
Mousse de chocolate, vegan
Sobremesas & doces
Mousse de chocolate, vegan
Uma das memórias que trago das sobremesas de verão são camadas de bolacha, mousse de chocolate e pudim flan numa terrina. Fizeram as delícias de uma miúda gulosa durante anos, e, com a ajuda dos instantâneos, salvaram a minha mãe em muitos jantares de família.
Na altura agradecia é claro. Que miúda não gostava de uma boa sobremesa doce e com chocolate?
Depois de me ter tornado vegetariana, a minha mãe desafiou-me a fazer uma mousse de chocolate “à minha moda”, ou seja, sem ovos ou leite, mas que fosse igualmente deliciosa. Após algumas tentativas, cheguei a esta receita.
Não recria com exactidão uma verdadeira mousse, leve e areada, esta é um bocadinho mais densa, mas garanto-vos que o sabor delicioso a chocolate está lá.
A camada de bolacha da fotografia é uma tradição de família. Durante anos fui a pequena “ajudante da chef” encarregue de raspar as bolachas “Maria”. Desta vez, o irmão mais novo assumiu o lugar, e com as suas mãos gordinhas desfez, sem jeito, as bolachas de manteiga de amêndoa para a mousse.
A tradição foi reinventada, e agora sobremesas mais leves fazem parte dos almoços de Domingo.
Nesta receita, aconselho utilizarem o tofu sedoso, ou silken em inglês. É mais cremoso, e fica delicioso em sobremesas. Podem encontra-lo nas lojas de produtos orientais, ou, se forem a lojas de produtos naturais, como por exemplo a Celeiro, procurem o tofu da marca Clearspring que é bastante semelhante.
Também pode ser utilizado o tofu firme, que se encontra actualmente na maioria dos supermercados, mas a sobremesa fica com um sabor ligeiramente diferente, e com uma textura menos cremosa.
Se procuram uma mousse de chocolate vegan sem tofu, aconselho-vos a visitar estas duas receitas deliciosas: as “Tarteletes de mousse de chocolate e abacate” da Joana do Le Passe Vite, e a “Mousse de chocolate e laranja” da Patrícia do Not Guilty Pleasure. Nestas receitas, ambas utilizam abacate para obter uma mousse com uma textura cremosa!
Mousse de chocolate vegan
Faz 6 tacinhas de mousse
280g de tofu sedoso
120g de chocolate negro
¼ chávena (30g) de cacau em pó
¼ chávena (60ml) de bebida de soja ou amêndoa
2 colheres de sopa de vinho do Porto (opcional, podem juntar mais bebida de soja ou amêndoa no lugar do vinho, e se decidirem utilizar, certifiquem-se que a marca é vegan)
4 colheres de sopa de adoçante natural como xarope de arroz ou xarope de ácer
No processador de alimentos, triture o tofu até ficar cremoso.
Em banho-maria, derreta o chocolate, e misture o cacau, bebida de soja ou amêndoa, vinho de porto, e xarope de arroz. Assim que o chocolate estiver bem incorporado com os outros ingredientes num molho denso e cremoso, retire do lume.
Misture no processador de alimentos (ou até mesmo numa batedeira eléctrica) o tofu cremoso com o molho de chocolate.
Divida a mistura em tacinhas. Eu gosto de juntar bolacha de manteiga de amêndoa (ou amendoim) esmagadas, porque absorvem alguma humidade da mousse, e complementam bem o sabor do chocolate. Decore com raspas de chocolate, ou até mesmo chantilly de coco. As tacinhas devem ser guardadas no frigorífico.
– INFORMAÇÃO NUTRICIONAL –
1 tacinha, sem bolacha contém: 196kcal, 5g de proteína, 24g de hidratos de carbono, dos quais 16g são açúcares, 10g de gorduras totais, das quais 5g são gorduras saturadas, e 3g de fibra
Recipe in English
Vegan chocolate mousse
Serves 6
280g silken tofu
120g dark chocolate
¼ cup (30g) cocoa powder
¼ cup (60ml) non-dairy milk (almond or soy)
2 tablespoons Port wine
4 tablespoons natural sweetener, rice or maple syrup
In a food processor, puree the tofu until extremely smooth.
In a bowl set over simmering water, melt the chocolate, and add the cocoa powder, water, Port wine, non-dairy milk, and rice or maple syrup. Stir until smooth.
Add the chocolate mixture to the tofu and blend together.
Pour into a small bowls. I like to add some crushed almond butter cookies on the bottom, to absorb some of the mousse moisture, and balance the chocolate flavor. Garnish with some grated chocolate, or coconut whipped cream. Store in the refrigerator.
Engraçado, na minha casa tb havia o hábito das sobremesas em camadas, normalmente de tudo de mau que havia no mercado 😛
Hoje também foram sendo substituidas por versões mais saudáveis.
Adorei a tua sugestão, a experimentar num próximo jantar.
bj
sara
Obrigada pela receita, vou experimentar…
confesso que sou mais adepta da mousse com abacate do que com tofu 🙂
Eu gostava imenso de mousse de chocolate quando era miúda, mas agora já não lhe ligo nenhuma, curiosamente… Acho que as coisas se inverteram: quase me dá mais gozo preparar receitas e ver que os outros gostam do que propriamente comê-las! 🙂
Mas na altura, adorava comer a mousse com batatas fritas… Mergulhava a batata na mousse e deliciava-me com aquilo! Hoje nem me passaria pela cabeça 😀
O mousse até que não me chamou atenção, mas esses biscoitos sim de despertaram. Não sou muito chegada em sobremesas, mas esses biscoitinhos parecem ser deliciosos, será que você poderia postar a receita do mesmo?
Na receita da mousse coloquei um link a redireccionar para a receita das bolachas 🙂
É esta: https://compassionatecuisineblog.com/2012/05/03/almond-butter-cookies-bolachas-de-manteiga-de-amendoa/
Márcia a manteiga de amêndoa leva amêndoas com ou sem pele?
Ups, só vi este comentário agora Carolina! Comentaste durante as minhas férias, e agora estou a tentar compensar os comentários sem resposta 🙁
Eu uso amêndoas com pele, levo ao forno, e depois tiro a pele. Mas sinceramente podes usar sem pele. Se quiseres ver os procedimentos para a manteiga de amêndoa (ou outras) que eu aconselho dá uma olhada neste post:https://compassionatecuisineblog.com/2012/09/30/como-fazer-manteigas-de-oleaginosas-how-to-make-nut-butters/
Beijinho e desculpa!
Qual é a marca do chocolate que usaste?
Sempre aprender contigo, gosto muito do teu blog. beijos
O silken tofu é óptimo nas sobremesas, já fiz mousse de lima com ele e ficou mesmo saboroso! Esta tua mousse está tentadora, até para mim que não sou a maior fã de chocolate (ou não era, acho que já me converti ihih), a camada de bolacha deve ficar perfeita, adoooro bolachinha!!
E muito obrigada pela referência à receita no meu blog 😀
beijinho*
De nada Patrícia! O que é bom deve ser partilhado! 🙂
Um beijinho!
Olá Márcia,
Para fazer a manteiga de amêndoa usa amêndoas com ou sem pele?
Tosta as amêndoas?
Obrigada e Parabéns pelo blog
Olá Andreia,
Uso amêndoas com pele mas tiro-a depois de as tostar. Podes encontrar o procedimento neste post: https://compassionatecuisineblog.com/2012/09/30/como-fazer-manteigas-de-oleaginosas-how-to-make-nut-butters/
Também falo português. O blog está demais, parabéns pela compaixão, essa receita está demais,
Amei a receita, está na geladeira!!
Será quedeixa mais aerado se usar aquafaba (água do cozimento do grão-de-bico) bem batidinha como clara em neve?