Estufado de grão-de-bico com beringela assada

Estufado de grão-de-bico com beringela assada

Pratos principais eacompanhamentosed-amine-

Pratos Principais & Acompanhamento

Estufado de grão-de-bico com beringela assada

Amêndoa, Beringela, Grão-de-bico, Tomate,
Tempo de preparação 45 minutos
Dificuldade
4 Numero de Porções: Pratos principais eacompanhamentosed-amine-Pratos principais eacompanhamentosed-amine-Pratos principais eacompanhamentosed-amine-Pratos principais eacompanhamentosed-amine-
4
27 Outubro, 2018
/
0

Nesta receita, comecei por assar beringela em cubos, até ficarem visivelmente dourados e suculentos. Optei por preparar a beringela recorrendo a este método culinário porque, quando assada no forno, acaba por dourar e desenvolver mais sabor. Na confeção deste prato, também não me limitei a envolver a beringela assada quando o estufado estivesse quase pronto. Procurando intensificar o sabor deste ingrediente no prato, adicionei-o à própria base do estufado, que também contava com a incorporação de outros ingredientes aromáticos como a cebola, o alho, o tomate, e uma quantidade generosa de especiarias.
Depois de juntar parte da beringela na base do estufado, reduzi o molho para concentrar os sabores e aromas e, triturei, para o tornar mais cremoso.
Por fim, envolvi a restante beringela assada, ervas aromáticas frescas picadas e, o grão-de-bico previamente cozido. Juntei também um pouco de sumo de limão, para contrabalançar os sabores com alguma frescura e, polvilhei o estufado com amêndoas palitadas tostadas, para guarnecer e fornecer algum contraste de texturas, mas a adição das amêndoas é opcional.

Estufado de grão-de-bico com beringela assada

4 porções | 45 min | Dificuldade: 2/5

Ingredientes:
2 beringelas pequenas, cortadas em cubos do 1 cm
2 colheres de sopa de azeite
1 cebola, picada
2 dentes de alho, picados
1 colher de chá de coentros moídos
½ colher de chá de gengibre moído
1 colher de chá de paprika
½ colher de chá de cominhos
2 chávenas de caldo de legumes caseiro ou água
1 lata média de tomate pelado
1 folha de louro
2 latas pequenas (2×260 g) de grão-de-bico cozido, escorrido
1 colher de chá de sumo de limão
2 colheres de sopa de amêndoa palitada, tostada (opcional)
4 colheres de sopa de coentros/salsa frescos, picados
Sal e pimenta preta a gosto

Procedimento:
1. Preaqueça o forno a 200 °C.
2. Lave e corte a beringela em cubos pequenos, de 1 cm de largura. Junte 1 colher de sopa de azeite, uma pitada de sal e pimenta preta, e envolva. Coloque a beringela em cubos numa única camada numa forma revestida de papel vegetal ou papel de alumínio. Leve ao forno durante cerca de 10 minutos, mexa e leve novamente durante mais 5 a 7 minutos, até desenvolver uma cor dourada. Reserve 2/3 da beringela assada.
3. Aqueça 1 colher de sopa de azeite numa panela média e junte a cebola. Salteie durante cerca de 5 minutos, até ficar translúcida. Junte o alho, as especiarias (coentros, gengibre, paprika, cominhos) e uma pitada de sal e pimenta preta, mexa e salteie até as especiarias libertarem os seus aromas, cerca de 30 segundos. Junte o tomate pelado, a folha de louro, e deixe o tomate reduzir. Junte a água e 1/3 da beringela assada, e leve novamente à fervura. Depois de levantar fervura, reduza o lume, tape a panela, e deixe cozer durante cerca de 15 a 20 minutos. Remova a folha de louro e triture o estufado até formar um creme. Junte a beringela reservada (os 2/3), assim como o grão-de-bico. Junte por fim o sumo de limão, e ajuste os condimentos a gosto.
4. Sirva o estufado em taças e guarneça com amêndoa palitada tostada e coentros frescos.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Outras Receitas que merecem destaque