Empadão de cogumelos e soja

Empadão de cogumelos e soja

Pratos principais eacompanhamentosed-amine-

Pratos Principais & Acompanhamento

Empadão de cogumelos e soja

Batata, Cenoura, Cogumelos, Louro, Salsa, Soja texturizada,
Tempo de preparação 75 minutos
Dificuldade
4 Numero de Porções: Pratos principais eacompanhamentosed-amine-Pratos principais eacompanhamentosed-amine-Pratos principais eacompanhamentosed-amine-Pratos principais eacompanhamentosed-amine-
10
21 Abril, 2019
/
1

Por aqui não ligo muito às tradicionais Pascais mas, conservo a mais importante, o convívio à mesa. E hoje, será servido este empadão de cogumelos e soja…

Para fazer o recheio saboroso deste empadão, refoguei a cebola e o alho, juntamente com cenoura em cubos pequenos, e cogumelos picados. Aos legumes macios e dourados, juntei o tomate (triturado, e concentrado), água, e deixei reduzir. Juntei a soja demolhada ao estufado, para tornar a refeição nutricionalmente mais adequada, e também um pouco de amido de milho, para espessar o molho do recheio. A base do estufado acaba por mascarar o sabor da soja, que praticamente apenas contribui para dar textura ao recheio. Deixei cozer até a soja ficar macia, e o molho com a viscosidade certa e, por fim, envolvi uma quantidade generosa de salsa fresca picadinha. Numa forma, cobri o estufado com puré de batata, e decorei com o garfo a superfície do puré (para dar alguma textura, porque as pontinhas acabam por dourar) e levei ao forno, até o recheio começar a ferver, e o puré dourar.
Servi com algumas verduras salteadas com alho.

No prato, realço o contraste de texturas e de sabor entre as camadas, que torna este prato mais complexo e rico: o puré cremoso e de aroma a tomilho, envolvido com o recheio apetitoso composto por cebola, tomate, louro e os cogumelos salteados… Não pretendia imitar o empadão original mas, aproveitei o sabor delicioso e a textura dos cogumelos picados, que se assemelham ao original… No entanto, independentemente das semelhanças, este prato é delicioso por si só!

Empadão de cogumelos e soja

4 porções | Dificuldade: 2/5 | Tempo de preparação: 75 min

Ingredientes:
Puré
650 – 700g de batata
¼ chávena (60 mL) de bebida vegetal (soja…), não açucarada
2 colheres de sopa de azeite
¼ colher de chá de tomilho
Sal e pimenta preta

Recheio
80 g soja texturizada moída (nota) + 1 chávena (240 mL) de água a ferver
1 colher de sopa de azeite
1 cebola, picada
4 dentes de alho, picados
200g de cogumelos, picados
1 cenoura, em cubos pequenos
1 folha de louro
½ colher de chá de cominhos
1 colher de sopa de pasta de tomate
1 lata de tomate triturado
1 colher de chá de amido de milho (Maizena)
2 chávenas (480 mL) de água
4 colheres de sopa de salsa picada
Sal e pimenta preta

Procedimento:
1. Para fazer o puré: Cubra as batatas com água numa panela grande. Junte 1 colher de chá de sal e leve à fervura. Deixe cozer durante 8 a 10 minutos em lume médio, até as batatas ficarem macias. Escorra a água de cozimento. Reduza as batatas a puré passando-as num passe vite, ou, com recurso a um esmagador de batatas, até obter um puré suave. Junte a bebida vegetal, 2 colheres de sopa de azeite, e uma pitada de pimenta preta a gosto. Reserve.
2. Para fazer o recheio, comece por demolhar a soja em cerca de 1 chávena de água a ferver.
3. Aqueça 1 colher de sopa de azeite numa frigideira larga antiaderente e junte a cebola, o alho, os cogumelos, a cenoura, a folha de louro e os cominhos. Deixe refogar durante 5 minutos e adicione o tomate e a pasta de tomate. Junte a água, e leve à fervura. Reduza o lume e deixe cozer durante 10 a 15 minutos, até a cebola ficar macia. Junte o e o amido de milho, dissolvido em 1-2 colheres de sopa de água, e a soja moída. Tempere com uma pitada de sal e pimenta preta, e deixe cozer mais alguns minutos, até o molho engrossar.
3. Coloque o estufado numa forma adequada e cubra com o puré de batata. Alise a superfície do puré com as costas de uma colher. Se gostar, desenhe alguma textura no puré com um garfo. Coloque a forma no forno preaquecido (no programa “gratinar”) a 180 °C durante 15 minutos, até o puré dourar.

Notas:

No lugar da soja texturizada moída, pode optar por 2 chávenas de lentilhas/feijão encarnado cozidos, 250g de seitan picado (…).

    • 09 Julho 2019 / 15:38

      Oh-meu-deus!!! Que bom aspecto. Tantas coisas que eu adoro juntas. Quero imenso experimentar esta receita. Um beijinho!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Outras Receitas que merecem destaque