
Estufado de massa, cogumelos e feijoca
Pratos Principais & Acompanhamento
Estufado de massa, cogumelos e feijoca
A partir de agora vão poder encontrar as novas receitas do blog também no Ímpar, a secção de lifestyle do Púbico.
Aceitei este desafio com entusiasmo, (não fosse leitora de colunistas como Yotam Ottolenghi, Mark Bittman, e Harold McGee, do The Guardian e do New York Times, cujas receitas, artigos e livros ainda inspiram esta página), mas reconhecendo as minhas limitações temporais no desenvolvimento de novas receitas para este projecto (fruto da minha condição atual de trabalhadora-estudante).
De forma a economizar tempo na cozinha, a receita deste estufado de massa, feijoca e cogumelos envolve apenas um único tacho, onde todos os ingredientes são adicionados nos momentos certos da confeção, para fazer um prato saboroso, com o mínimo de esforço.
Começo por refogar a cebola, e junto os cogumelos, que salteio até ficarem macios. Apesar de sugerir o uso de uma panela na receita, pressuponho que seja larga o suficiente para os cogumelos terem espaço para dourarem ligeiramente. De seguida, junto a pasta de tomate, a mostarda e o vinho, que vão conferir sabor ao molho e, um pouco de farinha, para o espessar. Junto a água, levo o caldo à fervura, e adiciono a massa. Enquanto a massa coze, o molho reduz, e começa a espessar. Podemos corrigir a viscosidade com um pouco de água, ou, com a bebida vegetal/leite. Nos últimos minutos de cozedura, envolvo as ervas aromáticas (salsa ou manjericão frescos). Retiro do lume mal a massa esteja cozida, e o molho aveludado e concentrado nos sabores da mostarda picante, a frescura das ervas aromáticas, a acidez do vinho, e o sabor intenso a cogumelos.
Estufado rápido de massa, cogumelos e feijoca
2 PORÇÕES | DURAÇÃO: 30 MIN | DIFICULDADE: 1/5
Ingredientes
300 g de cogumelos castanhos
1 colher de sopa de azeite
1 cebola média, picada
3 dentes de alho, picados
2 colheres de sopa de concentrado de tomate
1 colher de sopa de farinha
2 colheres de sopa de mostarda Dijon
1/4 colher de chá de sal
Menos de 1/8 colher de chá de pimenta preta
240 – 300 mL de água
1/3 chávena (80 mL) de vinho branco
80 g de massa
1 lata de feijoca (ou feijão branco), cozida
Menos de ½ chávena (100 mL) de bebida vegetal/leite
2 colheres de sopa de salsa picada
Procedimento
1. Limpe os cogumelos de qualquer sujidade visível com um guardanapo de cozinha, e corte-os em fatias ou em quartos. Pode utilizar outras variedades de cogumelos, tendo em consideração os diferentes tempos de confeção dos cortes e das distintas variedades (p.e.: se utilizar shiitake, adicione-os primeiro ao refogado, e só depois os marron; no caso dos cogumelos secos, comece por demolhá-los em água a ferver durante pelo menos 10 min, e aproveite esta água de demolha para dar mais sabor ao estufado).
2. Comece por saltear a cebola no azeite, durante cerca de 5 minutos, até ficar macia. Junte os cogumelos e o alho, e deixe refogar durante alguns minutos, até amolecerem. Junte a pasta de tomate, a mostarda e a farinha, envolva tudo e deixe cozer 1 a 2 min. Junte a água e o vinho, e leve à fervura. Junte a massa e tempere com sal e pimenta preta. Em lume brando, coza durante cerca de 10 min, até a massa ficar al dente. Junte por fim a feijoca cozida e a bebida vegetal, e leve à fervura. Se necessário, junte mais água, e ajuste os condimentos a gosto. Por fim, envolva a salsa picada no estufado, e sirva.
Outras Receitas que merecem destaque

Crepes de farinha de grão-de-bico e banana

Hambúrgueres de grão-de-bico e caril

Que aspecto maravilhoso, vou experimentar esta semana 🙂
Fizemos hoje e ficou óptimo!
Muito obrigada pela partilha!
Abraço,
Sónia Correia
Que bom! Muito obrigada por deixar o seu feedback, Sónia!
Abraço
Experimentei hoje e adorei!! (não tinha salsa e coloquei alecrim fresco… imagino que subverta um pouco o resultado final, mas ficou com um aroma a ‘bosque’ que muito combina com os cogumelos)
Fantástica sugestão de combinação, Leonor.
Fico contente por ter experimentado a receita, e por ter gostado.
Obrigada pelo feedback!
olá!experimentei ontem e ficou muito bom.comida mesmo de conforto:) obrigada
Olá Ana,
Muito obrigada pelo comentário! Ainda bem que gostou da receita. 🙂
Olá! Dá para congelar? Obrigada!
Olá! Não recomendo porque acho que a massa congelada reaquecida fica muito mole, e perde a sua textura, mas é uma questão de gosto pessoal. 🙂