Cuscuz com couve-flor assada, grão e amêndoas

Cuscuz com couve-flor assada, grão e amêndoas

Pratos principais eacompanhamentosed-amine-

Pratos Principais & Acompanhamento

Cuscuz com couve-flor assada, grão e amêndoas

Amêndoas, Couve-flor, Cuscuz, Grão-de-bico, Leguminosas,
Dificuldade
0
1 Dezembro, 2014
/
8

Mais um dia normal da semana à noite e tenho de preparar o almoço para o dia seguinte. “O que fazer, o que fazer?”- murmuro a olhar para a despensa, a pensar que talvez devesse ter feito mais comida no dia anterior.
É verdade, nem sempre tenho tempo para cozinhar, ou para ser criativa. Às vezes tento elaborar um planeamento semanal das refeições, mas por vezes também me escapa.
Assim, nem sempre é fácil elaborar receitas criativas aqui para o blogue, e, por isso, hoje decidi partilhar-vos algo que provavelmente faria durante a semana de aulas, e que deve demorar cerca de pouco mais de 20 minutos a ser confecionado.

O cuscuz é o melhor amigo daqueles que têm pouco tempo para cozinhar. A sua confeção é extramente rápida e não precisamos de estar de olho nele enquanto coze. Misturado com legumes e grão-de-bico fica excelente, mas eu gosto de lhe juntar algumas especiarias, e dar-lhe alguma cor. Neste caso, aqueci ligeiramente algumas especiarias como o cardamomo, a canela e o cravinho, (que dão uma certa sensação de conforto ao prato) em azeite para libertar os aromas, e juntei o grão-de-bico e algumas amêndoas inteiras. Depois de salteados, o grão e as amêndoas vão ficar dourados, e vão dar outra cor ao simples cuscuz. Os damascos são opcionais, mas para quem gosta de misturar o doce e salgado num prato são uma opção a adicionar. Relativamente à lista de especiarias, adequem ao que tiverem por casa.

Cuscuz com couve-flor assada, grão e amêndoas
Serve 2 pratos

½ couve-flor
Azeite, sal e pimenta do reino

¼ chávena de cuscuz + 60ml de água a ferver

1 colher de sopa de azeite
1 dente de alho, picado
½ colher de chá de açafrão
2 grãos de cardamomo
¼ colher de chá de canela
¼ colher de chá de cravo moído
1/8 colher de chá de pimenta caiena
1 chávena de grão de bico cozido
¼ chávena de amêndoas
3 damascos secos, cortados em pedacinhos
Salsa fresca picada

Lave a couve-flor e corte em porções mais pequenas. Coloque a couve-flor numa assadeira, junte um fio de azeite, e tempere com uma pitada de sal e pimenta preta. Leve ao forno cerca de 20 minutos a 180°C. Assim que a couve-flor estiver cozida, retire do forno.
Coloque o cuscuz numa tigela e junte a água a ferver e uma pitada de sal. Cubra e deixe o cuscuz absorver a água uns 5 minutos. Assim que o líquido for completamente absorvido. Com um garfo, separe os grãos de cuscuz para que fique solto e fofo.
Aqueça uma sertã com azeite em lume médio, e junte as especiarias. Cozinhe por menos de um minuto, até os aromas se libertarem, e junte o alho picado. Junte finalmente o grão-de-bico e as amêndoas, e, se necessário algumas colheres de água. Cozinhe mais alguns minutos e adicione os damascos picados e o cuscuz. Misture tudo, ajuste os temperos e retire do lume. Junte a salsa e a couve-flor assada, e sirva.

Recipe in English

Couscous with chickpeas, almonds and roasted cauliflower
Serves 2

½ cauliflower head
Olive oil, salt and black pepper

¼ cup couscous + 60ml boiling water

1 tablespoon olive oil
1 garlic clove, finely minced
½ teaspoon turmeric
2 cardamom pods
½ cinnamon stick
¼ teaspoon cloves, ground
1/8 teaspoon cayenne pepper
1 cup cooked chickpeas
¼ cup almonds
3 dried apricots, diced
Fresh parsley, roughly chopped

Wash the cauliflower and cut into small florets. Place the florets in a baking dish, add a drizzle of olive oil, and season with a pinch of salt and black pepper. Bake for approximately 20 minutes at 180°C. Once cauliflower is cooked, remove from oven and set aside.
Place the couscous in a bowl and pour over the boiling water. Cover and set aside for 5 minutes. Once the liquid has been absorbed, fluff the couscous with a fork to separate and set aside.
Heat the olive oil over a medium heat in a pan, and add the spices and cook for 1 minute until fragrant, add the garlic. Add the chickpeas and almonds, and, if necessary a few tablespoons of water. Cook for a few minutes, and add the diced apricot and couscous. Toss to combine, adjust seasonings and remove from the heat. Stir in the parsley and roasted cauliflower, and serve.

Bom apetite...

    • 01 Dezembro 2014 / 9:15

      Márcia eu que tenho 3 filhos e muitos banhos e jantares para dar durante os dias de semana, este tipo de receitas para mim são sempre mais do que bem vindas. Adoro que umas simples especiarias confiram toda uma outra dimensão a um prato.
      Costumo fazer a couve flor assada muitas vezes mas confesso que nunca experimentei assim. A reter com certeza.
      Grande beijinho

    • Araci
      01 Dezembro 2014 / 18:09

      Que tipo de cuscuz é? Marroquino ou de milharina?

      • marciagoncalves93
        15 Dezembro 2014 / 13:29

        Marroquino 🙂

    • 03 Dezembro 2014 / 23:58

      Que óptimo aspecto. Já guardei aqui no computador, para poder fazer. 🙂 Adoro experimentar receitas novas e o teu blogue é um óptimo livro de receitas. Muito obrigada. <3

    • Lucia
      07 Outubro 2015 / 11:28

      Adorei seu blog….nutritivo,del’icia

    • Olgasanguessuga
      15 Junho 2017 / 21:45

      Oi querida já não vinha aqui há bastante tempo!mas valeu!tens umas receitas maravilhosas! Para confecionar neste Domingo, pois vou ter os meus vegans a almoçar! Lá terá q ser.beijos.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Outras Receitas que merecem destaque