Hambúrgueres de Lentilhas e Cogumelos com Salada de Pimento e Tomate Assados

Hambúrgueres de Lentilhas e Cogumelos com Salada de Pimento e Tomate Assados

Pratos principais eacompanhamentosed-amine-

Pratos Principais & Acompanhamento

Hambúrgueres de Lentilhas e Cogumelos com Salada de Pimento e Tomate Assados

Amendoins, Batata, Leguminosas, Lentilhas, Orégãos, Pimento, Salsa, Tomate, Tomate seco, Tomilho,
Dificuldade
0
11 Maio, 2016
/
10

Na semana passada tirei uns dias para conhecer algumas praias no sul do nosso Portugal. Passei pelo Portinho da Arrábida, e fiquei uns dias em Vila Nova de Milfontes, onde aproveitei para fazer o Percurso dos Pescadores da Rota Vicentina, conhecer Porto Covo, e as fabulosas praias desta zona.

Mas, passando agora à receita... Já não partilhava receitas de hambúrgueres nesta página há uns bons meses. Achei que, por um lado, seria difícil variar muito do que já vos tinha partilhado, e por outro, já encontram facilmente imensas receitas deliciosas online, e, provavelmente não iria acrescentar nada de novo. Mas, achei esta combinação entre os sabores mediterrâneos da salada, o cogumelo grelhado e hambúrgueres, interessante. Um prato que quase nos remete para o verão pelos seus ingredientes e sabores, mas não deixa de saber bem e de ser facilmente reproduzido em qualquer altura do ano.

A receita da massa de hambúrguer é bastante simples, e espero que não fiquem assustados com a quantidade de ingredientes… Admito que às vezes deixo-me levar um bocadinho na adição de condimentos, e para dar sabor às lentilhas, sal e pimenta preta não bastavam, (embora aconselhe sempre a tentarem adaptar as minhas receitas com os ingredientes que dispõe em casa!), e juntei também orégãos, salsa fresca, alho, cebola e coentros em pó, que acho que ficam particularmente bem com lentilhas.

Na massa, também junto amendoins moídos e sementes de linhaça para manter o hambúrguer mais coeso, em vez de juntar farinha, ou pão ralado.

A salada de pimento e tomate assados fazem a vez de um topping, uma ideia que surgiu na última viagem, enquanto preparava uma salsa de tomate e abacate. Assar os vegetais permite torná-los mais tenros, que achei que resultaria melhor servido com este hambúrguer. Envolvi os vegetais num molho com alguns sabores mediterrâneos, com orégãos, salsa, azeitonas, tomate seco e algumas especiarias embebidas no azeite.
Servi os hambúrgueres de lentilhas num cogumelo Portobello, uma ideia que achei interessante para dar continuidade à ideia da própria massa do mesmo, que contém cogumelos, e, para servir como base do hambúrguer.
Por fim, acompanhei os hambúrgueres de batatas assadas com tomilho, mas podem substituir por uma fatia de pão (fica uma “open-faced sandwich”) ou uma colher de servir de arroz, ou outro tipo de acompanhamento à vossa escolha.

Hambúrgueres de lentilhas servidos em cogumelos Portobello grelhados, com salada de pimento e tomate assados e batatas assadas com tomilho
Serve 4 pessoas

Hambúrguer de lentilhas e cogumelos
Faz 6 a 8 hambúrgueres

1 chávena (200g) de lentilhas verdes (eu utilizei as Dupuy)
½ colher de chá de sal marinho
1 colher de chá de azeite
½ (50g) cebola, cortada em tiras
2 dentes (8g) de alho, cortados
2 chávenas (180g) de cogumelos brancos ou marron
½ chávena (60g) de amendoim torrado, ou outro fruto gordo
3-4 colheres (20-28g) de sopa de sementes de linhaça moídas – para ajudar a manter os hambúrgueres coesos - opcional
2 colheres de sopa (5g) de salsa picada
½ colher de chá de sementes de coentros em pó
1 colher de chá de orégãos
¼ colher de chá de pimenta preta

Demolhe as lentilhas durante cerca de 8h.
Lave as lentilhas, e coloque-as numa panela com água abundante. Coza as lentilhas durante cerca de 15 a 20 minutos, até ficarem cozidas, mas sem começarem a desfazer-se. Junte o sal, deixe ferver mais um pouco e retire do lume. Drene bem as lentilhas, e deixe arrefecer antes de as colocar no processador de alimentos.
Aqueça numa frigideira antiaderente o azeite, e salteie o alho e a cebola cortados em tiras. Junte os cogumelos, cortados em fatias, e salteie durante alguns minutos. Tempere com sal e pimenta preta a gosto.
Coloque no processador de alimentos os amendoins torrados, e triture até ficarem reduzidos a farinha. Junte as sementes de linhaça para manter os hambúrgueres coesos, salsa picada, coentros moídos, os orégãos e a pimenta preta. Junte por fim as lentilhas bem drenadas e os cogumelos. Triture, e ajuste os temperos a gosto. A massa deve ficar suficientemente consistente para formar 6 a 8 hambúrgueres.
Se não servir todos no mesmo dia, pode guardá-los no congelador, envolvidos em película aderente.
Para cozinhar os hambúrgueres disponha-os num recipiente próprio para ir ao forno com papel vegetal, e coloque no forno pré-aquecido a 175ºC (350ºF) cerca de 15 a 20 minutos, virando-os uma vez a meio do tempo de cozedura. Ou, aqueça numa frigideira antiaderente uma colher de chá de azeite e coloque os hambúrgueres. Deixe fritar cerca de 3 minutos de um lado, virando cuidadosamente, para fritar do outro lado.
Sirva os hambúrgueres com cogumelo Portobello grelhado e a salada de tomate e pimento grelhados, juntamente com as batatinhas assadas em fatias.

Salada de pimento e tomate assados
2 tomates médios
1 pimento vermelho médio
3 tomates secos, hidratados – opcional
1 colher de sopa de azeite
2 colheres de sopa de azeitonas, sem caroço, cortadas em metades
4 colheres de sopa de salsa picada
1 colher de chá de orégãos secos
¼ colher de chá de alho em pó
Uma pitada de sal e pimenta preta acabado de moer

Corte o tomate em metades. Coloque as metades de tomate e o pimento num tabuleiro com uma folha de papel vegetal. Tempere com sal e pimenta preta a gosto, e leve ao forno a 180ºC durante 25 minutos.
Enquanto os vegetais assam, prepare o molho da salada, misturando num recipiente: o azeite, o tomate seco (hidratado) e cortado em porções menores, azeitonas, salsa fresca picada, os orégãos, alho em pó, sal e pimenta preta.
Assim que os vegetais estiverem assados, corte-os em porções menores, e junte ao molho previamente preparado.

Batatas assadas com tomilho
4 batatas médias
2 colheres de chá de azeite
1 colher de chá de tomilho seco
Uma pitada de sal e pimenta preta a gosto

Lave as batatas, e, se achar necessário, retire-lhes a pele (se for fina pode manter). Corte em quartos, e tempere com o azeite, tomilho seco, sal e pimenta preta. Depois de bem envolvidas nas especiarias, coloque num tabuleiro com papel vegetal, e leve ao forno a 180ºC durante 25-30 minutos. (Pode colocar aos mesmo tempo que os vegetais referidos na receita acima).

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL
- 1 único hambúrguer contém aproximadamente: 146,9kcal, 9,3g de proteína, 14,0g de hidratos de carbono, 6,0g de gordura, 5,1g de fibra, 36,48mg de cálcio, 2,2mg de ferro e 1,5mg de zinco
- 2 hambúrgueres servidos com 1 cogumelo Portobello grelhado, ¼ da salada de tomate e pimento grelhados, e 1 batata média assada, contém aproximadamente: 476,5kcal, 24,1g de proteína, 47,8g de hidratos de carbono, 21,0g de gordura, 15,8g de fibra, 107,8mg de cálcio, 5,4mg de ferro e 3,7mg de zinco
(Valores estimados com base na Tabela da Composição de Alimentos do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, 2007)

Bom apetite...

    • 11 Maio 2016 / 21:25

      Fantástica refeição.
      Bjinhos

      http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    • Ana Nunes
      12 Maio 2016 / 8:33

      São apenas 09.30 da manhã e já dá vontade de comer 🙂

    • 12 Maio 2016 / 14:52

      Que delicioso aspeto!

    • C
      13 Maio 2016 / 9:11

      Que bom aspecto!
      Em alguns blogs dizem que, ao contrário de outras leguminosas, não há necessidade de demolhar as lentilhas…qual será aqui a importância de fazê-lo? Aumentar a digestibilidade?

    • 17 Maio 2016 / 9:54

      Marcia adorei tudo, hambúrgueres de lentilhas são os meus favoritos e faço sempre a mesma receita mas esta parece-me super super deliciosa e tenho os ingredientes todos por isso vou experimentar em breve! Também ando a tentar eliminar o pão ralado dos hambúrgueres que faço, agora tenho trocado por alguma farinha de aveia, essa ideia dos amendoins é espectacular, acho que vou trocá-los por avelãs porque adoro a combinação dos sabores!

      Beijinho grande*
      Lindas fotos da costa vicentina 🙂

    • 18 Maio 2016 / 10:54

      Ora aqui esta uma bela receita parafrasear cá em casa… Acho que o rapazola vai gostar!
      Ora estiveres por Milfontes… No Freixial! Belo local para descansar… A paisagem é espectacular!!! Espero que tenhas gostado da estadia aqui pela terra onde vivo há já dez anos!
      Beijinhos desta costa, Xana

    • 23 Maio 2016 / 11:22

      Estou a salivar! Já devia saber que não posso vir a este blog a estas horas. 🙂 Vão já para a minha To Do List!

    • 23 Maio 2016 / 11:22

      Estou a salivar! Já devia saber que não posso vir a este blog a estas horas. 🙂 Vão já para a minha To Do List!

    • Isabel Carlos Esparteiro
      25 Maio 2016 / 10:14

      Olá Maria, não sou vegetariana…mas cada vez como menos carne e só branca. Mas delicio-me com as suas receitas e sou sua fã! Vou experimentando e, cada vez mais me sabe lindamente…obg.
      Fico muito feliz por saber que foi conhecer a minha região! É uma verdadeira maravilha…! Milfontes; Zambujeira; Porto Covo, Lagoa de Sto. André. São realmente verdadeiras maravilhas para passar férias ou uma escapadelas. Espero que tenha gostado, dessa região maravilhosa, que adotei como minha terra vai 50 anos, hoje não vivo lá, mas tenho a minha família, e a maioria dos meus amigos.
      Beijinho desta sua fã, Isabel Carlos

    • Isabel Carlos Esparteiro
      25 Maio 2016 / 10:14

      Olá Maria, não sou vegetariana…mas cada vez como menos carne e só branca. Mas delicio-me com as suas receitas e sou sua fã! Vou experimentando e, cada vez mais me sabe lindamente…obg.
      Fico muito feliz por saber que foi conhecer a minha região! É uma verdadeira maravilha…! Milfontes; Zambujeira; Porto Covo, Lagoa de Sto. André. São realmente verdadeiras maravilhas para passar férias ou uma escapadelas. Espero que tenha gostado, dessa região maravilhosa, que adotei como minha terra vai 50 anos, hoje não vivo lá, mas tenho a minha família, e a maioria dos meus amigos.
      Beijinho desta sua fã, Isabel Carlos

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Outras Receitas que merecem destaque