Gratinado de tofu, cenoura e couve penca

Gratinado de tofu, cenoura e couve penca

Pratos principais eacompanhamentosed-amine-

Pratos Principais & Acompanhamento

Gratinado de tofu, cenoura e couve penca

Alho, Batata, Cebola, Cenoura, Couve Penca, Tofu, Tomilho,
Tempo de preparação 51 minutos
Dificuldade
4 Numero de Porções: Pratos principais eacompanhamentosed-amine-Pratos principais eacompanhamentosed-amine-Pratos principais eacompanhamentosed-amine-Pratos principais eacompanhamentosed-amine-
4
21 Dezembro, 2022
/
0

Este gratinado vegetariano foi inspirado na receita tradicional de «Bacalhau Espiritual», numa versão com batata, em vez de pão, e com a inclusão do tofu e da couve penca.
Nesta receita, os legumes (cenoura, cebola, couve e batata), salteados ou escaldados, são envolvidos num molho branco, juntamente com tofu desfeito em pedacinhos, e levados ao forno a gratinar, até desenvolverem um colorido guloso.
Tendo em conta que o tofu, a batata e o molho branco são elementos de sabor relativamente neutro, o paladar do prato depende da adição fundamental de tomilho, alho, louro, noz-moscada, vinho branco, sal e pimenta preta.

Tofu gratinado com cenoura e couve penca

(inspirado na receita do “Bacalhau Espiritual”)

Serve 4 porções | 50 min | Dificuldade: 1/5

Ingredientes:
500 g de batata, descascada e cortada em cubos
½ couve penca
1 cenoura ralada
1 cebola picada
2 col. de sopa de azeite
2 folhas de louro
4 raminhos de tomilho fresco (ou ¼ c. de chá de tomilho seco)
4 dentes de alho picados
500 g tofu firme, desfeito
½ chávena (120 ml) de vinho branco (opcional)
Pimenta preta e sal q.b.

Molho Bechamel
3 chávenas (720 mL) de bebida vegetal
¼-½ col. de chá de noz-moscada
2 col. de sopa de azeite
4 col. de sopa (35 g) de farinha T65
Pimenta preta e sal q.b.

Queijo ralado (~100 g)

Procedimento:
1. Preaqueça o forno a 180 ⁰C.
2. Comece por cozer as batatas em água a ferver durante pelo menos 10 min, até ficarem macias. Remova a batata, e aproveite a água de cozimento para escaldar a couve penca (2 min). Retire a couve, corte em pedaços pequenos, e reserve.
3. Para fazer o molho, numa panela pequena, aqueça em lume médio o azeite e junte a farinha; mexa até formar uma pasta, e coza até 1 min; junte a bebida aos poucos, mexendo sempre para manter a textura homogénea, sem grumos; assim que o molho levantar fervura, reduza o lume, e coza mais 3 min, até o molho ficar espesso; tempere com pimenta preta, sal e noz-moscada. Reserve.
4. Numa frigideira antiaderente, refogue a cebola e a cenoura no azeite; junte os aromáticos (alho, louro e tomilho). Assim que a cebola estiver translucida, adicione o tofu esmigalhado e refogue durante 2 min; tempere com sal e pimenta preta. Junte a batata e a couve cozidas, e o vinho branco. Assim que o vinho tiver evaporado, prove e ajuste os condimentos a gosto. Misture no refogado cerca de 2/3 do molho bechamel.
5. Coloque o preparado numa forma, cubra com o restante molho, o queijo e, uma pitada de noz-moscada. Leve ao forno 15-20 min, até dourar.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Outras Receitas que merecem destaque