
Massa primaveril com molho de alho assado
Pratos Principais & Acompanhamento
Massa primaveril com molho de alho assado
No passado fim-de-semana tive o prazer de receber um saco de 3kg de ervilhas em vagem, da quinta da minha avó. Não sei se vocês estão familiarizados com estas vagens de ervilhas comestíveis, pois não sei se vêm com frequência nas grandes superfícies comerciais, mas recebo as vagens frescas regularmente nas estações do inverno e primavera.
Fiquem também a saber que esta espécie de vagens não tem exatamente a finalidade de produzir ervilhas, e que são preferencialmente consumidas no estado de vagem.
Nutricionalmente, são vegetais ricos em Vitamina C, Vitamina K, Manganês e Ferro. (Fonte: Nutrition Facts)
Mas melhor ainda, acho que ficam bem em qualquer prato de legumes salteados, e por isso hoje partilho-vos um dos meus preferidos, bem simples, quase que nem é uma receita, talvez seja mais uma sugestão, mas contém uma das minhas combinações preferidas, (cenoura + ervilhas em vagem), cuja textura e forma liga harmoniosamente com a massa, e contrasta com as ervilhas, e frutos gordos, se quiserem adicionar também. E o molho, uma adição especial ao prato, para lhe dar mais sabor, não deve ser ignorado! Pode parecer bastante alho na mesma receita, mas relembro que o sabor de alho assado é bastante suave comparado com o seu sabor no estado cru, e por isso não há que recear a sua adição.
Massa primaveril de vagens de ervilha e cenoura com molho de alho assado
Serve 2
80g de fettucine
100g de ervilhas em vagem
1 cenoura
1 chávena de ervilhas (utilizei congeladas)
Azeite, pimenta e sal
Molho de alho assado
1 cabeça de alho
4 colheres de sopa de azeite
Sumo de ½ limão
Pimenta preta e sal
Corte a cabeça de alho como exemplificado na fotografia, cubra com 1 colher de sopa de azeite e leve ao forno embrulhado em papel de alumínio durante 45 minutos a uma temperatura de 180ºC.
Assim que o alho estiver pronto, deixe arrefecer, e esprema para uma taça pequena a cabeça de alho, e junte as 3 colheres de sopa de azeite, sumo de limão e restantes condimentos.
Coza a massa al dente, de acordo com as instruções da embalagem.
Prepare os vegetais, removendo as partes laterais mais duras das vagens, e cortando a cenoura em fitas. Numa sertã antiaderente, salteie em azeite os vegetais até ficarem tenros, temperados com pimenta preta e sal. Junte a massa e molho.
Sugestão: Junte também frutos gordos picados no prato, como pinhões, caju neutro ou amêndoa.
Recipe in English
Spring Pasta with snow peas, carrot and roasted garlic sauce
Serves 2
80g pasta, fettucine
100g snow peas
1 carrot
1 cup peas (I used frozen)
Olive oil, pepper and salt
Roasted garlic sauce
1 garlic head
4 tablespoons olive oil
Juice of ½ lemon
Black pepper and salt
Cut the top of the garlic head, cover with 1 tablespoon of olive oil and bake in the oven wrapped in foil for 45 minutes at a temperature of 180 º C.
Once the garlic is ready, let cool, and squeeze the roasted cloves into a bowl, and whisk the garlic paste with olive oil, lemon juice and seasonings.
Cook the pasta al dente according to package instructions.
Prepare vegetables, removing the tougher sides of snow peas, and cutting the carrots into ribbons. In a nonstick frying pan, sauté the vegetables in olive oil until tender, seasoned with black pepper and salt. Toss the pasta and garlic sauce.
Outras Receitas que merecem destaque

Panna Cotta de Café com Chocolate e Avelãs

Cuscuz com couve-flor assada, grão e amêndoas

também já comi as primeiras “ervilhas tortas” 🙂 tão boas 🙂 e assim numa bela pasta são ainda melhores 🙂 beijinhos
Adoro ervilhas tortas. Não tenho a sorte de receber sacos de 3kg, mas tenho aqui uma caixinha que ao que parece já tem destino….:D
beijinhos
Sara
Gosto tanto, vi no outro dia no mercado aqui perto de casa e comprei logo um sacão cheio!com alho assado parece-me perfeito, adorei a sugestão 🙂 beijinhos*
Adoro as ervilhas em vagem ou tortas 🙂 Adoro!!
E ficaram tão bem neste prato de massa. Primavera em cheiros, sabores e cores!
Um beijinho.
E o cheirinho do alho assando no fogão é inexplicavelmente bom! (:
Tu sabes se ele dura algum tempo na geladeira? Ouvi dizer que oxida bem fácil, mas tive esperança quando vi ele num recipiente aqui no post, rs.
Bisous!
Olá Nina, penso que não deve oxidar rapidamente porque deixei um pratinho para o dia seguinte e o aspecto da massa com o molho estava igual 🙂
Que blogue delicioso! Descobri-o por acaso e estou a adorar.
Esta receita tem excelente aspecto.
Parabéns pelas fotos
Ai Márcia, já não vinha cá há tanto tempo e é impressionante como este blogue melhora de dia para dia! Um dia destes peço-te que me dês um workshop destas comidas fantásticas pode ser? 🙂 Aliás, fantástica és tu. Boa sorte na vida. Namasté*
Fiz hj e ficou divino de bom haha, amooo ervilhas, coloquei quiabo inteiro tambm.