Crumble de cereja

Crumble de cereja

sobremesased-amine-

Sobremesas & doces

Crumble de cereja

Amêndoa, Aveia, Cerejas, Chocolate,
Tempo de preparação 60 minutos
Dificuldade
6 Numero de Porções: 6x sobremesased-amine-
2
20 Maio, 2018
/
2

A sobremesa que vos partilho esta semana é um crumble de cereja e frutos silvestres com pedacinhos de chocolate e amêndoa.
O crumble é uma sobremesa à base de fruta que se destaca pela facilidade de execução e menor tempo de preparação, relativamente a uma tarte ou cheesecake, por exemplo. É composto apenas por 2 camadas: uma de fruta, onde à fruta fresca são adicionadas algumas colheres de sopa de açúcar, algum tipo de espessante à base de amido (para aumentar a viscosidade do molho), e especiarias como a canela, o gengibre, o cravinho, a baunilha e até raspa e sumo de citrinos, para dar ainda mais sabor às frutas; por cima da fruta, é espalhada uma segunda camada de uma mistura de aveia em flocos, farinha e, claro, açúcar e gordura, para conferir a consistência crocante que procuramos nesta sobremesa, e que contraste de forma deliciosa com as frutas macias.

Existem outras sobremesas que se assemelham ao crumble em termos de preparação e propósito – assar as frutas até ficarem macias sob um topping crocante – mas, que se distinguem pelo tipo de ingredientes utilizados na camada crocante. O crumble diferencia-se pela utilização de flocos de aveia, enquanto o cobbler requer a elaboração de uma massa. O crisp, por sua vez, exige a incorporação de uma quantidade generosa de frutos gordos picados.

Voltando novamente ao crumble de cereja, depois de colocar as 2 camadas numa forma, basta levar ao forno durante cerca de 35 minutos a 180 °C ou, até a crosta de aveia ficar firme ao toque, e o molho dos frutos vermelhos borbulhar ferverosamente. Depois de retirar o crumble dourado do forno, deixe arrefecer uns 10 minutos, para as frutas assentarem e o topping ficar ainda mais crocante à medida que arrefece. Sirva o crumble assim, simples ou, acompanhado de iogurte ou gelado de baunilha (esta receita será divulgada em breve).

Crumble de cereja

6 porções | 60 min | Dificuldade: 1/5

Ingredientes:
1 ¼ chávena (112 g) de aveia em flocos
2 colheres de sopa (15 g) de amêndoas picadas
4 colheres de sopa (35 g) de farinha de aveia
1 colher de chá de canela
4 colheres de sopa (50 g) de xarope de arroz ou outro, ou mel ou açúcar
2 colheres de sopa (25 g) de óleo de coco, derretido (ou outra gordura vegetal, mas que tenha um sabor neutro)
2 colheres de sopa (15 g) de chocolate negro picado
250 g de cerejas descaroçadas
500 g de frutos silvestres: morangos, framboesas, amoras, groselhas ou mirtilos – podem ser congelados (ver nota)
Sumo de ¼ de limão
1 colher de sopa de amido de milho
2 colheres de sopa de açúcar

Procedimento:
1. Preaqueça o forno a 180 °C.
2. Numa taça, envolva os flocos de aveia, a farinha, as amêndoas picadas, as especiarias, o xarope e o óleo de coco derretido. Envolva por fim o chocolate picado (para derreter aquando da incorporação do óleo de coco, ainda quente). Reserve.
3. Coloque numa forma as cerejas e os frutos vermelhos, e envolva o amido de milho, o sumo de limão, e o açúcar. Espalhe numa camada uniforme. Cubra com o preparado de flocos de aveia.
4. Leve ao forno a 180 °C durante cerca de 35 minutos, até a cobertura de aveia ficar crocante e firme ao toque, e verificar que a camada de fruta está a ferver.
5. Deixe o crumble arrefecer uns 10 minutos e sirva com gelado de baunilha ou, iogurte natural (mexido com um pouco de extrato de baunilha).

Nota: Se utilizar frutos vermelhos congelados, deve descongela-los antes de os incorporar na receita. Caso contrário, a camada de fruta poderá necessitar de um tempo de cozedura maior e, o topping de aveia pode acabar por queimar.

    • Sara
      10 Junho 2018 / 19:23

      Olá Márcia! Experimentei a tua receita e ficou muito boa, aconselho vivamente 🙂 Obrigada pelas receitas e parabéns pelo teu trabalho!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Outras Receitas que merecem destaque