Creme de tofu

Creme de tofu

Aperitivos Snacks salgadosed-amine-

Aperitivos & snacks

Creme de tofu

Limão, Tofu,
Tempo de preparação 5 minutos
Dificuldade
5 Numero de Porções: 5x Aperitivos Snacks salgadosed-amine-
0
18 Agosto, 2021
/
0

Ainda faltam ideias de opções para barrar no pão? Para além das pastas de oleaginosas (p.e. manteiga de amendoim), as compotas, as pastas à base de leguminosas (húmus), abacate (guacamole), ou azeitona (tapenade), e o azeite e os cremes vegetais alternativos à manteiga, a pasta de tofu também pode ser uma alternativa para barrar no pão. Em baixo, deixo-vos uma receita-base deste creme de tofu, e algumas versões, para diversificarem o seu sabor.

Creme de tofu para barrar

5 porções | 5 min | Dificuldade: 1/5

Ingredientes:
½ bloco (125 g) de tofu firme
¼ a ½ colher de sopa de levedura nutricional
½ colher de chá de vinagre de cidra (ou sumo de limão)
1 colher de sopa de sumo de limão
¼ colher de chá de sal marinho

Procedimento:
1. Triture, num processador de alimentos, robot de cozinha, ou com o auxílio de uma varinha mágica, o tofu, a levedura, o vinagre, o sumo de limão e o sal, até obter uma pasta cremosa. Prove e ajuste a quantidade de sumo de limão e sal a gosto.
2. Armazene a pasta no frigorífico, e consuma até ao fim de 1 semana.
.

Valor Nutricional Estimado, por porção (30 g): 33 kcal; 3,4 g de proteína; 0,3 g de hidratos de carbono; 2,0 g de gordura; 0,1 g de fibra; 0,2 g de sal.
.

Nota: Para uma versão mais firme desta pasta, experimente adicionar ½ colher de chá de agar em pó, e levar ao fogão durante cerca de 5 minutos, até começar a engrossar; coloque a pasta num recipiente e deixe arrefecer no frigorífico durante pelo menos 2 horas até ficar firme.
.

Para variar no sabor das pastas, experimente as seguintes versões:
Creme de tofu, alho e ervas: Junte 1 dente de alho esmagado e cerca de ¼ chávena de ervas aromáticas frescas a gosto (manjericão, salsa ou cebolinho). Para além de barrada no pão, esta pasta pode ser servida para acompanhar legumes cozidos ou grelhados.
Creme de tofu, estragão e alcaparras: junte 1 colher de sopa de estragão picado, ½ colher de sopa de cebolinho picado, e 1 colher de sopa de alcaparras picadas. Sirva com legumes crus como rabanetes, cenoura, pepino (…).
Creme de tofu e tomate seco: triture juntamente com a pasta 1 a 2 tomates secos (previamente hidratados).
Creme de tofu e pimento assado: Asse um pimento vermelho, retire a pele, e pique apenas metade. Triture o pimento picado juntamente com a pasta acima descrita, e uma pitada de piripiri a gosto.

 

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Outras Receitas que merecem destaque