
Muesli
Warning: A non-numeric value encountered in /home/customer/www/compassionatecuisineblog.com/public_html/wp-content/themes/compassionatecuisineblog/single-receita.php on line 31
Pequeno-almoço
Muesli
Já falei diversas vezes dos seus benefícios aqui no blog, e é com entusiasmo que falamos sobre este grão, e em especial da sua fibra (o β-glucano), nas aulas de Nutrição Humana.
Tentei transparecer este entusiasmo aqui no blog, para motivar o consumo da aveia, e acredito que até tenha resultado, mas é ainda mais desafiante na parte clínica motivarmos os nossos pacientes a optarem pela aveia.
O meu professor acredita que a solução está na industria do pão, e que só assim as pessoas começarão a consumir mais cereais integrais, eu acredito que a solução passa por mudar o pequeno-almoço e torná-lo diferente e mais interessante.
Há mais de 100 anos atrás, um médico chamado de Bircher-Bennen, teve uma ideia semelhante, e contrariou os conhecimentos da área da nutrição da altura impondo uma dieta rica em legumes frescos, frutas e cereais integrais aos seus pacientes. Foi assim que nasceu o Muesli, numa versão um pouco diferente da que conhecemos hoje, pois tinha muito mais fruta do que aveia, mas o princípio aplicado na minha receita é o mesmo.
Em que é que consiste o Muesli? Flocos de aveia, oleaginosas e sementes crocantes, frutos secos doces, a vossa fruta fresca preferida cortada, e para mim mais uma pitada de canela, e parece-me óptimo Aqui abaixo está a minha proposta de receita, mudem consoante os vossos gostos e deixem-me a vossa opinião! 🙂

Muesli
Cerca de 6 a 8 doses (um pouco mais de 1/2 chávena por dose)
3 chávenas de aveia em flocos (podem utilizar também flocos de outros cereais como centeio, cevada, trigo…)
1/2 chávena de amêndoas, avelãs e nozes
1/2 chávena de sementes de girassol e de sementes de abóbora
1/2 chávena de passas, damascos secos (cortados), tâmaras secas (cortados), ou outros frutos secos que preferirem
Junte todos os ingredientes e guarde-os num recipiente fechado.
Para comer o muesli da melhor forma, junte entre 1/2 a 1 chávena de leite ou água (talvez apenas 1/2 chávena, para não ficar muito húmido) ou sumo natural de fruta, com 1/2 chávena de muesli, numa taça e deixe no frigorífico durante a noite. Na manhã seguinte eu gosto de juntar fruta fresca, uma pitada de canela, às vezes um fio de mel ou melaço (as frutas secas já são doces o suficiente, adicione apenas se a fruta fresca que escolher for amarga). Se não quiserem comer o muesli frio, directamente do frigorífico, aqueçam-no um minuto no microondas. Se não quiserem deixar o muesli a demolhar durante a noite, podem também levar a ferver numa panela pequena durante uns 5 minutos ou menos.
English Recipe
Muesli
About 6 to 8 servings (slightly more than 1/2 cup per serving)
3 cups of rolled oats (you can use other whole grain flakes such as rye, barley, wheat …)
1 cup almonds, hazelnuts and walnuts
1/2 cup of sunflower seeds and pumpkin seeds
1/2 cup of raisins, dried apricots, dried dates (cut into pieces)
Combine all ingredients and store in a air-tight container.
To serve the muesli, combine 1/2 to 1 cup of milk or water (maybe just 1/2 cup) or natural fruit juice, with 1/2 cup of muesli in a small bowl and place it in the refrigerator overnight. The next morning I like to add cinnamon, drizzle some honey or molasses, and some pieces of fresh fruit. If don’t want to leave the muesli soaking overnight, you can also cook it in a small pan with 1/2 a cup of liquid for about 5 minutes or less.
Muesli (na manhã seguinte) com um dióspiro bem doce // Muesli (the next morning) with a sweet persimmon

Outras Receitas que merecem destaque

Feijoca com molho de cogumelos

Tacos de tofu, salada de repolho e molho de caju e limão

Very satisfying to have a jar or two of that around, isn’t it?
Really satisfying and convenient 😉
um pequeno almoço perfeito!
Bjinhos
Sara
Que ótima sugestão, Márcia! O hábito faz-me ser repetitiva ao pequeno almoço: café, pão integral com manteiga de soja e/ou compota. De vez em quando faço papas de aveia, a receita da Sandra, do Papacapim. Achei a tua sugestão interessante porque deixa-se de molho durante a noite e já está pronta de manhã. Vou experimentar com água e porque não com chá? Não sou muito fã de leite, mesmo vegetal…Umas sementes de chia também iam bem, umas raspas de chocolate negro… Vou fazer uma versão depois conto!
Beijinhos
Excelente sugestão Lina! Então se for um chá com especiarias o com um sabor assim acentuado acho que ficava interessante, nunca pensei nisso! E sementes de chia vão sempre bem com aveia demolhada (esqueci-me de mencionar isso, ainda bem que me lembraste!). E o chocolate dá um toque especial, gostei 🙂
(Só mais uma coisa, não estou aqui a criticar o pequeno-almoço de ninguém, pão já é uma boa opção!)
Beijinho
Adoro o pequeno-almoço com tempo e com coisas boas e saudáveis.
Torradas com compotas caseiras, muesli ou granola com iogurte tudo caseirinho e bom.
Fruta fresca ou sumos e batidos.
O muesli é sempre uma boa opção e podemos variar as frutas, as sementes, eu até já coloquei quinoa na granola e fica tão bom. Servido com maple e canela é delicioso.
Um beijinho.
Obrigada pelo teu comentário 🙂 Sugestões interessantes!
Já vi a tua receita da granola, ainda não experimentei, ando sem tempo, mas já está na minha lista! Não imaginas o quanto gosto dessas coisinhas ao pequeno-almoço, por isso é que é a minha refeição preferida 🙂
Beijinho
Olá!sou novata nestas coisas das comidas saudáveis e por isso a dúvida que tenho pode parecer ridícula, mas aqui vai: As sementes de abobora e girassol são comudas com a casca?não é demasiado dura?costumava comprar muesli mas agora resolvi comprar os ingredientes e fazer a minha versão…gostei muito da sua e vou copiar algumas coisas.Parabéns pelo blog e gostei muito de a ver no você na tv.
Olá! As sementes que se encontram nos supermercados geralmente não contêm casca, não precisa de se preocupar 🙂
Espero que continue a visitar o meu blogue,
Márcia
Pois, eu vivo numa aldeia e os meus familiares têm sempre muitas abóboras e girassóis e estava a pensar utilizar essas!! As de abóbora demolhadas juntamente com a aveia devem ficar molinhas, mas as de girassol não sei…quando secarem e as puder utiluzar é uma questão de experimentar não é?obrigado
Ah, nesse caso é preciso retirar a casca depois de secarem! 🙂
Obrigado
Olá, boa noite! Surgiu-me uma dúvida que, entretanto, ainda não consegui desfazer. Os flocos de aveia integral precisam de ser demolhados/cozinhados ou também podem ser consumidos na hora in natura, por exemplo com iogurte e fruta?
Obrigada 🙂
Sim, também podem ser consumidos assim 🙂