Massa com feijão e molho de abóbora

Massa com feijão e molho de abóbora

Pratos principais eacompanhamentosed-amine-

Pratos Principais & Acompanhamento

Massa com feijão e molho de abóbora

Abóbora, Cogumelos, Espinafres, Feijão branco, Leguminosas, Massa, Tomate,
Tempo de preparação 30 minutos
Dificuldade
4 Numero de Porções: Pratos principais eacompanhamentosed-amine-Pratos principais eacompanhamentosed-amine-Pratos principais eacompanhamentosed-amine-Pratos principais eacompanhamentosed-amine-
7
3 Fevereiro, 2021
/
4

Não sei se é o conforto que uma taça de massa, fumegante, me transmite, (ou, a comodidade de economizar na limpeza de mais um tacho…), mas encontro sempre uma enorme satisfação nestas receitas de estufados com massas, e esta, já é a 4ª que vos deixo aqui (outras receitas incluem: «Minestrone», «Massa com feijão branco, tomate e beringela» e «Estufado rápido de massa, cogumelos e feijoca»).

E quase sempre, seguem os mesmos princípios: começamos por refogar os elementos aromáticos (cebola, alho, ervas aromáticas secas, podendo conter tomate ou outros legumes); juntamos a massa e, um líquido que vai unir o sabor de todos os ingredientes do prato (cujo sabor também pode complementar ou enriquecer o estufado, p.e. vinho, caldos caseiros…) mas, em quantidade suficiente para no final da confeção da massa, obtermos um molho com a textura desejada.

Nesta receita, utilizei uma parte do feijão branco e, a abóbora e cebola salteadas, para dar mais corpo ao molho e, para lhe dar sabor, utilizei louro, colorau e orégãos. Por fim, envolvi também espinafres e cogumelos salteados, cuja adição é opcional.

 

Estufado de massa e feijão branco com molho cremoso de abóbora

4 porções | Dificuldade: 1/5 | Tempo de preparação: 30 min

½ colher de sopa de azeite
200 g de cogumelos castanhos
100 g de espinafres
Uma pitada de sal e pimenta preta acabada de moer

½ colher de sopa de azeite
1 cebola cortada em cubos
½ abóbora-menina (400 g) cortada em cubos
4 dentes de alho picados
½ lata de tomate pelado/triturado (200 g)
2 folhas de louro
1 colher de chá de orégãos
½ colher de chá de colorau
¼ colher de chá de piripiri moído
800 mL de água
520 g de feijão branco cozido (1 lata grande)
1 ½ chávenas (~160 g) de massa a gosto
4 colheres de sopa (20 g) de salsa fresca picada
1 colher de sopa de sumo de limão (cerca de ½ limão pequeno)
Uma pitada de sal e pimenta preta acabada de moer

Procedimento
1. Para saltear os cogumelos: comece por aquecer o azeite numa frigideira antiaderente e junte os cogumelos. Salteie durante cerca de 5 a 6 minutos, mexendo apenas ocasionalmente para promover a caramelização dos cogumelos. Junte os espinafres e tempere com uma pitada de sal e pimenta preta. Salteie mais 1 a 2 minutos até os espinafres amolecerem. Reserve.
2. Numa panela larga preferencialmente antiaderente, aqueça ½ colher de sopa de azeite, juntamente com a cebola, a abóbora, e 1 a 2 colheres de sopa de água. Refogue os legumes durante cerca de 6 minutos, até a cebola ficar translúcida, mexendo frequentemente. Junte o alho, e envolva; depois de libertar os seus aromas no refogado, adicione o tomate triturado, o louro, os orégãos, e o piripiri, e deixe cozer até levantar fervura (se utilizar tomate fresco, deve cozer até ficar completamente reduzido a molho).
3. Num copo medidor, meça cerca de 800 mL de água e junte cerca de metade da quantidade do refogado de abóbora, assim como 4 colheres de sopa do feijão branco, e triture com recurso a uma varinha-mágica. Junte este preparado ao refogado na panela, assim como o restante feijão, a massa, e uma pitada de sal e pimenta preta. Coza, mexendo ocasionalmente para que a massa não se cole no fundo da penela, durante cerca de 8 a 10 minutos. Retire do lume assim que a massa estiver macia, descarte as folhas de louro, e envolva o sumo de limão, e o salteado de cogumelos e espinafres. Ajuste os condimentos a gosto. Sirva o estufado em taças e guarneça com salsa fresca picada.

 

    • Maria Cardoso
      20 Fevereiro 2021 / 20:30

      Experimentei esta receita e adorei. O molho fica super aveludado. É uma recita perfeita para um dia de chuva. Obrigada

    • Célia Coelho
      23 Fevereiro 2021 / 13:38

      Experimentei e fiquei fã! Delicioso e reconfortante para dias cinzentos!!😊

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Outras Receitas que merecem destaque