Estufado de Feijoca e Abóbora

Estufado de Feijoca e Abóbora

Pratos principais eacompanhamentosed-amine-

Pratos Principais & Acompanhamento

Estufado de Feijoca e Abóbora

Abóbora, Cominhos, Feijoca, Salsa, Sementes de abóbora,
Dificuldade
0
4 Setembro, 2015
/
3

Sendo este o primeiro artigo de Setembro, decidi mostrar-vos um pouco do que se come por cá, nesta época em que já começam a surgir os primeiros vegetais do Outono, e onde resistem os últimos vegetais do Verão, maduros, mas mais concentrados em sabor.

Durante esta semana enquanto olhava para o quintal da janela da cozinha, apercebi-me que as estacas dos feijões já estavam visíveis, e a rama morta. Pouco depois chega a minha avó com uns sacos de feijões frescos já debulhados prontos a congelar para nutrir a sopa feita durante o inverno. Estes são provavelmente os meus feijões preferidos porque como não estão secos, o tempo de cozedura é significativamente reduzido, (mas não dispenso demolhá-los previamente na mesma), são grandes, macios por dentro sem ser farinhentos, e têm um sabor característico que eu gosto.

Estava decido que tinha de publicar uma receita com os feijões frescos. E não haveria de faltar tomate, porque estão no ponto do amadurecimento… Mas o que adicionar mais? Fui até ao quintal e e admirei as abóboras-menina já bem crescidinhas, e de estepe a ficar seco. Não resisti e levei uma para casa, abri-a, e estava no ponto, com as sementes grandes mas bem firmes à polpa. Pensei logo na possibilidade de juntar as sementes à receita, mas infelizmente só depois é que me lembrei que tinham de ser secas antes de ser utilizadas em receitas, por isso tive de recorrer às do supermercado. Mas fica a dica, podem aproveitar as sementes das abóboras, depois de as secar ao sol, e retirar a casca dura.

Fiz um estufado com os feijões, abóbora, tomate e algumas especiarias, mas também juntei ervas aromáticas e as sementes tostadas. A receita é simples, não requer muito tempo nem ingredientes, e o sabor compensa de certeza. Podem servir com pão de centeio, ou um pouco de arroz integral e vegetais verdes cozidos ou salteados.

Estufado de feijoca e abóbora
Serve duas pessoas

1 colher de sopa de azeite
2 dentes de alho, picados
½ cebola, picada
2 tomates médios, pelados e cortados em cubos
2 chávenas (480g) de feijocas cozidas (ou feijão branco)
½ abóbora-menina pequena, cortada em cubos
1 folha de louro
¼ colher de chá de cominhos em pó
¼ colher de chá de piripiri em pó
½ colher de chá de pimentão vermelho em pó
Sal marinho e pimenta preta moída

Faça um refogado com a cebola e alho picados em azeite. Junte as especiarias e ervas aromáticas. Seguidamente, junte o tomate pelado e cortado em cubos. Assim que o tomate ficar reduzido a molho, junte aproximadamente a abóbora em cubos. Deixe cozinhar durante cerca de 10 minutos, e acrescente o feijão cozido. Junte sal e ajuste os temperos a gosto. Finalmente, deixe cozer mais alguns minutos, e sirva com salsa picada e estas sementes de abóbora crocantes.

Recipe in English

Butter bean and butternut squash stew
Serves two

1 tablespoon olive oil
2 garlic cloves, minced
½ onion, minced
2 medium ripe tomatoes, peeled and diced
½ small butternut squash
2 cups (480g) butter beans (or lima, great northern or even white beans)
1 bay leaf
¼ teaspoon ground cumin
¼ teaspoon ground cayenne pepper
½ teaspoon red bell pepper powder
A dash of sea salt and black pepper

Sauté minced onion and garlic in olive oil. Add the spices, herbs and tomato chopped into cubes. Once the tomato is reduced to sauce, add the butternut squash, and cook for about 10 minutes. Add the cooked beans, salt and adjust seasonings. Simmer for a few more minutes and serve topped with fresh chopped parsley and crunchy pumpkin seeds.

Bom apetite...

    • Claudia Mara
      13 Setembro 2015 / 21:58

      Maravilhosa esta ideia! Fiz e ficou saboroso. Obrigada

      • 13 Setembro 2015 / 21:59

        Olá Cláudia. Muito obrigada pelo teu comentário, ainda bem que gostaste 🙂

    • Claudia Mara
      13 Setembro 2015 / 21:58

      Maravilhosa esta ideia! Fiz e ficou saboroso. Obrigada

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Outras Receitas que merecem destaque