
Hambúrgueres de tremoço e cenoura
Pratos Principais & Acompanhamento
Hambúrgueres de tremoço e cenoura
Apesar de gostar de tremoço, não tenho o hábito de o consumir porque vejo-o como um petisco. Mas, gosto de desafiar essa conceção e aplicá-lo em pratos salgados, à semelhança das demais leguminosas. E, o tremoço possui algumas características que o tornam único entre este grupo, como o facto de ser uma cultura que contribui para a sustentabilidade dos sistemas agrícolas ou, pelo prezado valor nutricional: 1 mão-cheia (66 g) fornece apenas 77 kcal, e um generoso conteúdo em proteína (10,8 g) e fibra (3,2 g), mas também de ferro (3,6 mg; 27% do valor de ref. médio), zinco (1 mg; 9%) e folatos (73 mcg; 22%).
O principal inconveniente é o elevado teor de sódio resultante da salmoura – tradicionalmente utilizada para a remoção dos compostos alcalóides de sabor amargo e, ainda utilizada para conserva -, fornecendo quase 1/3 da dose máxima recomendada de sal (5 g/dia)! Demolhar em água antes do consumo, e procurar conservas com menor quantidade de sal, poderão constituir algumas soluções para o minimizar.
Para incluir os tremoços nesta receita, aproveitei a sua textura friável, e triturei até ficar finamente picado. Para unir a massa, juntei uma pasta de grão e linhaça, e envolvi legumes refogados, caril e salsa para dar sabor.
O que acham? Vamos dar uma chance ao tremoço no prato?
Hambúrgueres de tremoço e cenoura
4 hambúrgueres | 30 min | Dificuldade: 1/5
Ingredientes:
200 g de tremoço cozido (demolhado em água durante algumas horas para minimizar o conteúdo de sal da receita), escorrido
300 g de grão-de-bico cozido, escorrido
2 colheres de chá de caril em pó
1 colher de sopa de sumo de limão
1 colher de sopa de sementes de linhaça moídas
1 colher de sopa de azeite
1 cebola picada
2 dentes de alho laminados
2 cenouras cortadas em cubos ou raladas
2 colheres de sopa de salsa fresca picada
Pimenta preta q.b.
Procedimento:
1. Num processador de alimentos, ou robot de cozinha, triture o tremoço (inteiro) até ficar finamente picado. Reserve o tremoço.
2. No mesmo processador, coloque o grão-de-bico cozido, o caril em pó, o sumo de limão, as sementes de linhaça moídas e uma pitada de pimenta preta, e triture até obter uma pasta. Reserve.
3. Numa frigideira antiaderente, salteie a cebola e a cenoura, juntamente com ½ colher de sopa de azeite durante 6 a 8 minutos. Se for necessário, adicione um pouco de água. Assim que a cebola começar a ficar translúcida, adicione o alho, e refogue mais 1 a 2 minutos. Desligue o lume e junte aos legumes o puré de grão, o tremoço picado, e a salsa. Envolva até obter uma massa consistente. Ajuste os condimentos a gosto.
4. Forme 4 “hambúrgueres”.
5. Numa frigideira antiaderente, aqueça a restante ½ colher de sopa de azeite e passe um guardanapo para revestir toda a superfície da frigideira. Coloque as hambúrgueres, e coza durante cerca de 2 minutos de um lado, até dourar, virando cuidadosamente para cozer a outra face.
Valor Nutricional Estimado, por porção: 215 kcal | Proteínas (g): 16,6 | Lípidos (g): 6,9 | Hidratos de carbono (g): 21,3 | Fibra (g): 9,6
Outras Receitas que merecem destaque

Estufado de feijão vermelho com abóbora e couve Galega

Quesadillas de feijão preto e pimento

É sempre bom ter mais receitas com tremoços (costumo fazer uma especie de falafel).
Já alguma vez utilizaste farinha de tremoço?
Já utilizei farinha de tremoço… Tenho alguma dificuldade em aplicar em molhos, massas (…), mas posso usar em hambúrgueres, ou bolinhos de leguminosas, para ajustar a consistência da massa.
Tritura o tremoço com a casca? Nos petiscos comemos só a parte interior…
Olá Sónia,
Sim, todo o tremoço.