Granola crocante de amêndoa e banana

Granola crocante de amêndoa e banana

Aperitivos Snacks salgadosed-amine-

Aperitivos & snacks

Granola crocante de amêndoa e banana

Amêndoas, Aveia, Avelãs, Banana, Manteiga de amêndoa, Óleo de coco, Sementes de abóbora, Sementes de girassol,
Dificuldade
0
18 Março, 2015
/
15

Nunca vos partilhei isto, mas as receitas publicadas no blog seguem uma distribuição por tipo de refeição. E por isso as ideias que vou tendo aponto-as num papel, e depois ordeno-as de acordo com essa distribuição. E é curioso como as semanas em que anseio mais em cozinhar e tirar fotografias para o blog são aquelas dedicadas ao pequeno-almoço! Não só é a minha refeição do dia preferida (também vos acontece acordar e pensar logo em comida?), como também adoro pensar em receitas e diferentes combinações de granolas, papas, barritas, batidos (...).

Mas de todas as receitas que já vos partilhei até hoje para o pequeno-almoço, aquelas que fazem os olhos brilhar de gula são as granolas. Se o meu estômago pudesse escolher, todos os dias, o pequeno-almoço seria granola. Um snack doce e crocante (por causa do seu teor em gordura), prático, e delicioso com alguma fruta fresca e iogurte natural.

Mas não como todos os dias granola. Dou preferência a umas papas de aveia com frutos gordos e sementes e fruta, e uns batidos ocasionais com proteínas vegetais. E até porque a granola tende a ter alguma gordura adicionada e açúcar (porque são confeccionadas com xaropes, certo? Não vamos cair no erro de dizer que é sem açúcar quando contém xaropes...). Então tenho vindo a experimentar várias receitas de granola em que utilizo fruta para reduzir os xaropes e gorduras. Uma das receitas que mais gostei foi esta que vos partilho de banana e manteiga de amêndoa.

Apesar do resultado final não ser igual a uma granola tradicional, esta receita faz uns clusters crocantes de aveia que revelaram ser muito práticos para comer na faculdade entre as refeições, tem um aroma óptimo a amêndoa e canela, e não é excessivamente doce, nem é desenxabida porque tem a banana a adoçar. Também podem experimentar fazer esta granola com puré de maçã se não gostarem de banana, substituir as sementes e frutos gordos por outros, aveia ou coco ralado, e podem usar a manteiga de amendoim (ou outras) no lugar da manteiga de amêndoa (relembro que este artigo tem as instruções para poderem fazer a vossa própria manteiga em casa).

Granola crocante de amêndoa e banana
Esta receita faz aproximadamente 500g de granola

3 chávenas (270g) de aveia em flocos grossos
1/4 chávena (40g) sementes de girassol
2 colheres de sopa (20g) de sementes de abóbora
1/4 chávena (40g) avelãs, cortadas em quartos ou metades
1/4 chávena (40g) amêndoas, cortadas em quartos ou metades
1/3 chávena (70g) manteiga de amêndoa
1/2 chávena (120g) de puré de banana
1 colher de sopa cheia (~20g) de maple syrup ou xarope de arroz - opcional
1 colher de sopa (12g) de óleo de coco - opcional
Uma pitada de canela

Pré-aqueça o forno 150 ºC.
Misture a aveia, canela, sementes, amêndoas e avelãs numa taça.
Aqueça o xarope, o óleo de coco e a manteiga de amêndoa numa panela pequena em lume baixo. Deixe o óleo derreter, e mexa bem a mistura. Desligue o lume e adicione o puré de banana.
Junte a mistura líquida à aveia, e envolva bem.
Espalhe a granola numa camada fina, numa forma com papel vegetal. Leve ao forno durante 30 minutos ou até assim estiver dourada, mexendo-a levemente de 10 em 10 minutos para não torrar. (Não a mexa demasiado, para formar os clusters. Apenas o suficiente para não queimar na superfície).
Depois de remover do forno, deixe arrefecer, coloque a granola num recipiente fechado e guarde-a à temperatura ambiente. Aguenta cerca de 1 mês nestas condições.

- INFORMAÇÃO NUTRICIONAL -
Cada dose desta granola (1/4 chávena / 30g), fornece: 160kcal, 4,7g de proteína, 17g de hidratos de carbono (dos quais 2,4g são açúcares), 9,1g de gordura (dos quais 1,5g são gorduras saturadas) e 2,9g de fibra.

Recipe in English

Crunchy banana almond butter granola
This recipe makes about 500g of granola

3 cups (270g) rolled oats
1/4 cup (40g) sunflower seeds
2 tablespoons (20g) pumpkin seeds
1/4 cup (40g) hazelnuts
1/4 cup (40g) almonds
1/3 cup (70g) almond butter
1/2 cup (120g) of banana puree
2 tablspoons (40g) maple syrup or brown rice syrup
1 tablespoon (12g) coconut oil

Preheat the oven to 300ºF (150ºC).
Combine the oats, sunflower and pumpkin seeds, nuts and cinnamon in a bowl.
Heat the sweetener, coconut oil and almond butter in a small pan over low heat, let them melt and whisk to combine. Turn off the heat and add the banana puree. Add this wet mixture to the oats and stir until everything is well mixed.
Spread the granola in a baking sheet, into a thin layer. Bake for 30 minutes or until the oats are golden brown, and lightly stir them every 10 minutes.
After removing them from the oven let the granola cool completely and then store it in an airtight container.

    • 18 Março 2015 / 10:07

      Adorei a receita 😉 Eu adoro granola, mas quando como prefiro que seja como pré-treino pois de manhã dou preferência mesmo às papas de aveia 😉 😉
      É necessário mesmo o Xarope de arroz ou o maple syrup? Ou posso passar este ingrediente à frente?
      Beijinho doce e bom dia 😉

      • marciagoncalves93
        19 Março 2015 / 14:26

        Olá Ioana! Também acho que fica melhor antes do treino, apesar de ser a minha perdição ao pequeno-almoço! 😀
        Quanto ao xarope, necessário, necessário mesmo acho que não é… Vale a pena experimentar sem xarope, mas aconselho a substituir a quantidade de xarope por puré de banana ou maçã… Aliás, se experimentares depois diz como correu! 😉
        Beijinho

    • Patrícia Rodrigues
      18 Março 2015 / 14:28

      Márcia, pode-se substituir o xarope por mel?

      • marciagoncalves93
        19 Março 2015 / 14:20

        Sim, podes Patrícia!

    • mariana pereira
      18 Março 2015 / 16:31

      O óleo de coco que encontrei é tão caro=/ qual será a melhor alternativa Márcia?

      Obrigada:)

      • marciagoncalves93
        19 Março 2015 / 14:19

        Olá Mariana 🙂
        Uma das opções mais acessíveis que encontrei foi na Myprotein (comprei 920g e já tenho stock para anos :p), mas sem ser de coco, podes usar o de amendoim, ou outros, mas tens de ter em consideração que isto é uma receita doce, e alguns óleos podem ter um sabor mais adstringente que não fica muito bem. No entanto também já vi utilizarem azeite com muito bons resultados…
        Por isso, utiliza um óleo que tiveres por casa, ou até podes experimentar nem adicionar nenhuma gordura, porque a quantidade utilizada na receita é bastante reduzida. 😉

        • mariana pereira
          19 Março 2015 / 16:39

          Olá Márcia. Entretanto não resisti e fiz à mesma:) Fiz com o óleo de amendoim que tinha cá em casa e ficou uma delicia! Obrigada por tantas receitas maravilhosas!:)

          • marciagoncalves93
            19 Março 2015 / 22:16

            Ainda bem que gostaste! Obrigada Mariana pelo comentário 🙂

            • Mariana Pereira
              25 Março 2015 / 19:48

              Obrigada pela sugestão do my proteína Márcia. Os preços não têm comparação mesmo! Já encomendei e posso finalmente usar óleo de coco! Muito obrigada!

    • Andreia
      19 Março 2015 / 14:48

      Olá Márcia. Quando te referes ao puré de maçã em substituição da banana, esta é necessária ser cozinhada?

      Obrigada

      • marciagoncalves93
        19 Março 2015 / 22:15

        Olá Andreia!
        De facto não me expliquei bem… Quando faço puré de banana, só trituro a banana madura com um garfo (ou processador ou varinha mágica…). Quando faço puré de maçã, cozo-a em cubos no microondas (2-3min) e depois é que a trituro.

    • 28 Março 2015 / 19:01

      Também acordo logo a pensar em comida ihih adoro o pequeno-almoço e adoro granolas! E granola com leite vegetal é uma delícia mas granola com batidos de fruta… Oh yummi! 🙂 esta granola só com fruta parece-me muito bem!

    • 28 Março 2015 / 21:15

      Olá, Márcia!
      Vou experimentar.
      Faço e comercializo 3 granolas, porque gosto muito de comê-las ao pequeno-almoço e foi-se espalhando a notícia e aumentando o meu gosto por fazê-las e comê-las.
      Mas considero-me uma aprendiz: costumo usar óleo “Becel” (já usei de coco: também muito bom);
      mas da última vez decidi usar azeite na granola de cacau, para ver como ficava: não detetei diferença, para ser sincera (talvez tenha ficado com mais efeito cluster).
      Um abraço,
      Ana

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Outras Receitas que merecem destaque