Caril verde de tofu e grelos de nabo

Caril verde de tofu e grelos de nabo

Pratos principais eacompanhamentosed-amine-

Pratos Principais & Acompanhamento

Caril verde de tofu e grelos de nabo

Tempo de preparação 30 minutos
Dificuldade
2 Numero de Porções: Pratos principais eacompanhamentosed-amine-Pratos principais eacompanhamentosed-amine-
7
4 Fevereiro, 2019
/
4

Com a época de exames do mestrado e as consultas de nutrição, o mês de Janeiro foi atarefado e, por isso, não deixou muito tempo disponível para a concretização de receitas para esta página. No entanto, a cozinha e a produção culinária também não pararam! Felizmente também tenho tido alguns projectos de consultoria, com desenvolvimento de opções para a restauração e um produto alimentar e, tenho previstos workshops em fevereiro, no Instituto Politécnico de Bragança para o curso de Dietética e Nutrição, e no habitual Work – espaço criativo, no Porto.
Por isso, espero que nas próximas semanas tenha mais disponibilidade para por em prática algumas ideias, e conseguir divulgar mais receitas.

Desta vez, partilho-vos uma receita inspirada no tradicional saag paneer (saag = verdes, e notem que é diferente de palak = espinafres). É um prato que tinha algum receio de partilhar convosco porque, convenhamos, não é tão apelativo visualmente quanto outras receitas de caril, de cores atrativas a variar entre o dourado e o avermelhado, tingidos pelas cores dos vegetais e das especiarias. Mas, esta época do ano é particularmente rica em verduras tenras e, por isso, achei que estava na altura de tentar este prato, e deixar as verduras protagonizarem mais receitas.

Decidi não chamar ao prato saag paneer porque não usei o queijo fresco tradicional indiano que o caracteriza (paneer). Mas, inspirei-me na mistura de especiarias e sabores do prato para fazer o molho saboroso que envolve as verduras finamente cortadas e cubinhos de tofu crocantes.

E, para fazer este molho: refoguei os aromáticos – cebola, alho, gengibre, cominhos e coentros – e, juntei as verduras (espinafres e grelos), cortadas finamente, que rapidamente perderam volume. Utilizei os grelos porque têm um sabor “picante”, que acabou por resultar bem com os restantes condimentos, mas, podem utilizar apenas os espinafres. Depois, adicionei a bebida vegetal, triturada com caju para tornar o molho do estufado mais cremoso, e conferir um sabor “a nozes”. No lugar da bebida, também podem utilizar o leite-de-coco, que é comum em algumas versões da receita original. Depois de reduzir ligeiramente o líquido, triturei parte das verduras com o creme, para que ficasse uma cor mais homogénea, e juntei os cubinhos de tofu (previamente marinados em sumo de limão e, selados, para ficarem crocantes). Cozi alguns minutos para absorverem o sabor do molho e, por fim, juntei coentros picados e servi com arroz.

Caril verde de tofu, espinafres e grelos de nabo (inspirado na receita tradicional de Saag Paneer)

2-3 porções | 30 min | Dificuldade: 2/5

Ingredientes:
1 bloco (250 g) de tofu
2 colheres de sopa de sumo de limão
1 colher de sopa de azeite
Sal e pimenta preta a gosto

200 mL de bebida vegetal não açucarada (por exemplo, de soja…)
3 colheres de sopa (22 g) de castanhas de caju (ou, amendoim)
100 g de espinafres, cortados finamente, e sem os talos mais duros
100 g de grelos de nabo, cortados finamente, e sem talo
1 colher de sopa de azeite
½ cebola, picada
2 dentes de alho, picados
1 colher de chá de gengibre, ralado
½ colher de chá de cominhos
½ colher de chá de coentros
½ colher de chá de paprika (ou colorau)
2 colheres de sopa de coentros/salsa picados
Sal e pimenta preta a gosto

Procedimento:
1. Coloque o bloco ou fatias de tofu entre dois panos de cozinha ou folhas de papel absorvente, e disponha um peso por cima (pratos, por exemplo), durante 15 minutos, para absorver o excesso de água. Corte o tofu em cubos pequenos e tempere com o azeite, sumo de limão e uma pitada de sal e pimenta preta. Deixe marinar durante algum tempo para o tofu absorver o sabor.
2. Aqueça uma panela larga ou frigideira, antiaderente, e coloque o tofu juntamente com a marinada. Salteie o tofu durante cerca de 3 minutos, até ficar dourado. Retire do lume, e reserve o tofu num prato.
3. Triture a bebida com 2 colheres de sopa (15g) de caju com recurso a uma varinha mágica ou pequeno processador de alimentos, até formar um creme.
4. Aqueça o azeite numa frigideira larga, antiaderente, e salteie a cebola picada durante cerca de 4 a 5 minutos, até ficar translúcida. Junte o alho, o gengibre, as especiarias, e uma pitada de sal e pimenta preta. Mexa e salteie o refogado até as especiarias libertarem os seus aromas, cerca de 1 minuto. Junte as verduras, e deixe cozer até amolecerem (cerca de 3 minutos). Junte a bebida ao refogado, leve à fervura, e ajuste os condimentos a gosto. Neste passo, pode retirar 2 conchas do refogado para um copo e triturar com uma varinha-mágica para obter um molho de cor mais homogénea. Junte, por fim, o tofu e coza durante cerca de 2 minutos, para absorver o sabor do molho.
5. Sirva acompanhado de arroz, guarnecido com os coentros frescos e as restantes castanhas de caju, picadas.

Nota: Se não gostar de tofu, pode juntar, no passo 4, leguminosas cozidas como grão-de-bico ou lentilhas, e omitir as duas primeiras etapas da receita.

    • Diana Ferreira
      09 Fevereiro 2019 / 15:54

      Ótima receita! Já fiz e ficou top!

    • Didia de Sousa
      10 Abril 2019 / 11:14

      gostaria muito de experimentar, mas não encontro caril nos ingredientes!?

      • 11 Abril 2019 / 22:17

        Um caril não tem que ter a mistura de caril em pó nos ingredientes.
        Caril é o nome de um molho que combina uma quantidade generosa de elementos aromáticos incluindo especiarias como pimenta preta, gengibre, sementes de coentros, cominhos, mostarda, cravinho, folhas de caril (…)

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Outras Receitas que merecem destaque