Húmus de tremoço

Húmus de tremoço

Aperitivos Snacks salgadosed-amine-

Aperitivos & snacks

Húmus de tremoço

Alho, azeite, Leguminosas, Limão, Pimento, Salsa, Tremoço,
Tempo de preparação 40 minutos
Dificuldade
2 Numero de Porções: Aperitivos Snacks salgadosed-amine-Aperitivos Snacks salgadosed-amine-
8
30 Agosto, 2017
/
5

O húmus é uma conhecida pasta originária do Médio Oriente elaborada a partir de grão-de-bico, tahini (pasta de sésamo), sumo de limão, azeite e alguns condimentos que podem incluir os cominhos. Nesta página, poderão encontrar uma receita do húmus clássico, embora os rácios dos ingredientes e o sabor, variem de região para região. Deixo-vos também para consultarem, caso tenham interesse, esta publicação do blogue Serious Eats onde poderão encontrar uma explicação detalhada de como fazer melhor húmus (na versão Israelita da receita). Algumas sugestões são mais percetíveis, como a remoção da pele ao grão-de-bico, mas a publicação também examina alguns detalhes curiosos como o efeito da adição de um ácido (neste caso o sumo de limão) na menor perceção do sabor “picante” do alho.

No meu ponto de vista, o húmus é uma preparação culinária excelente pela fácil e oportunista inclusão de leguminosas em refeições e snacks vegetarianos. A textura e o sabor das leguminosas deixam de ser razão para a evicção por parte de quem não gosta, porque o resultado, quando a pasta é elaborada com sucesso, é um creme suave onde o sabor pode ser moldado consoante a adição de especiarias ou ervas aromáticas.

Assim, gosto de aproveitar a base original da receita para fazer diferentes variações, experimentando com outros condimentos que não os originalmente utilizados no húmus clássico, e outras leguminosas que não o grão-de-bico. Às vezes também gosto de adicionar vegetais, que devem ser assados ou salteados para reduzir a quantidade de água dos mesmos e evitar que o húmus fique demasiado mole. E, dentro destes, sem dúvida a adição do pimento assado ao húmus é, de longe, a minha preferida. Juntei-lhe também os tremoços e a salsa, mais alimentos bem presentes na nossa gastronomia, e obti uma pasta de sabor balanceado pela sobreposição do sabor ligeiramente caramelizado do pimento assado e amargo do limão, ao salgado dos tremoços.

Por falar em tremoços, é a primeira vez que publico uma receita com este ingrediente no blogue e não poderia deixar passar a oportunidade de louvar a sua composição nutricional… Esta leguminosa destaca-se pelo seu baixo valor energético (119 kcal por 100 g de tremoço cozido), conteúdo em fibra e, ainda, pela quantidade de proteína (15,6 g por 100 g de tremoço cozido), ligeiramente superior ao das restantes leguminosas, com exceção do feijão de soja. É também uma fonte de ferro e zinco (1), e o único ponto negativo na sua composição é o conteúdo excessivo de sódio resultante da adição de sal durante o seu processamento.

Por fim, aproveitei um pouco do pimento assado e envolvi-o generosamente em salsa para guarnecer o húmus. Acompanhei a pasta de alguns elementos bem característicos desta estação (pepino e tomate), e outros acompanhamentos como pão rústico, amêndoas, e uma receita de feta (de tofu) que será publicada em breve.

Húmus de tremoço

2 pimentos vermelhos
300 g de tremoço, cozido
2 colheres de sopa (30 mL) de sumo de limão
2 colheres de sopa (30 mL) de azeite + 1 colher de sopa para guarnecer
2 colheres de sopa de água
½ colher de chá de cominhos, moídos
1 dente de alho, descascado e picado
4 colheres de sopa de salsa picada + 1 colher de sopa para guarnecer
Pimenta preta a gosto

Procedimento:
1. Asse o pimento vermelho a 180 °C durante 20 minutos, ou até perder a sua forma. Deixe arrefecer e retire a pele queimada.
2. Retire a pele ao tremoço cozido.
3. Triture o tremoço no processador de alimentos e junte um pimento e meio assado, o sumo de limão, as 2 colheres de sopa de azeite, o alho picado, e os cominhos. Adicione, conforme necessário, as 2 colheres de sopa de água, até ser atingida a consistência pretendida. Junte por fim a salsa picada. Retifique os temperos e reserve.
4. Pique o restante meio pimento e envolva-o com uma colher de sopa de azeite e uma colher de sopa de salsa picada. Retifique os temperos.
5. Sirva o húmus numa taça ou num prato guarnecido com o topping de pimento picado e acompanhado de vegetais cortados a gosto e pão.

 

    • Patricia | Not Guilty Pleasure
      03 Setembro 2017 / 7:20

      Ai Márcia, como sempre, só de olhar para as fotos apetece mergulhar nesse prato! Adorei a ideia do hummus com tremoço, tenho mesmo de experimentar. O pimento assado também é das minhas adições favoritas aos patês, embora use mais com feijão, mas é pimento, para mim fica fenomenal com tudo! 🙂

      Grande beijinho e que bom que é ter as tuas receitas de volta ❤️

    • ana marreiro
      03 Setembro 2017 / 20:46

      Grata pela receita e escolha deste fantástico ingrediente..
      Mas por favor esclarece me aqui…….. os tremoços..como os compras? Compras os já preparados (aqueles já prontos a comer, que se servem de aperitivo nos cafés) e depois cose-os?

      • 29 Setembro 2017 / 22:58

        Olá Ana,
        O tremoço que utilizei nesta receita foi comprado já cozido (pronto a comer), e depois foi só descascado…

    • Catarina
      19 Novembro 2017 / 0:18

      Que bom aspeto!
      Espero que apareçam por aqui mais receitas que utilizem tremoços. 🙂

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Outras Receitas que merecem destaque