Gnocchi de Batata-Doce

Gnocchi de Batata-Doce

Pratos principais eacompanhamentosed-amine-

Pratos Principais & Acompanhamento

Gnocchi de Batata-Doce

Batata doce, Noz moscada, Tomate,
Dificuldade
0
13 Setembro, 2015
/
8

Gosto de associar épocas do ano à gastronomia de alguns países, por isso, numa época em que abundam as beringelas, tomates e pimentos, os meus pratos parecem ter sempre alguma inspiração da culinária italiana. Mas embora seja mais recorrente fazer pratos mais simples como a sopa Minestrone ou acompanhar massa com Caponata e estas almôndegas, desta vez aventurei-me um bocadinho mais, e fiz o meu próprio gnocchi a partir de batata-doce. E não é que resultou mesmo bem? A batata-doce, sendo, obviamente, doce, contrasta na perfeição com o molho de tomate ácido. Era exactamente o sabor que eu procurava para contrabalançar esta acidez do tomate. E mesmo utilizando a batata-doce, o gnocchi acaba por não ser muito diferente do tradicional, sendo igualmente macio, e fica delicioso envolvido no molho de tomate.

Por fim, acompanhei o gnocchi com pimentos, beringela, azeitonas, e feijão branco salteados com uma pitada de pimenta-preta e sal, raspa de limão, e algumas ervas aromáticas frescas. No entanto, posso dizer-vos que esta não foi a ideia mais feliz. Apesar de ter gostado do resultado final a nível estético, e achar que os sabores até resultaram bem, a combinação de texturas não foi a melhor. Os vegetais tenros até ficam bem com o gnocchi, mas o feijão nem tanto, pois já é macio, e a par do gnocchi mais parece um prato feito para uma dieta mole/pastosa. Eu nem me importo tanto com este pormenor, mas apenas deixo o aviso para quem não gostar desta ideia.

Gnocchi de batata-doce
Serve 2-4 pesssoas

250g de batata-doce (cerca de 1 batata média)
½ chávena (60g) de farinha (eu usei de trigo-sarraceno nesta receita, mas podem usar qualquer tipo de farinha)
1 colher de sopa de amido de milho
Uma pitada de sal marinho, pimenta preta moída e noz-moscada

Lave bem a batata-doce, e pique-a com um garfo algumas vezes. Leve ao forno a 180ºC durante cerca de 20 minutos, até ficar bem cozida. Alternativamente pode cozê-la no microondas durante 5-6 minutos.
Retire cuidadosamente a pele da batata-doce. Esmague com um garfo, até ficar reduzida a puré. Coloque o puré numa superfície enfarinhada e amasse, juntando a farinha e os temperos. Amasse até obter uma massa suave.
Corte a massa em 2-3 porções. Role numa superfície enfarinhada cada bocado de massa, até formar uma “corda” da espessura de um polegar. Corte a corda em pedacinhos, com 2cm de largura, e pressione cada pedacinho de massa com um garfo. Repita o processo com a restante massa.
Para cozinhar o gnocchi, aqueça uma panela de água com uma pitada de sal, e assim que começar a ferver adicione alguns gnocchi à panela, e deixe cozer até começarem a subir, e flutuar na superfície da água. Deve demorar cerca de 1-2 minutos a cozer. Retire os gnocchi com uma escumadeira para um prato.
Combine com este molho de tomate, e sirva como acompanhamento.

Recipe in English

Sweet potato gnocchi
Serves 2-4

250g sweet potatoes (about 1 medium potato)
½ cup (60g) flour (I used buckwheat flour in this recipe, but you can use any type of flour)
1 tablespoon cornstarch
A pinch of sea salt, black pepper and ground nutmeg

Wash the sweet potato, and fork. Bake at 180°C for about 20-30 minutes, until cooked through. Alternatively, cook in microwave for 5 minutes.
Carefully remove the skin of the sweet potato. Mash with a fork, and place the puree on a floured surface and knead, adding flour and seasonings. Knead until all of the flour has been incorporated and the dough is smooth.
Cut the dough into equal pieces. Roll in a floured surface each piece of dough into a 1/2-inch-thick rope, lightly. Cut each rope into pieces, and press each gnocchi with a fork. Repeat the rolling process with the remaining gnocchi.
To cook the gnocchi, bring a large pot of salted water to a boil. Add some gnocchi to the boiling water, and then let the gnocchi cook until they float back up to the top. Gnocchi will cook in approximately 1 minute. Remove them with a slotted spoon to a plate.
Combine gnocchi with tomato sauce and serve.

Bom apetite...

    • 13 Setembro 2015 / 23:38

      QUE DELICIA!! 😀 é desta que me aventuro no gnocchi!

    • 14 Setembro 2015 / 12:28

      Que bom aspeto, até deu água na boca!

    • 14 Setembro 2015 / 12:37

      Confesso que também não poria feijão, mas tudo o resto me parece perfeito. Já tentei gnocchi de abóbora e adorei! Vou tentar este também 😉

    • Ana Martins
      14 Setembro 2015 / 14:22

      Que bom aspeto! Ando para experimentar fazer gnocchi há meses!
      Desta não passa!!
      ;))

    • Amanda
      25 Setembro 2015 / 17:46

      Oi Márcia, meu nome é Amanda!! Sou do Brasil e tb sou vegetariana 🙂 descobri seu blog e estou amando!!! Muitas inspirações pra mim quando falha a criatividade 😉 obrigada!!!

    • Marta Oliveira
      26 Janeiro 2016 / 1:18

      Olá, Márcia!! Adoro o teu blogue. Parabéns!
      Este molho de tomate é o da receita das almôndegas? 🙂 Obrigada.

    • 17 Maio 2016 / 12:54

      Olá Márcia! 🙂 Mais uma receita testada e aprovada!
      Fiz com batata normal em vez de batata doce, mas ficou fantástico!

      Obrigada por todas as tuas partilhas.
      Beijinhos*

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Outras Receitas que merecem destaque