Hambúrgueres de tremoço e cenoura

Hambúrgueres de tremoço e cenoura

Pratos principais eacompanhamentosed-amine-

Pratos Principais & Acompanhamento

Hambúrgueres de tremoço e cenoura

Cenoura, Grão-de-bico, Leguminosas, Salsa, Tremoço,
Tempo de preparação 30 minutos
Dificuldade
4 Numero de Porções: Pratos principais eacompanhamentosed-amine-Pratos principais eacompanhamentosed-amine-Pratos principais eacompanhamentosed-amine-Pratos principais eacompanhamentosed-amine-
0
25 Janeiro, 2022
/
4

Apesar de gostar de tremoço, não tenho o hábito de o consumir porque vejo-o como um petisco. Mas, gosto de desafiar essa conceção e aplicá-lo em pratos salgados, à semelhança das demais leguminosas. E, o tremoço possui algumas características que o tornam único entre este grupo, como o facto de ser uma cultura que contribui para a sustentabilidade dos sistemas agrícolas ou, pelo prezado valor nutricional: 1 mão-cheia (66 g) fornece apenas 77 kcal, e um generoso conteúdo em proteína (10,8 g) e fibra (3,2 g), mas também de ferro (3,6 mg; 27% do valor de ref. médio), zinco (1 mg; 9%) e folatos (73 mcg; 22%).
O principal inconveniente é o elevado teor de sódio resultante da salmoura – tradicionalmente utilizada para a remoção dos compostos alcalóides de sabor amargo e, ainda utilizada para conserva -, fornecendo quase 1/3 da dose máxima recomendada de sal (5 g/dia)! Demolhar em água antes do consumo, e procurar conservas com menor quantidade de sal, poderão constituir algumas soluções para o minimizar.

Para incluir os tremoços nesta receita, aproveitei a sua textura friável, e triturei até ficar finamente picado. Para unir a massa, juntei uma pasta de grão e linhaça, e envolvi legumes refogados, caril e salsa para dar sabor.

O que acham? Vamos dar uma chance ao tremoço no prato?

Hambúrgueres de tremoço e cenoura

4 hambúrgueres | 30 min | Dificuldade: 1/5

Ingredientes:
200 g de tremoço cozido (demolhado em água durante algumas horas para minimizar o conteúdo de sal da receita), escorrido
300 g de grão-de-bico cozido, escorrido
2 colheres de chá de caril em pó
1 colher de sopa de sumo de limão
1 colher de sopa de sementes de linhaça moídas
1 colher de sopa de azeite
1 cebola picada
2 dentes de alho laminados
2 cenouras cortadas em cubos ou raladas
2 colheres de sopa de salsa fresca picada
Pimenta preta q.b.

Procedimento:
1. Num processador de alimentos, ou robot de cozinha, triture o tremoço (inteiro) até ficar finamente picado. Reserve o tremoço.
2. No mesmo processador, coloque o grão-de-bico cozido, o caril em pó, o sumo de limão, as sementes de linhaça moídas e uma pitada de pimenta preta, e triture até obter uma pasta. Reserve.
3. Numa frigideira antiaderente, salteie a cebola e a cenoura, juntamente com ½ colher de sopa de azeite durante 6 a 8 minutos. Se for necessário, adicione um pouco de água. Assim que a cebola começar a ficar translúcida, adicione o alho, e refogue mais 1 a 2 minutos. Desligue o lume e junte aos legumes o puré de grão, o tremoço picado, e a salsa. Envolva até obter uma massa consistente. Ajuste os condimentos a gosto.
4. Forme 4 “hambúrgueres”.
5. Numa frigideira antiaderente, aqueça a restante ½ colher de sopa de azeite e passe um guardanapo para revestir toda a superfície da frigideira. Coloque as hambúrgueres, e coza durante cerca de 2 minutos de um lado, até dourar, virando cuidadosamente para cozer a outra face.

Valor Nutricional Estimado, por porção: 215 kcal | Proteínas (g): 16,6 | Lípidos (g): 6,9 | Hidratos de carbono (g): 21,3 | Fibra (g): 9,6

    • Catarina
      04 Fevereiro 2022 / 13:19

      É sempre bom ter mais receitas com tremoços (costumo fazer uma especie de falafel).
      Já alguma vez utilizaste farinha de tremoço?

      • 11 Março 2022 / 18:10

        Já utilizei farinha de tremoço… Tenho alguma dificuldade em aplicar em molhos, massas (…), mas posso usar em hambúrgueres, ou bolinhos de leguminosas, para ajustar a consistência da massa.

    • Sónia Salgado
      19 Fevereiro 2022 / 20:59

      Tritura o tremoço com a casca? Nos petiscos comemos só a parte interior…

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado.

Outras Receitas que merecem destaque