Crepes de farinha de grão-de-bico e banana

Crepes de farinha de grão-de-bico e banana

PequenoAlmoçoed-amine-

Pequeno-almoço

Crepes de farinha de grão-de-bico e banana

Banana, Canela, Farinha de grão-de-bico, Farinha de trigo integral,
Tempo de preparação 20 minutos
Dificuldade
3 Numero de Porções: PequenoAlmoçoed-amine-PequenoAlmoçoed-amine-PequenoAlmoçoed-amine-
0
27 Julho, 2022
/
1

Para aqueles que não gostam de leguminosas, principalmente pela sua textura, podem encontrar no blog várias receitas de pastas, sopas, entre outras preparações criativas para tentarem incluí-las na alimentação. Desta vez, apliquei-as numa receita de pequeno-almoço.
Nesta receita de crepes misturei uma proporção igual de farinha de trigo integral e farinha de grão-de-bico – para conseguir uma massa com alguma maleabilidade, mais macia e fofa, e com menos dureza relativamente à utilização exclusiva da farinha de grão – mas que, não é propriamente um crepe fino e delicado (pode dizer-se que é uma panqueca fina 🙂 ).
Para adoçar a massa, utilizei 1 banana madura, e canela (que podem omitir ou aumentar a quantidade em função do gosto), cujos sabores até acabam por se sobrepor ao paladar pouco intenso da farinha de grão-de-bico.

Para servir, pode acompanhar os crepes de iogurte, fruta fresca, cozida ou macerada, ou molhos à base de fruta (morango).

Crepes de farinha de grão-de-bico e banana

Serve 3 porções (rende 6 crepes) | 30 min | Dificuldade: 1/5

Ingredientes:
200 ml de bebida de soja não-açucarada
1 banana pequena, madura (80 g)
½ chávena (70 g) de farinha de grão-de-bico
½ chávena (70 g) de farinha de trigo integral
½ colher de chá de fermento
½ colher de chá de canela

Preparação:
1. Triture todos os ingredientes numa liquidificadora.
2. Aqueça uma frigideira antiaderente em lume médio, e espalhe com um guardanapo um pouco de azeite, para evitar que a massa fique colada. Coloque uma colher de servir de massa, e espalhe-a pela superfície da frigideira, agitando-a em movimentos suaves, para distribuir uniformemente a massa. Deixe o crepe cozinhar cerca de 1 min, até as faces começarem a levantar; vire o crepe, e cozinhe mais 1 min, até a massa ficar dourada de ambos os lados. Repita este processo com a restante massa.
3. Sirva os crepes com iogurte, fatias de banana e – só porque não é todas as manhãs que faço crepes para o pequeno-almoço – uma pasta de chocolate e amendoim (chocolate derretido misturado com manteiga de amendoim numa proporção de 1:3).

Valor nutricional estimado (por crepe, sem recheio): 103 kcal; 4,8 g de proteína; 18,2 g de hidratos de carbona; 1,7 g de gordura; 3,1 g de fibra.

    • Isabel
      29 Julho 2022 / 20:31

      tenho feito muito panquecas só com farinha de grão de bico, banana madura amassada, canela e fermento e me lembrou muito essa receita! não fica fininha como um crepe mas é simples e deliciosa! vou testar sua receita também 🙂

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado.

Outras Receitas que merecem destaque