Hambúrgueres de grão-de-bico e caril

Hambúrgueres de grão-de-bico e caril

Pratos principais eacompanhamentosed-amine-

Pratos Principais & Acompanhamento

Hambúrgueres de grão-de-bico e caril

Alface, Aveia, Caril, Cebola, Grão-de-bico, Leguminosas, Salsa,
Dificuldade
6 Numero de Porções: 6x Pratos principais eacompanhamentosed-amine-
4
18 Fevereiro, 2013
/
17

Esta semana partilho-vos uma das minhas receitas preferidas, e das primeiras que fiz depois de me ter tornado vegetariana.

Esta receita já sofreu algumas alterações, as primeiras versões eram feitas com pão ralado no lugar da aveia, e também já cheguei a juntar tahini e vegetais.

E é isso mesmo que eu adoro nos hambúrgueres vegetais, a possibilidade de ser criativo, e as infindáveis possibilidades de ingredientes que podemos juntar a esta receita básica, tornando-a única. Juntem os vossos toppings preferidos neste hambúrguer! Eu adoro com alface, cebola, pickles de pepino, como neste receita, mas também fica espectacular com uma fatia de ananás grelhado e molho picante de piripiri, ou outros vegetais como abacate ou até espinafres…

Nesta receita também juntei o molho de caju e limão que publiquei recentemente aqui no blog, dando assim mais um sugestão da sua utilização, no entanto, acho que também fica bem com o molho de tahini

Hambúrgueres de grão-de-bico e caril

Faz cerca de 5 a 6 hambúrgueres

¼ chávena (25g) de aveia em flocos
3 chávena (520g) de grão de bico cozido (ou uma lata grande)
1 dente de alho
1 colher de chá de caril em pó (receita aqui)
2 a 3 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de salsa picada

Num processador de alimentos reduza a aveia em flocos a farinha. Junte o grão, alho, e os outros temperos. Triture novamente, até a mistura ficar homogénea. Forme 5 ou 6 hambúrgueres. Se não servir todos no mesmo dia, pode guardá-los no congelador, envolvidos em película aderente. Para cozinhar os hambúrgueres, aqueça numa frigideira anti-anderente um fio de azeite e coloque os hambúrgueres, deixe fritar cerca de 3 minutos de um lado, e depois vire cuidadosamente, e frite do outro lado.

Coloque o hambúrguer de grão no pão, juntamente com folhas de alface, rodelas de cebola, pickles de pepino, (…), e o molho de caju e limão desta receita.

Recipe in English

Curry Chickpea Burgers

Makes 5 to 6 patties

¼ cup (25g) rolled oats
3 cups (520g) cooked chickpeas
1 garlic clove
1 teaspoon curry powder (recipe here)
2-3 tablespoons olive oil
2 tablespoons chopped parsley

In a food processor, grind rolled oats to flour. Add cooked chickpeas, garlic, curry powder, olive oil and parsley, blending the mixture in the food processor until combined. Make 5 to 6 patties. To cook the burger patties, drizzle olive oil in a nonstick pan, and fry them  3 minutes on each side, flipping them carefully.

Place the pattie in a bun, with some lettuce leaves, onion slices, pickles (…), and my cashew lemon sauce.

    • 18 Fevereiro 2013 / 22:18

      Amazing how few ingredients in there, but I know the result has to be delicious.

      By the way, I really like your blog’s banner – beautiful!

    • 18 Fevereiro 2013 / 23:31

      Deu-me água na boca as fotos destes burgers. Ficaram lindos! A sugestão com ananás grelhado ficou gravada no meu subconsciente e será difícil apagá-la até que eu a experimente e espero que seja em breve 🙂 O grão de bico é uma das minhas leguminosas favoritas. Ainda este fim de semana reinou absoluto nas minhas refeições. É tão versátil e acessível e combina com temperos audaciosos.

    • 19 Fevereiro 2013 / 12:39

      Nunca comi hamburgers de grão, mas estes teus parecem uma delícia. Será q é desta q experimento?

      Um grande beijinho

      Sara

    • Joana Bernardes (Coimbra)
      19 Fevereiro 2013 / 17:46

      Olá Márcia! Na minha aventura pelo vegetarianismo (que, aventura sendo, encaro com enorme seriedade), o grão e a sua versatilidade foi uma das maiores descobertas! Vou com toda a certeza experimentar em breve a tua sugestão! Só uma pergunta: o pão que apresentas na fotografia é algum pão em particular? Beijinhos e obrigada, Joana

      • 19 Fevereiro 2013 / 20:31

        Olá Joana! 🙂 Sem dúvida concordo contigo, o grão é um alimento espectacular porque tanto fica bem em saladas como hambúrgueres, pastas, sopas, estufados (…) E é por isso dos meus ingredientes preferidos!
        E não, não é nenhum pão em especial… Gostava de ter voltado a mostrar este pão feito por aqui (http://compassionatecuisineblog.com/2012/08/25/pao-integral-com-hamburguer-de-feijao-vermelho-quinoa-e-pimento-red-bean-quinoa-and-bell-pepper-burger-in-a-whole-wheat-hamburger-bun/), mas como não tenho tido muito tempo, comprei um pão de trigo integral e centeio. Junta o hambúrguer a um pão do teu agrado 🙂
        Beijinhos

        • Joana Bernardes (Coimbra)
          20 Fevereiro 2013 / 20:31

          Márcia, já tinha ficado de olhos postos nos hambúrgueres de grão mas, tendo neste momento quinoa em casa, acho que vou dar primazia ao feijão, que foi outra descoberta em termos de funcionalidade!… Por vezes, sinto que olhava para a verdura e para as leguminosas sem vê-las realmente e sem lhes dar hipótese alguma. Daí, a minha constante surpresa diante delas! Sim, o mais certo é usar pão integral ou de sementes. Obrigada pelas dicas!:) beijinhos

    • 19 Fevereiro 2013 / 19:35

      Olá Márcia!
      Adoro hamburgers vegetarianos e as possibilidades de os alterar com algum ingrediente.
      Já fiz uns de quinoa e uns de feijão muito bons.
      Estes teus deixaram-me fascinada, que bela cor e aspecto!!
      E só de imaginar com uma rodela de ananás grelhado meio caramelizada até fico com fome 🙂
      Um beijinho.

    • 01 Abril 2014 / 1:38

      Olá! A minha experiência como vegetariana ( mesmo ) é recente, cerca de 7 meses. Torna-se mais difícil porque tenho que fazer um prato para mim e um para o resto da família. Mas, experimentei estes hambúrgueres de grão, e toda a gente adorou. São deliciosos. Para os miúdos fiz um ketchup caseiro, com mel. Babaram-se! Obrigada 🙂

    • Paula
      08 Maio 2015 / 10:45

      Experimentei ontem e, não sendo nenhum às na cozinha, achei os hambúrgueres muito simples de fazer e saborosos! Sem dúvida a repetir. Obrigada pela receita.

    • Filipa
      24 Setembro 2015 / 12:28

      Repliquei a receita, mas os meus hambúrgueres, embora tivessem ficado muito bonitos, ao virá-los a fritar desfizeram-se 🙁 É natural isto acontecer?

    • Ana Rita Picado
      12 Julho 2018 / 17:31

      Olá Márcia! Sou leitora assídua 🙂
      Escrevo pois queria perguntar se utiliza alguma forma ou molde/utensílio específico para formar os burgers tão perfeitinhos e onde adquiriu se não for indiscrição. Isto porque gostava de fazer em quantidade e queria uma forma rápida e idêntica de os formar.
      Muito obrigada pela atenção!!
      Ana Rita

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Outras Receitas que merecem destaque