Molho de tomate e beringela

Molho de tomate e beringela

Aperitivos Snacks salgadosed-amine-

Aperitivos & snacks

Molho de tomate e beringela

Beringela, Paprika, Tomate,
Tempo de preparação 30 minutos
Dificuldade
4 Numero de Porções: Aperitivos Snacks salgadosed-amine-Aperitivos Snacks salgadosed-amine-Aperitivos Snacks salgadosed-amine-Aperitivos Snacks salgadosed-amine-
1
25 Agosto, 2020
/
0

A acompanhar o último prato que vos partilhei (folhado de batata-doce e lentilhas), fiz este molho de beringela assada e tomate, também inspirado na culinária do Norte de África. Este molho espesso é obtido através da redução de tomate maduro envolvido com a polpa macia da beringela assada, e alguns condimentos, como a paprika fumada (opcional), e cominhos. Para além de acompanhamento de grelhados, saladas de cereais, massas ou leguminosas, o molho de beringela e tomate também pode ser servido como aperitivo.

À semelhança de outras receitas de molhos à base de beringela, esta também pressupõe a utilização apenas da polpa… E, para tentar aproveitar o legume como um todo, testei aproveitar a pele (rica em antocianinas, ainda que a polpa também seja rica em compostos fenólicos), para rechear com um estufado de grão-de-bico, azeitona e pimento com um pouco também da polpa da beringela assada. Na próxima semana deixo-vos a receita desta sugestão.

A partir de um legume e um método culinário acabamos com 2 pratos distintos. Este será o mote da próxima formação (05/09) prática no Work-Espaço Criativo: minimizar o número de procedimentos culinários mas com conseguir alguma variedade de pratos, e aprimorar essas habilidades culinárias na confeção de hortícolas.

Gostavam de ver mais receitas que partam do mesmo legume/método culinário? E que outros métodos culinários gostam de aplicar à beringela? (Não vale frita… 😉)

 

Molho de beringela e tomate com especiarias (Zaalouk)

4 porções | 30 min | Dificuldade: 1/5

Ingredientes:
1 beringela
300g tomate, maduro, pelado (cerca de 2 unidades pequenas) (nota 1)
½ colher de chá de cominhos moídos
1 colher de chá de paprika fumada (opcional)
½ colher de sopa de azeite
1 dente de alho, picado
1/8 colher de chá de sal
<1/8 colher de chá de pimenta preta
1 colher de sopa de sumo de limão
½ colher de chá de açúcar

Procedimento:
1. Corte longitudinalmente a beringela ao meio, coloque numa forma, e leve ao forno durante 15 min a 200 °C. O interior da beringela deve ficar completamente macio (nota 2: método alternativo). Remova o interior da beringela e reserve (pode aproveitar tudo se a pele não estiver queimada).
2. Numa frigideira ou panela antiaderente, aqueça o azeite, tomate (finamente picado), o alho, e os condimentos. Deixe cozer durante alguns minutos, até o tomate começar a perder a sua forma, cerca de 5 min. Junte o sumo de limão, o açúcar e, por fim, o interior da beringela assada (ou todo o legume). Deixe cozer durante 15 min, até o molho começar a espessar.
3. Sirva o molho de beringela e tomate como aperitivo, acompanhado de pão, ou, como acompanhamento para temperar grelhados, ou saladas de leguminosas.

Notas:
1. Para pelar eficazmente o tomate: dê um pequeno golpe na base do fruto; leve a uma panela de água em fervura e deixe cozer durante 30 segundos; deixe arrefecer e retire a pele facilmente.
2. Em alternativa ao forno, por grelhar a beringela à chama do fogão: faça alguns furos no legume com recurso a um garfo; acenda o fogão e leve a beringela à chama, sustendo-a durante alguns minutos (eu pousei na grelha do fogão); deve ficar bastante queimada, mas de interior muito suave; por fim, retire a casca.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Outras Receitas que merecem destaque