Como fazer iogurte vegetal em casa

Como fazer iogurte vegetal em casa

Aperitivos Snacks salgadosed-amine-

Aperitivos & snacks

Como fazer iogurte vegetal em casa

Aveia, Bebida de soja, Iogurte, Morangos, Óleo de coco, Sementes de chia, Sementes de girassol,
Dificuldade
0
16 Fevereiro, 2015
/
42

Nunca fui fã de produtos alimentares destinados aos vegetarianos que copiavam produtos animais. Estou a referir-me aos enchidos, salsichas, hambúrgueres (...) disponíveis actualmente nos supermercados, que geralmente contém uma lista interminável de ingredientes, na maioria dos casos preços nada simpáticos, e um valor nutricional que deixa bastante a desejar. Mas de todos, os únicos que realmente gosto de incluir no meu dia-a-dia são as bebidas vegetais, que considero serem uma forma fácil de obter alguns nutrientes importantes (cálcio, vitamina B12, e proteína no caso da bebida de soja...), e os iogurtes. E por norma procuro produtos com poucos açúcares adicionados. Como podem imaginar, também tenho em conta o preço destes produtos, o que me levou a considerar começar a fazer alguns destes produtos em casa, como os iogurtes. Após poucas experiências, partilho-vos a receita que me agradou mais, em termos de consistência, e processo de preparação.

Relativamente à receita que se segue, esta não requer uma iogurteira, no entanto, é possível que obtenham melhores resultados com a mesma do que com o método que proponho, pois oferece melhores condições para o processo de fermentação.

Para o próprio processo de fermentação, quando faço os iogurtes caseiros, geralmente uso um "iogurte de soja" comprado, no lugar da cultura de bactérias, no entanto os resultados são melhores com a cultura, que resultam num iogurte com um sabor caracteristicamente mais ácido, e com textura heterogénea devido à formação de coalho, que seria expectável após uma boa fermentação. A utilização da cultura de bactérias também permite reaproveitar várias vezes o iogurte feito para a vez seguinte. Podem encontrar o fermento de iogurte nas lojas Celeiro, ou na loja online Efeito verde.

Também é possível fazer iogurtes de fruta caseiros, mas sugiro que adicionem as frutas durante a incubação, e devem ser previamente esterilizadas (branqueadas) através de um cozimento em água a ferver durante 3 a 5 minutos, e depois arrefecidas, antes de juntar ao preparado do iogurte.

Relativamente aos ingredientes, adiciono amido de milho e ágar-ágar para obter uma textura mais consistente e menos líquida, para se assemelhar mais a um iogurte de leite de vaca, no entanto, é opcional. Também já vi adicionarem leite de soja em pó para o mesmo efeito, com sucesso.

Servi o iogurte caseiro com compota de morangos e chia, e aveia e sementes de girassol ligeiramente tostadas. Estes 3 últimos alimentos são da marca Sementina, que conheci há relativamente pouco tempo, que vende grãos e sementes a preços mais económicos do que nas lojas habituais, e de boa qualidade. Podem conhecer aqui a página de facebook da marca.
A compota de morango e chia é muito semelhante à compota de framboesa que vos partilhei no ano passado, com a pequena diferença de cozer os morangos, o que permite uma maior validade do produto.
A aveia foi ligeiramente tostada para se assemelhar a uma "granola rápida", onde podem juntar sementes e oleaginosas a gosto, com um pouco de óleo de coco.

"Iogurte" de soja (vegan)
1 litro (4 chávenas) de bebida de soja (ou outra bebida vegetal)
1 colher de chá de flocos de ágar-ágar (opcional)
1 colher de sopa de amido de milho (opcional)
½ chávena (125 gramas) de "iogurte" de soja ou fermento de iogurte em pó

Pré-aqueça o forno a 50ºC.
Coloque a bebida de soja numa panela, adicione o ágar-ágar e o amido de milho, mexa, e aqueça o leite até aproximadamente aos 90ºC, ou antes da bebida começar a ferver. Deixe arrefcer até aos 40-50ºC. Depois de arrefecido adicione o iogurte de soja ou fermento de iogurte em pó, envolva tudo, e coloque em frascos de vidro.
Desligue o forno, coloque os frascos de vidro (sem tampa) no interior e deixe a fermentar pelo menos 8 horas. Não abra o forno durante este processo.
Depois do iogurte terminar o processo de fermentação, tape os frascos de vidro e coloque-os no frigorífico.

Compota de morango e chia
200g de morangos
1 colher de sopa de maple syrup, ou outro adoçante
2 colheres de sopa de sementes de chia (Sementina)

Lave e corte os morangos em pedacinhos.
Coloque os morangos e adoçante numa panela pequena, e aqueça em lume baixo. Mexa frequentemente, e deixe cozer até os morangos começarem a libertar os seus sucos e comecem a perder a sua textura, aproximadamente 10 minutos. Pode triturar os morangos com um garfo ou com uma varinha mágica de forma a melhorar a consistência da compota. Prove a compota, e se necessário, junte um pouco mais de adoçante. Junte as sementes de chia, e deixe cozer mais um minuto. Mexa novamente, retire do lume e deixe arrefecer cerca de 10 minutos, até as sementes começarem a inchar, e a compota começar a engrossar.
Guarde a compota num frasco e mantenha-o no frigorífico até duas semanas.

Para fazer 2 taças deste pequeno-almoço simples com compota de chia e sementes de girassol e aveia tostada: Tostei na sertã 1/4 chávena de aveia em flocos com 2 colheres de sopa de sementes de girassol (Sementina) e 1 colher de chá de óleo de coco, até ficar ligeiramente dourada. Dividi a aveia preparada em duas taças, juntei 1 iogurte caseiro em cada uma, e 1 colher de sopa de compota de chia e morango.

Recipe in English

Vegan soy yogurt
1 liter (4 cups) soy milk
1 teaspoon agar agar powder (optional)
1 tablespoon cornstarch (optional)
½ cup (125 grams) soy yogurt or yogurt starter powder

Preheat the oven at 50ºC.
Pour the soy milk in a saucepan, add the agar agar, stir and heat the mixture to 90º C, or before the soy milk starts to boil. Let it cool to 40 or 50ºC. Add the starter (soy yogurt or yogurt starter powder), stir and pour the mixture into glass jars.
Turn off the oven, place the glass jars or containers (without lids) inside and let stand for at least 8 hours. You mustn't open the oven during this process.
Now you can cover the jars or containers and keep the yogurt in the fridge.

Strawberry chia jam
200g strawberries
1 tablespoon maple syrup, or other sweetener
2 tablespoons chia seeds

Clean and cut the strawberries into smaller pieces.
Set a small saucepan over low heat and add the fruit and sweetener. Stir frequently until the strawberries beggin to break down, (about 10 minutes or so). If necessary, carefully mash fruit with a fork or hand blender until it reaches a good consistency. Taste your jam and add more sweetener if necessary. Stir in the chia seeds and let cook for another minute. Stir again, remove from heat, and let sit until thick, about 10 minutes.
To store, place in an airtight jar, and keep it in the refrigerator for up to two weeks.

    • Parícia Almeida
      17 Fevereiro 2015 / 9:36

      Grata pela partilha! Tenho vindo a tentar fazer iogurtes de soja em casa e tenho a iogurteira. Também utilizo o agar agar e acho que amido de milho não é necessário porque a consistência já é bastante boa. No entanto, ainda não acertei com a marca da bebida de soja. Qual a que utilizas? Muitos parabéns pelo excelente trabalho e por partilhares os teus conhecimentos!

    • Silvia Pereira
      18 Fevereiro 2015 / 17:15

      Olá Márcia,
      Costumo passar pelo teu blog com alguma regularidade, e hoje fiquei agradavelmente surpreendida pela tua receita de iogurte vegetal! A minha filha de 3 anos é intolerante à proteína do leite de vaca e à soja, mas adora iogurtes (que chegou a provar antes de lhe ser diagnosticada a intolerância).
      O problema é que, apesar de já ter pesquisado inúmeras receitas de iogurte vegetal (que podem ser confeccionadas com outro leite que não o de soja), todas acabam por precisar do fermento ou probióticos, que têm lactobacillus!
      Nunca experimentei, mas suponho que isto seria o suficiente para lhe causar a intolerância!
      Existirá alguma forma de fazer um iogurte, ou algo semelhante, sem lactobacillus?
      Parabéns pelo teu blog e obrigada pelas tuas receitas. 🙂

    • 22 Fevereiro 2015 / 22:36

      Parecem ser uma delicia. Será que dá para juntar fruta ao preparo do Iogurte? Obrigada pela partilha. 🙂

    • carolina martins
      24 Fevereiro 2015 / 14:40

      Inquieta p experimentar!!!

    • Marta
      25 Fevereiro 2015 / 14:39

      Olá, obrigada pela partilha!
      É possível adicionar açúcar ou outro adoçante ao preparado?
      O iogurte de soja a juntar ao leite deve ser natural? Que marca usas?

    • Marta
      25 Fevereiro 2015 / 14:39

      Olá, obrigada pela partilha!
      É possível adicionar açúcar ou outro adoçante ao preparado?
      O iogurte de soja a juntar ao leite deve ser natural? Que marca usas?

    • Rita
      03 Março 2015 / 0:54

      Durante quanto tempo se podem guardar estes iogurtes? 😉

      Já fiz e misturei com a compota. É ótimo!

    • Clara
      11 Maio 2015 / 0:42

      Olá Márcia!
      Onde poderei comprar copos de iogurte de vidro iguais aos das fotografias?
      Obrigada!

    • Clara
      11 Maio 2015 / 0:42

      Olá Márcia!
      Onde poderei comprar copos de iogurte de vidro iguais aos das fotografias?
      Obrigada!

    • Luísa
      14 Maio 2015 / 11:59

      Bom dia Márcia!

      Antes de mais, parabéns pelo blog e muito grata pela partilha!
      em relação a estes iogurtes – alguém já experimentou fazer a parte das misturas na Bimby? apenas pela parte de controlar as temperaturas, caso contrário acho que vou ter dificuldade em conseguir…
      Luísa

    • Sofia Rodrigues
      18 Maio 2015 / 16:59

      Olá Márcia 🙂

      Fiz em casa (pela primeira vez) iogurtes de soja, no fim de semana passado, mas ficaram um pouco líquidos 🙁 A receita que usei incluía – 1L de leite de soja, preparado para iogurte caseiro Condi, duas colheres de sopa de açucar amarelo. Aromatizei o leite com canela e raspa de laranja de um dia para o outro. Ao aquecer, retirei o pau de canela, mas deixei ficar a raspa de laranja.
      Terão ficado líquidos pela falta de agar-agar?
      Já agora, o preparado de iogurte que uso será o mais indicado? Não sei se é vegan…

    • Sofia Rodrigues
      18 Maio 2015 / 16:59

      Olá Márcia 🙂

      Fiz em casa (pela primeira vez) iogurtes de soja, no fim de semana passado, mas ficaram um pouco líquidos 🙁 A receita que usei incluía – 1L de leite de soja, preparado para iogurte caseiro Condi, duas colheres de sopa de açucar amarelo. Aromatizei o leite com canela e raspa de laranja de um dia para o outro. Ao aquecer, retirei o pau de canela, mas deixei ficar a raspa de laranja.
      Terão ficado líquidos pela falta de agar-agar?
      Já agora, o preparado de iogurte que uso será o mais indicado? Não sei se é vegan…

    • Ana Filipa
      05 Outubro 2015 / 0:16

      Boa noite

      Antes demais obrigada pela partilha no entanto surgiu-me uma dúvida com base na sua receita posso fazer os iogurtes líquidos? Se sim é mesmo necessário usar agar-agar ou basta juntar o fermento de iogurte? É que eu faço em caso iogurtes liquidos de soja mas utilizo iogurte de soja + leite de soja mas queria fazer com outro tipo de leite vegetal
      Em casa utilizo a bimby pois tem a opção de iogurteira têm alguma receita que dê para adaptar à mesma? Obrigada desde já pela sua colaboração e peço desculpa por tanta pergunta mas ainda não novata nestas coisas de leite vegetal mas como tenho um filho pequenino em casa que não pode beber nem comer nada que contenha leite de vaca

      • 29 Outubro 2015 / 23:13

        Olá Ana Filipa,
        Não precisa de juntar agar, porque assim ficam sólidos! E se não juntar, esta receita fica quase um iogurte líquido. Os iogurtes vegetais nunca ficam tão densos como os feitos a partir de leite.
        E peço desculpa, mas como não tenho bimby, não sei adaptar receitas à mesma…
        Espero ter ajudado!

    • Ana Filipa
      05 Outubro 2015 / 0:16

      Boa noite

      Antes demais obrigada pela partilha no entanto surgiu-me uma dúvida com base na sua receita posso fazer os iogurtes líquidos? Se sim é mesmo necessário usar agar-agar ou basta juntar o fermento de iogurte? É que eu faço em caso iogurtes liquidos de soja mas utilizo iogurte de soja + leite de soja mas queria fazer com outro tipo de leite vegetal
      Em casa utilizo a bimby pois tem a opção de iogurteira têm alguma receita que dê para adaptar à mesma? Obrigada desde já pela sua colaboração e peço desculpa por tanta pergunta mas ainda não novata nestas coisas de leite vegetal mas como tenho um filho pequenino em casa que não pode beber nem comer nada que contenha leite de vaca

    • 29 Outubro 2015 / 7:55

      Não existe nenhum tipo de fermento para iogurte que seja 100% vegano? Pq esse fermento tem lactobacilos e tudo q é lacto é leite, certo?

    • Inácio
      03 Janeiro 2016 / 12:32

      Grato por compartilhar! Sinto falta de uma linguagem tão bem escrita, parabéns!

    • Inácio
      03 Janeiro 2016 / 12:32

      Grato por compartilhar! Sinto falta de uma linguagem tão bem escrita, parabéns!

    • Alice Moras
      24 Janeiro 2016 / 16:16

      Olá, tudo bem? Sou brasileira e gostaria de saber se posso usar lei de arroz para fazer esse iogurte. Se eu colocar mais agar agar o iogurte fica com uma consistência mais de iogurte grego? Obrigada!

      • 24 Janeiro 2016 / 16:40

        Olá! Se usar agar fica com uma consistência de gel. Para ficar tipo iogurte grego tem de juntar leite/creme de coco por exemplo, porque é mais gordo. 🙂
        E sim, pode usar bebida de arroz.

        • Sara
          14 Maio 2017 / 8:00

          Olá Marcia! Olha, eu juntei leite de arroz e fiz tudo direitinho como na receita.. não solidificou nada, estão completamente líquidos… :(( e usei os fermentos e tudo!! 6€ para o lixo.. :(((

          • 24 Maio 2017 / 10:12

            Olá Sara, obrigada por partilhar a sua experiência. Tenho pena que não tenha corrido bem… Na utilização de outras bebidas vegetais, deve ser utilizada uma maior quantidade de espessante. Vou corrigir a receita assim que possível…

    • Artur
      27 Maio 2016 / 22:05

      Olá, Márcia

      Tentei comprar o fermento pelo site Efeito Verde, mas a compra não pode ser finalizada porque o loja não faz mais envios para o Brasil. Você sabe alguma outra alternativa para
      comprar esse fermento?

      • 30 Maio 2016 / 11:10

        Olá Artur, peço desculpa, mas não tenho conhecimento no Brasil de lojas que vendam fermento.

    • Sara
      27 Julho 2016 / 15:21

      Boa tarde,

      não posso deixar de não questionar a seguinte afirmação, escrita por si:
      “(…) Mas de todos, os únicos que realmente gosto de incluir no meu dia-a-dia são as bebidas vegetais, que considero serem uma forma fácil de obter alguns nutrientes importantes (cálcio, vitamina B12, e proteína no caso da bebida de soja…),(…)”

      Gostaria de saber como é q é possível que os leites vegetais têm a vitamina B12 como um nutriente importante na sua constituição?
      Que eu saiba a B12 apenas se encontra nos alimentos de origem ANIMAL. Pode existir em produtos de origem vegetal mas nesse caso a vitamina B12 é adicionada artificialmente ao alimento… mas não me parece que fosse isso que estivesse a sugerir…

      Apenas comentei este facto para que as pessoas não sejam induzidas em erro…como vegetariana que sou, convém que as pessoas sejam bem informadas quando optam por este tipo de alimentação, de forma a não terem problemas de carência nutricional.

      Continuação de um bom dia!

      • 27 Julho 2016 / 15:42

        Refiro-me apenas aos produtos fortificados com cobalamina. Não me expressei bem, peço desculpa. Vou retificar essa questão assim que possível.

    • Adriana Maria Goncalves
      14 Fevereiro 2017 / 12:22

      Esse um litro de bebida de soja é leite de soja industrializado?

    • Adriana Maria Goncalves
      14 Fevereiro 2017 / 12:22

      Esse um litro de bebida de soja é leite de soja industrializado?

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Outras Receitas que merecem destaque