Creme de couve-flor e caril

Creme de couve-flor e caril

sopased-amine-

Sopas

Creme de couve-flor e caril

Alho-francês, Caril, Cebolinho, Cenoura, Couve-flor, Gengibre,
Tempo de preparação 30 minutos
Dificuldade
4 Numero de Porções: sopased-amine-sopased-amine-sopased-amine-sopased-amine-
8
18 Fevereiro, 2018
/
0

Esta semana procurei fazer uma sopa que fosse diferente da tradicional sopa de legumes servida cá em casa. Optei por utilizar couve-flor na base da sopa pois, depois de bem triturada, confere uma textura aveludada deliciosa à sopa. Da couve-flor inteira, reservei alguns raminhos para guarnecer o creme e, aproveitei o caule da couve-flor, descascando-o, e cortando-o em fatias para o incorporar na base do creme.

À couve-flor pálida e de sabor ligeiramente adstringente, juntei cenoura para dar mais cor e um sabor mais adocicado ao creme, e alguns elementos aromáticos, como o alho-francês, o caril em pó, o gengibre e, imediatamente antes de servir, ervas aromáticas frescas e raspa e sumo de lima.

Cobri os vegetais de água, a suficiente para cobrir apenas 2 cm acima dos vegetais, mas, para dar mais sabor à sopa, também poderia ter sido reaproveitada água de cozimento de vegetais, ou adicionado o caldo de legumes caseiro (receita que em breve partilho no blog).

Por fim, de forma a tornar esta preparação mais apelativa, guarneci o creme com azeite, raminhos pequenos de couve-flor dourados, e cebolinho finamente picado.

Creme de couve-flor e caril

4 porções | 30 min | Dificuldade: 1/5

1 ramo de couve-flor
2 cenouras
2 colheres de sopa de azeite
1 alho-francês, cortado em fatias
1 colher de sopa de gengibre, picado
1 colher de sopa de caril em pó
4 ½ chávenas (1,08 L) de água
Sumo e raspa de ½ lima (ou ¼ de limão)
Sal e pimenta preta, a gosto

Procedimento:
1. Prepare a couve-flor: corte os raminhos, e aproveite o caule da couve-flor, descascando-o e cortando-o em fatias. Dos raminhos, separe cerca de 1 chávena dos menores para reservar para o passo 3. Descasque e corte as cenouras em rodelas.
2. Aqueça 1 colher de sopa de azeite numa panela média, juntamente com o alho-francês, a cebola e ½ chávena de caldo ou água. Deixe cozer durante uns 10 minutos, até os vegetais amolecerem. Junte o gengibre e o caril, a couve-flor, as cenouras, o restante caldo ou água, e leve à fervura. Depois de levantar fervura, deixe cozer em lume médio durante cerca de 20 minutos.
3. Aqueça a restante colher de sopa de azeite numa frigideira média e salteie os raminhos de couve-flor que reservou. Mexa frequentemente durante 6 a 8 minutos até os raminhos dourarem. Tempere com uma pitada de sal e pimenta preta a gosto.
4. Assim que a couve-flor da sopa estiver tenra, desligue o lume e triture-a com o auxílio de uma varinha-mágica até obter um creme. Junte o sumo de lima ou limão.
5. Sirva o creme em taças individuais guarnecidas com os raminhos dourados, cebolinho picado, e um fio de azeite.

Variação:

– Creme de couve-flor, caril e coco: Para um creme ainda mais aveludado e de sabor exótico, junte ½ chávena (120 mL) de leite de coco no passo 4.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Outras Receitas que merecem destaque