Estufado de feijão e pimento

Estufado de feijão e pimento

Pratos principais eacompanhamentosed-amine-

Pratos Principais & Acompanhamento

Estufado de feijão e pimento

Coentros, Feijão preto, Feijão vermelho, Leguminosas, Lima, Pimento,
Tempo de preparação 50 minutos
Dificuldade
4 Numero de Porções: Pratos principais eacompanhamentosed-amine-Pratos principais eacompanhamentosed-amine-Pratos principais eacompanhamentosed-amine-Pratos principais eacompanhamentosed-amine-
8
13 Outubro, 2019
/
0

Este final do verão tivemos na nossa horta uma variedade de pimento vermelho pouco doce e bastante picante. Como esta variedade não caía muito bem nas saladas de final de verão, de tomate, pepino e pimento doce – cuja habitual doçura balanceava os sabores -, resolvi empregá-lo em pratos quentes, como estufados. Nesta receita de estufado de feijão vermelho e preto, utilizei o pimento vermelho, assado, como base do molho.

Para fazer este prato, comecei por assar alguns pimentos, de forma a tornar o seu sabor mais complexo. Depois de retirar a pele queimada, piquei o pimento em pedacinhos: parte seria para triturar e espessar o molho do estufado; o restante, seria para juntar ao feijão cozido, e dar mais textura ao estufado. Numa panela, fiz o refogado com cebola e algumas especiarias como cominhos (não poderia faltar com o feijão!), coentros moídos, e um nadinha de piripiri e, juntei o feijão cozido, pasta de tomate e o pimento picado. Deixei cozer até o molho reduzir. Antes de retirar do lume, para contrastar com as notas quentes, juntei sumo de lima e coentros frescos picados.

Por fim, servi o estufado com um pouco de pasta de abacate, tortilhas crocantes (receita do livro) e, uns cogumelos salteados com coentros e lima (que sobrou do estufado), no entanto, um arroz soltinho para absorver o molho rico, também me parece uma excelente sugestão de acompanhamento!

Estufado de feijão (vermelho e preto) e pimento vermelho

4 porções | Duração: 50min | Dificuldade: 1/5

Ingredientes:
3 pimentos vermelhos
1 colher de sopa de azeite
1 cebola, picada
1 lata (260g) de feijão preto, cozido
1 lata (260g) de feijão encarnado, cozido
2 chávenas de água
3 dentes de alho
1 colher de sopa de pasta de tomate
1/2 colher de sopa de cominhos
1 colher de chá de coentros moídos
Uma pitada de pimenta caiena (ajustar de acordo com gosto e tolerância)
½ chávena de coentros frescos, picados
Sumo de ½ lima
Uma pitada de sal e pimenta preta, a gosto

Procedimento:
1. Asse os pimentos a 180 °C durante 20 minutos, ou até perder a sua forma. Transfira os pimentos para uma taça, cubra com película aderente e deixe arrefecer. Retire a pele queimada. Corte o pimento em pedaços pequenos, e reserve os sucos.
2. Com recurso a uma varinha-mágica, triture ½ chávena de feijão vermelho com ½ chávena de água e ¼ chávena de pimento (incluindo os sucos).
3. Numa panela média, aqueça 1 colher de sopa de azeite e salteie durante pelo menos 5 minutos a cebola. Junte o alho, a pasta de tomate, os cominhos, os coentros, e uma pitada de sal e pimenta caiena, e deixe refogar 1 minuto. Junte a restante água, o puré de feijão, os feijões (preto e encarnado) e o pimento assado. Leve à fervura, reduza o lume e deixe cozer durante 30 minutos, até o molho estiver reduzido, e saboroso. Junte por fim os coentros picados e o sumo de lima. Ajuste os condimentos a gosto e sirva, com arroz simples, ou, com pasta de abacate, cogumelos salteados com coentros e lima e tortilhas crocantes (receita no livro).

 

Variações

Chili de feijão branco e manteiga, e pimento verde: os pimentos verdes são pimentos vermelhos imaturos e, têm por isso, um sabor substancialmente diferente dos vermelhos, mais amargo e “verde”, relativamente à versão madura, mais doce. No entanto, em alguns pratos podem ser substituídos um pelo outro (embora geralmente prefira os pimentos verdes em salteados, por exemplo). Para fazer esta versão (inspirada no White bean poblano chili), substitua o pimento vermelho por pimento verde e, também o feijão encarnado e preto por feijão branco e manteiga.

Cogumelos com lima e coentros

Serve 2 a 4 porções | Tempo: 15min | Dificuldade: 1/5

Ingredientes:
200 – 300g de cogumelos brancos; limpos de sujidade visível
½ colher de sopa de azeite
2 dentes de alho, descascados e esmagados
Sumo de ½ lima
2 colheres de sopa de coentros frescos, picados
Uma pitada de sal e pimenta preta acaba de moer

Procedimento:
1. Aqueça o azeite numa frigideira e junte os cogumelos e o alho. Deixe cozer durante alguns minutos, mexendo ocasionalmente para promover a caramelização dos cogumelos. Tempere os cogumelos com sal e pimenta preta e, assim que ficarem brilhantes e começarem a colar, junte o sumo de lima, e os coentros. Deixe os cogumelos absorverem o molho. Retire do lume e sirva.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Outras Receitas que merecem destaque