Lasanha de cogumelos e espinafres

Lasanha de cogumelos e espinafres

Pratos principais eacompanhamentosed-amine-

Pratos Principais & Acompanhamento

Lasanha de cogumelos e espinafres

Cogumelos, Espinafres, Manjericão, Tofu, Tomilho,
Tempo de preparação 90 minutos
Dificuldade
4 Numero de Porções: Pratos principais eacompanhamentosed-amine-Pratos principais eacompanhamentosed-amine-Pratos principais eacompanhamentosed-amine-Pratos principais eacompanhamentosed-amine-
4
12 Abril, 2022
/
2

Se gostarem tanto de cogumelos como eu, acho que vão concordar que uma fonte abundante de sabor e textura na culinária vegetariana. E, às muitas receitas que já foram partilhadas por aqui que denunciam o meu entusiasmo por este ingrediente, junta-se agora esta (primeira) lasanha de espinafres e cogumelos.

Para fazer este prato, não poderia faltar o clássico bechamel (e as minhas explicações sobre o desenvolvimento das receitas…), mas, com alguns ajustes: mascarando a aparente falta de sabor de um molho roux, à base de farinha, bebida vegetal, e azeite, sem transgredir no sal, enriqueci o bechamel com louro, tomilho, alho, pimenta, noz-moscada e, levedura de cerveja/nutricional (para quem gostar deste sabor mais pungente). Pois, neste prato clássico onde as folhas de massa se fundem com molhos ricos, e são cobertas de um colorido gratinado, o meu objetivo não foi imitá-lo, mas tentar trazer-vos uma versão vegetal que seja por si só saborosa!

Parte deste molho foi adicionado aos cogumelos salteados, para tomar e difundir no prato algum do seu paladar e, para fornecer a humidade necessária para a massa cozer no forno. Entre o molho de cogumelos, e a massa, juntei também um creme de espinafres, orégãos secos, manjericão fresco e tofu (para a textura do creme).

Lasanha de espinafres e cogumelos

4 porções | 90 min | Dificuldade: 3/5

Ingredientes:
8 folhas de lasanha (135 g)
Opcional: 100 g de alternativa vegetal ao queijo para gratinar

Creme de espinafres
½ c. de chá de alho moído
150 g espinafres
½ cháv. (120 mL) de bebida vegetal
250 g de tofu
4 c. de sopa de manjericão picado
½ c. de chá de orégãos
Pimenta preta e sal q.b.

Bechamel
1 c. de sopa de azeite
2 c. de sopa de farinha T65
2 chávenas (480 mL) de bebida vegetal
1 folha de louro
4 raminhos de tomilho fresco (ou ¼ c. de chá de tomilho seco)
2 d. de alho, esmagados
¼-½ c. de chá de noz-moscada
1 a 2 c. de sopa de levedura nutricional
Pimenta preta e sal q.b.

Cogumelos salteados
1 colher de sopa de azeite
½ cebola, cortada em fatias
450 g de cogumelos castanhos fatiados
1 c. de sopa de vinagre balsâmico
½ c. de chá de tomilho
Pimenta preta e sal q.b.

Procedimento:
1. Comece por fazer o creme de espinafres: triture no processador de alimentos todos os ingredientes descritos (exceto os espinafres), até obter um creme; leve os espinafres ao micro-ondas durante 2 min, até amolecerem; junte-os ao creme e triture, envolvendo-os no creme, sem perderem a sua textura.
2. Para saltear os cogumelos: aqueça o azeite numa frigideira antiaderente e salteie a cebola e os cogumelos durante cerca de 8 min. Junte o tomilho, o vinagre balsâmico, e uma pitada de pimenta preta e sal a gosto, e salteie até os cogumelos libertarem os seus sucos, e a cebola amolecer. Reserve.
3. Para fazer o molho bechamel: comece por cozer em lume brando a bebida vegetal durante 10 min com os aromáticos (louro, alho e tomilho); coe a bebida, e reserve; numa panela pequena, aqueça em lume médio o azeite e junte a farinha; mexa até formar uma pasta, e coza até 1 min; junte a bebida aos poucos, mexendo sempre para manter a textura homogénea, sem grumos; assim que o molho levantar fervura, reduza o lume, e coza mais 3 min, até o molho ficar espesso; junte a levedura nutricional, e tempere com pimenta preta, sal e noz-moscada. Junte metade deste molho aos cogumelos salteados, e envolva.
4. Para fazer a lasanha, comece por colocar parte do molho bechamel sobre o fundo de uma forma. De seguida, coloque 2 folhas de massa, e cubra com o creme de espinafres, seguido do molho de cogumelos. Coloque novamente mais 2 folhas de massa e repita o processo até cobrir todo o recheio com uma última camada de massa. Sobre esta, espalhe o restante molho bechamel reservado, e o queijo. Tape a forma com papel de alumínio e leve ao forno durante 40 min a 180 °C. Retire o papel de alumínio e deixe gratinar durante cerca de 20 min.

    • Filipe
      01 Maio 2022 / 17:33

      Olá!! Na receita não mencionas o uso da levedura nutricional?
      Chegas a usar?

      Obrigado 😀

      • 06 Maio 2022 / 9:56

        Olá Filipe!
        Esqueci-me de incluir no procedimento da receita. Já está corrigido!
        Obrigada! 😉

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado.

Outras Receitas que merecem destaque