Ceia de Natal 2021

Ceia de Natal 2021

Pratos principais eacompanhamentosed-amine-

Pratos Principais & Acompanhamento

Ceia de Natal 2021

Abóbora, Arroz selvagem, Beterraba, Cogumelos, Feijão vermelho, Frutos secos, Massa folhada,
Dificuldade
4 Numero de Porções: Pratos principais eacompanhamentosed-amine-Pratos principais eacompanhamentosed-amine-Pratos principais eacompanhamentosed-amine-Pratos principais eacompanhamentosed-amine-
1
20 Dezembro, 2021
/
2

É inegável que a comida desempenha um papel importante nas tradições natalícias, e por isso mantenho este costume de deixar por aqui uma receita vegetariana, alusiva à quadra. Felizmente, também não faltam por aí boas ideias e pratos para partilharmos nas festas de Natal, para todos os gostos, mais ou menos elaborados, indulgentes ou tradicionais. Mas, lembremo-nos do mais importante nesta quadra, sem colocar demasiada pressão sobre a comida. 🙂 Boas festas!

Este ano deixo-vos estas sugestões partilhadas na última edição impressa da Ímpar:
– Rolo de beterraba e feijão vermelho – com cogumelos e nozes, que vão dar mais sabor e textura ao recheio;
– Arroz de frutos secos – um acompanhamento com os sabores da quadra, feito com arroz selvagem, especiarias (canela, cominhos e cardamomo) e amêndoas e sultanas;
– “Leite-Creme” de Abóbora – uma versão alternativa ao tradicional leite-creme com abóbora-menina, aromatizada com laranja e anis.


Rolo de Beterraba de Feijão Vermelho

Ingredientes:
1 beterraba pequena cozida, ou assada (ver notas)
½ chávena (60 g) de nozes picadas
8 cogumelos (≈120 g)
1 colher de sopa de azeite
½ cebola
2 dentes de alho picados
1 colher de sopa de vinagre balsâmico
1 colher de chá de tomilho seco
1 lata pequena de feijão vermelho, bem escorrido
1 a 2 colheres de sopa de farinha de trigo
Sal e pimenta preta q.b.
Salsa fresca picada q.b.

1 embalagem (≈200 g) de massa folhada
1 colher de sopa de bebida vegetal

Procedimento:
1. Comece por picar a beterraba cozida juntamente com as nozes, com recurso a um processador de alimentos. Reserve. Triture os cogumelos e reserve igualmente.
2. Numa panela média, aqueça o azeite e junte a cebola; refogue a cebola até ficar translucida, e junte o alho e os cogumelos picados, assim como o vinagre balsâmico, o tomilho e uma pitada de sal e pimenta preta. Deixe cozer cerca de 8 a 10 minutos, até os cogumelos picados perderem bastante humidade. Junte o feijão vermelho e, com o auxílio de uma colher de pau, esmague o feijão, envolvendo-o com os legumes, até obter uma pasta; junte a beterraba triturada, a salsa, e ajuste os condimentos a gosto. Se necessário, junte 1 a 2 colheres de sopa de farinha.
3. Pré-aqueça o forno a 200° C.
4. Sobre o retângulo de massa folhada coloque o recheio no centro, ao longo da largura da massa, deixando um espaçamento de 4 cm da extremidade. De seguida, faça uma série de cortes na diagonal a partir do recheio, espaçados entre si em cerca de 2 cm, em ambos os lados (conforme a fotografia). Comece por dobrar a massa da parte de cima e de baixo do recheio e coloque as tiras finas de massa sobre o recheio, alternando os lados. Os pequenos espaços entre a massa irão permitir que saia algum vapor durante a confeção no forno. Pincele a massa com bebida vegetal e salpique com uma pitada de sal.
5. Leve ao forno por cerca de 35 minutos, até a massa dourar, e sirva com o arroz de frutos secos, e verduras cozidas.

Notas:
Caso opte por assar a beterraba em casa, para uma cor e sabor mais intensos, leve 1 beterraba inteira (temperada com alecrim ou tomilho, e uma pitada de sal e pimenta preta) embrulhada em papel de alumínio, ao forno a 200 ⁰C durante cerca de 1h, até ficar tenra (pode inserir um palito ou garfo e verificar se o legume oferece resistência). Retire do forno e, pele-a sob água fria corrente.

Arroz de Frutos Secos

Ingredientes:
½ chávena (60 g) de amêndoa tostada, laminada ou picada
1 colher de sopa de azeite
½ cebola média picada
2 dentes de alho picados
¼ colher de chá de canela
¼ colher de chá de cominhos
¼ colher de chá de pimenta preta moída
1 bago de cardamomo
1 chávena (200 g) de arroz selvagem
¼ chávena (40 g) sultanas
Sal q.b.
2 chávenas de água (~500 mL)
Salsa fresca picada a gosto

Procedimento:
1. Numa panela média, aqueça o azeite e junte a cebola; refogue a cebola até ficar macia, cerca de 3 a 5 minutos, mexendo frequentemente. Junte o alho, as especiarias, e salteie mais 1 a 2 minutos. Junte o arroz, as sultanas, a água, e leve à fervura. Assim que começar a ferver, deixe o arroz cozer cerca de 15 a 20 minutos em lume brando. Assim que estiver cozido, desligue o lume e deixe repousar durante 10 minutos. Por fim, mexa o arroz e envolva as amêndoas tostadas, e a salsa.

“Leite-Creme” de Abóbora

Ingredientes:
300 g de abóbora-menina em cubos
500 mL de bebida vegetal (reserve 50 mL)
Casca de 1 laranja
1 pau de canela
1 anis estrelado (opcional)
½ colher de chá de agar-agar em pó (opcional; utilizado apenas para o creme ficar mais firme)
2 ½ colheres de sopa (18 g) de amido de milho
50 g de açúcar

Procedimento:
1. Comece por cozer a abóbora na bebida, juntamente com a casca de laranja, o pau de canela e o anis estrelado. Coza durante cerca de 20 a 25 minutos, até a abóbora fica macia. Ao fim deste tempo, retire as especiarias e a casca de laranja, e triture a abóbora com uma varinha-mágica. Reserve.
2. Numa taça, envolva o agar-agar, o amido e o açúcar. Junte os 50 mL de bebida vegetal, e misture bem até não se verificarem grumos.
3. Junte o preparado anterior ao creme de abóbora e leve ao lume, mexendo sempre, até engrossar.
4. Distribua o leite-creme por taças e deixe arrefecer à temperatura ambiente.
5. Caso pretenda caramelizar a superfície do creme (como a sobremesa da fotografia de cima), remova a água de condensação da superfície com o auxílio de papel de cozinha, espalhe uniformemente cerca de 1 colher de chá de açúcar, e com o maçarico, cuidadosamente, caramelize o açúcar até dourar.

Notas:
Passo-a-passo para caramelizar sem maçarico: (1) idealmente, se o objetivo for caramelizar o açúcar, o “leite-creme” deve ser colocado num recipiente adequado, resistente à temperatura, como ramekins; (2) coloque uma grelha na posição mais elevada do forno, e ligue o modo “gratinar”; (3) retire o excesso de humidade da superfície do “leite-creme”, e espalhe bem 1 colher de chá de açúcar no topo de cada sobremesa; (4) leve os ramekins ao forno cerca de 3 a 5 minutos, até o açúcar derreter e dourar, monitorizando para prevenir que queime!

    • Andreia
      04 Janeiro 2022 / 17:21

      Experimentei fazer ontem o rolo. Correu muito bem. É muito fácil de fazer a receita e ficou super delicioso e apetitoso. Obrigada por estas receitas!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado.

Outras Receitas que merecem destaque