Favas com curgete e cogumelos

Favas com curgete e cogumelos

Pratos principais eacompanhamentosed-amine-

Pratos Principais & Acompanhamento

Favas com curgete e cogumelos

Cogumelos, Curgete, Favas, Tomate,
Tempo de preparação 40 minutos
Dificuldade
2 Numero de Porções: Pratos principais eacompanhamentosed-amine-Pratos principais eacompanhamentosed-amine-
9
8 Abril, 2018
/
0

Nas primeiras semanas deste mês começam a aparecer na nossa horta as primeiras vagens carregadas de favas de tamanho generoso. Aqui por casa, tentamos aproveitá-las ao máximo, especialmente em estufados. Mas, admito que não aprecio leguminosas frescas no geral e tento sempre envolvê-las num molho de sabor mais intenso, ou juntá-las a outros vegetais que goste mais, para esconder a textura e o sabor das favas.

Nesta receita, comecei por saltear curgete, cogumelos e um pouco de tomate seco, que acho que realça a doçura dos vegetais e adiciona mais sabor ao prato. Quando os vegetais começaram a ficar tenros, juntei as favas, já cozidas e sem pele. Por fim, envolvi os vegetais salteados num molho de tomate com cebola, alho, louro e algumas especiarias, guarneci com manjericão fresco, e servi com um cuscuz de pimento.

 

 

Favas com curgete e cogumelos

2 porções | 40 min | Dificuldade: 1/5

Ingredientes:
200 g de favas, congeladas ou frescas
2 colheres de sopa de azeite
2 tomates secos (hidratados em água a ferver), cortados em fatias (opcional)
100 g de cogumelos castanhos, cortados em fatias
1 curgete pequena, cortada em fatias
1 colher de sopa de vinagre balsâmico
½ cebola, cortada em fatias
2 dentes de alho, laminados
½ colher de chá de colorau
¼ colher de chá de cominhos moídos
1 folha de louro
1 lata de tomate pelado, picado
Sal e pimenta preta acabada de moer, a gosto
1 colher de sopa de manjericão fresco, picado

Procedimento:
1. Coloque água numa panela e leve à fervura. Junte as favas e uma pitada de sal. Cozinhe durante cerca de 3 minutos, até começarem a flutuar, e retire-as do lume. Escorra a água de cozimento e deixe as favas arrefecer para lhes retirar a pele.
2. Aqueça numa frigideira antiaderente 1 colher de sopa de azeite e junte os cogumelos e a curgete cortados em fatias, o tomate seco, e o vinagre balsâmico. Salteie durante 5 minutos, até os vegetais começarem a amolecer. Se necessário, junte 1 a 2 colheres de sopa de água. Junte as favas, e uma pitada de sal e pimenta preta. Salteie mais 2 minutos, mexendo ocasionalmente para promover a caramelização dos vegetais. Reserve os vegetais num prato.
3. Na mesma frigideira, aqueça o azeite e junte a cebola. Salteie durante cerca de 5 minutos, até ficar translúcida. Junte o alho, as especiarias e uma pitada de sal e pimenta preta. Salteie até as especiarias libertarem os seus aromas, cerca de 30 segundos. Junte o tomate pelado, a folha de louro, e leve à fervura. Depois de levantar fervura, reduza o lume, tape a frigideira, e deixe cozer durante cerca de 20 minutos. Junte por fim os vegetais salteados e o manjericão fresco.
4. Sirva as favas acompanhadas de arroz ou outro cereal a gosto.

 

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Outras Receitas que merecem destaque