, digo-vos que a minha prateleira de especiarias há 2 anos não tinha nem um décimo das que tem agora, juro.
Mas com o tempo e experiência fui juntando alguns ingredientes novos, e encorajo aqueles que se estão a aventurar na culinária a fazer o mesmo. Aos poucos.
Começar com uma tentativa de cozinhar com gengibre, e se calhar na próxima semana experimentar o açafrão, e na outra, os coentros em pó, e quem sabe não desafiam o palato a novos sabores que nunca pensaram vir a gostar.
Esta semana combinei alguns sabores que lembram o caril tailandês. Gengibre, lima, coentros, malaguetas e coco, todos de sabor muito característicos e fortes, mas que em combinação acredito que se conseguem contrabalançar. O ácido da lima e o doce do coco, e o fresco dos coentros com o picante da malagueta. Tudo num único molho a servir noodles, tofu macio e amendoins crocantes.
Caril com sabores tailandeses de noodles, tofu e amendoim
Serve 2 a 3
80g de noodles (eu utilizei do tipo udon, mas podem utilizar qualquer tipo de massa)
1 colher de sopa de óleo vegetal (azeite não é propriamente tailandês, mas foi o que utilizei, mas se quiserem entrar no espirito, podem usar óleo de coco)
½ cebola, picadinha
1 pedaço de gengibre fresco do tamanho da ponta do polegar, descascado e picado
½ colher de chá de coentros em pó
1 colher de chá de açafrão-das-índias
¼ malagueta picadinha, se não tiverem malaguetas compridas frescas em casa, substituam por menos de ¼ colher de chá pimenta cayenne em pó
200ml de leite de coco
250g de tofu firme, previamente drenado e prensado
Sumo de ½ lima
¼ chávena de amendoins ligeiramente tostados
Coentros frescos
Coza os noodles de acordo com as intruções do pacote.
Enquanto cozem, prepare o refogado com óleo, cebola, gengibre, malagueta e especiarias. Deixe saltear durante alguns minutos até a cebola amolecer.
Adicione o leite de coco, o tofu e o sumo de lima. Reduza o lume, e deixe ferver durante alguns minutos. Note que o tofu não precisa de cozer, apenas ganhar o sabor do estufado.
Se quiser um caldo mais líquido junte 100-200ml de água, se necessário.
Passados uns 4-5 minutos junte os noodles cozidos e os amendoins. Sirva com coentros frescos picados.
Recipe in English
Thai curry with noodles, tofu and peanuts
Serves 2 to 3
80g noodles (I used udon)
1 tablespoon coconut oil
½ onion, finely chopped
1 piece of fresh ginger, peeled and chopped
½ teaspoon coriander seeds powder
1 teaspoon turmeric
¼ chilli, chopped, if you don’t have fresh chillies at home, replace with less than ¼ tsp cayenne pepper powder
200 ml coconut milk
250g firm tofu, drained
Juice of ½ lime
¼ cup slightly toasted peanuts
Fresh coriander
Cook the noodles according to package instructions.
While you’re cooking the noodles, sauté onion, ginger, chilli and spices in coconut oil. Sauté for a few minutes until the onions soften. Add coconut milk, tofu and lime juice. Reduce heat, and simmer for 4-5 minutes, so that the tofu absorbs the curry’s flavor. If necessary add 100-200ml of water. Add the cooked noodles and toasted peanuts. Serve with fresh chopped coriander.
Outras Receitas que merecem destaque

Pão de centeio com nozes e passas

Tacos de tofu, salada de repolho e molho de caju e limão

Olá Marcia.
Fiquei mesmo com vontade de experimentar esta, mas tenho duas questões.
1ª: eu não gosto nada de coentros, um bocadinho de coentros num prato é o suficiente para me estragar a vontade de comer. Acontece que vejo cada vez mais receitas que pedem coentros (e sim, sou daquelas pessoas que quando está a fazer um prato pela primeira vez gosta de respeitar as receitas à risca) e nunca sei bem como os substituir. As vezes uso salsa, outras vezes não uso nada…. Tens alguma sugestão de alternativas aos coentros?
2ª: Tenho sempre gengibre ralado em casa, fresco nem tanto, porque uso pouco e acabo por deixar estragar. Posso substituir o gengibre fresco da receita por gengibre em pó? E que quantidade uso?
Thanks
Catarina
Se não gostas de coentros frescos podes substituir por salsa. Muitas vezes também não tenho por casa, e uso a salsa.
Quanto ao gengibre, podes utilizar 1/2 colher de chá em pó, se utilizares mais penso que o sabor ficará bastante mais forte do que nesta receita.
Espero ter ajudado! Beijinho 🙂
A minha prateleira de especiarias está sempre a crescer, adoro-as, e essa combinação de sabores nesses noodles são excelentes.
Beijinhos
Gosto muito desta combinação de sabores 🙂 Fazemos muitas vezes cá em casa…
Beijinhos
Não sei porque é que comentei como anónimo… devia estar a nanar 😉
Eu adorei esta combinação, aqui há uns anos também não usava metade das coisas que uso agora. Coentros era impensável, malagueta nem vê-las e leite de côco num prato que não fosse sobremesa deixava-me sempre de pé atrás. Hoje adoro usar esses ingredientes…a malagueta com moderação que ainda não a suporto muito bem, uff 😛
Mais uma receita para experimentar 😉
beijinhoo**
Hmm caril, sou fan fan fan e tal como tu gosto de fazer a minha mistura, para ser mais rápido faço em grandes quantidades para ter sempre num frasco a mistura já feita. beijos
Ai que caril mais tentador e delicioso Márcia e com sabores da Tailândia que adoro!!!
Beijinhos,
Lia.
Olá Márcia!
Antes de mais, parabéns pelo novo look do blog, está lindo e com um mais mais leve e clean.
Esta receita de noodles deve ser uma verdadeira explosã de sabores. Cada ingrediente melhor que o outro, perfeita para saborear num almoço demorado. Adoro especiarias, logo este prato tem a minha cara. 😉
beijinho.
Isto deve ser optimo… QUE BOM!!
Nhami, estou a salivar. Adoro caril, todas as semanas como uma ou 2 vezes, simplesmente sou louca por especiarias 🙂
Um abraço, sara
Olá Márcia! Testada hoje!… Sem a malagueta e a pimenta por causa das arrelias de estômagos com a mania!… Obrigada pela inspiração e por fazeres tanto pela boa nutrição 🙂 grande beijinho
Olá Márcia! A receita parece deliciosa! Adoro os sabores tailandeses. Recentemente fiz um curry vermelho tailandes e vou compartilhar no meu blog em breve. Também tenho um blog de receitas vegetarianas, sou brasileira mas escrevo em inglês pois vivo na Austrália. Adorei ter encontrado seu blog.
Humm, queria provar caril vermelho! Aqui alguns ingredientes são difíceis de encontrar… Mas aguardo pela receita. 🙂
Já agora, parabéns pelo blog! É lindo!
Beijinho
Tem muito bom aspeto, Márcia! 🙂
Olá Marcia
Passo pelo blog….sempre! Adoro!!
Hoje decidi deixar um comentário apenas para dizer que tenho aprendido muito com este blog. Ainda não sento vegetariana…ando a incluir na minha alimentação cada vez mais legumes e produtos que não são de origem animal. É um processo lento…já percebi! Mas chego lá.
Votos de continuação de bom trabalho!
Olá Marta!
Esta receita tem tão bom aspecto!! A única questão que tenho é: Há alguma hipótese de substituir o leite de coco por outra coisa? 🙂
Obrigada!
Votos de continuação de um excelente trabalho!
Olá Ana 🙂
Talvez se substituíres por natas de culinária vegetais também resulte bem 🙂
Obrigada pela sugestão! Vou experimentar! =)
Olá Marcia.
Ando aqui de volta do teu blogue, que tem óptimas dicas, e deparei-me com esta receita. Só uma questão : o caril não faz parte dos ingredientes ou está a escapar-me qualquer coisa? 🙂
Obrigada pela atenção.