Massa com molho de tomate cereja + Espetadas de tofu e pimento

Massa com molho de tomate cereja + Espetadas de tofu e pimento

Pratos principais eacompanhamentosed-amine-

Pratos Principais & Acompanhamento

Massa com molho de tomate cereja + Espetadas de tofu e pimento

Tempo de preparação 40 minutos
Dificuldade
4 Numero de Porções: Pratos principais eacompanhamentosed-amine-Pratos principais eacompanhamentosed-amine-Pratos principais eacompanhamentosed-amine-Pratos principais eacompanhamentosed-amine-
0
27 Junho, 2021
/
0

 

Por aqui, os domingos convidam a refeições ao ar livre, que frequentemente incluem grelhados. Para além dos habituais pimentos, cogumelos, e fatias de curgete e beringela grelhadas, que enriquecem saladas de cereais e leguminosas, por vezes, também faço espetadas mais elaboradas, como esta de tofu e pimento. Nesta receita, o tofu beneficia de uma marinada prévia, para tomar o sabor do molho, e não secar durante a confeção.

Para acompanhar os grelhados, o clássico molho de tomate bem reduzido, com os primeiros tomates da estação, resulta bem. Mas, desta vez, limitei o tempo de preparação optando pelo tomate cereja, cujo sabor resulta num molho igualmente saboroso, mas ligeiramente mais doce e fresco.

Massa com molho de tomate cereja

4 porções | 30 min | Dificuldade: 1/5

Ingredientes:
~150 g de massa crua
Sal q.b.
2 dentes alho, cortados em fatias
½ cebola, ou 1 chalota, picada
1 colher de sopa de azeite
400 g de tomate cereja
½ chávena (15 g) de folhas manjericão fresco, cortadas finamente
<1/4 colher de chá de piripiri moído Pimenta preta e sal q.b. Procedimento: 1. Coza a massa de acordo com as instruções da embalagem, mas retire do lume 1 minuto antes do tempo de cozimento recomendado. Escorra a massa, reservando alguma água de cozimento para o molho. 2. Entretanto, numa frigideira larga antiaderente, aqueça a cebola e o alho juntamente com o azeite, mexendo frequentemente, até ficar translucida, cerca de 3 a 4 minutos. Se necessário, adicione um pouco de água. Junte os tomates cereja, e deixe cozer, mexendo ocasionalmente, até os tomates começarem a libertar alguns sucos (para encorajar este processo, pode pressionar alguns tomates com as costas da colher, à medida que amolecem). Deixe cozer até o molho ficar cremoso, e junte o piripiri e as folhas de manjericão, assim como uma pitada de sal e pimenta preta a gosto. 3. Adicione a massa cozida ao molho, e cerca de ¼ chávena (60 mL) da água de cozimento reservada, de cada vez, até o molho ficar com a consistência adequada.

Espetadas de tofu e pimento

4 porções | Tempo de preparação: 40 min (+ 1h para a marinada) | Dificuldade: 1/5

Ingredientes:
250 g de tofu firme
200-250 g de tofu fumado
1 a 2 pimentos (utilizei ¾ de um pimento vermelho e ½ amarelo)
½ cebola

Marinada
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de molho de soja
½ limão (~1 1/2 colher de sopa) de sumo de limão
1 colher de sopa de concentrado de tomate
1 colher de chá de colorau
¼ colher de chá de piripiri
¼ colher de chá de alho moído
¼ colher de chá de pimenta preta

Procedimento:
1. Escorra bem os blocos do tofu e envolva-o num pano de cozinha; coloque dois pratos por cima do bloco, e deixe o pano absorver o líquido durante pelo menos 15 minutos.
2. Corte o tofu em cubos, e os legumes em fatias aproximadamente da largura dos cubos de tofu.
3. Misture os ingredientes da marinada, e junte ao tofu, deixando-o tomar o sabor deste molho durante pelo menos meia hora (ou durante a noite).
4. Prepare as espetadas (serão necessários cerca de 12 espetos).
5. Grelhe as espetadas durante cerca de 2 minutos de cada lado, até os legumes ficarem cozidos, e o tofu dourado. Pode pincelar com o molho da marinada, para prevenir que sequem.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Outras Receitas que merecem destaque