Muesli

Muesli

PequenoAlmoçoed-amine-

Pequeno-almoço

Muesli

Amêndoas, Aveia, Avelãs, Nozes, Sementes de abóbora, Sementes de girassol,
Dificuldade
8 Numero de Porções: 8x PequenoAlmoçoed-amine-
0
9 Novembro, 2012
/
19

Já falei diversas vezes dos seus benefícios aqui no blog, e é com entusiasmo que falamos sobre este grão, e em especial da sua fibra (o β-glucano), nas aulas de Nutrição Humana.

Tentei transparecer este entusiasmo aqui no blog, para motivar o consumo da aveia, e acredito que até tenha resultado, mas é ainda mais desafiante na parte clínica motivarmos os nossos pacientes a optarem pela aveia.

O meu professor acredita que a solução está na industria do pão, e que só assim as pessoas começarão a consumir mais cereais integrais, eu acredito que a solução passa por mudar o pequeno-almoço e torná-lo diferente e mais interessante.

Há mais de 100 anos atrás, um médico chamado de Bircher-Bennen, teve uma ideia semelhante, e contrariou os conhecimentos da área da nutrição da altura impondo uma dieta rica em legumes frescos, frutas e cereais integrais aos seus pacientes. Foi assim que nasceu o Muesli, numa versão um pouco diferente da que conhecemos hoje, pois tinha muito mais fruta do que aveia, mas o princípio aplicado na minha receita é o mesmo.

Em que é que consiste o Muesli? Flocos de aveia, oleaginosas e sementes crocantes, frutos secos doces, a vossa fruta fresca preferida cortada, e para mim mais uma pitada de canela, e parece-me óptimo  Aqui abaixo está a minha proposta de receita, mudem consoante os vossos gostos e deixem-me a vossa opinião! 🙂

Compassionate Cuisine - Receitas vegetarianas - Muesli

Muesli

Cerca de 6 a 8 doses (um pouco mais de 1/2 chávena por dose)

3 chávenas de aveia em flocos (podem utilizar também flocos de outros cereais como centeio, cevada, trigo...)
1/2 chávena de amêndoas, avelãs e nozes
1/2 chávena de sementes de girassol e de sementes de abóbora
1/2 chávena de passas, damascos secos (cortados), tâmaras secas (cortados), ou outros frutos secos que preferirem

Junte todos os ingredientes e guarde-os num recipiente fechado.

Para comer o muesli da melhor forma, junte entre 1/2 a 1 chávena de leite ou água (talvez apenas 1/2 chávena, para não ficar muito húmido) ou sumo natural de fruta, com 1/2 chávena de muesli, numa taça e deixe no frigorífico durante a noite. Na manhã seguinte eu gosto de juntar fruta fresca, uma pitada de canela, às vezes um fio de mel ou melaço (as frutas secas já são doces o suficiente, adicione apenas se a fruta fresca que escolher for amarga). Se não quiserem comer o muesli frio, directamente do frigorífico, aqueçam-no um minuto no microondas. Se não quiserem deixar o muesli a demolhar durante a noite, podem também levar a ferver numa panela pequena durante uns 5 minutos ou menos.

English Recipe

Muesli

About 6 to 8 servings (slightly more than 1/2 cup per serving)

3 cups of rolled oats (you can use other whole grain flakes such as rye, barley, wheat ...)
1 cup almonds, hazelnuts and walnuts
1/2 cup of sunflower seeds and pumpkin seeds
1/2 cup of raisins, dried apricots, dried dates (cut into pieces)

Combine all ingredients and store in a air-tight container.

To serve the muesli, combine 1/2 to 1 cup of milk or water (maybe just 1/2 cup) or natural fruit juice, with 1/2 cup of muesli in a small bowl and place it in the refrigerator overnight. The next morning I like to add cinnamon, drizzle some honey or molasses, and some pieces of fresh fruit. If don't want to leave the muesli soaking overnight, you can also cook it in a small pan with 1/2 a cup of liquid for about 5 minutes or less.

Muesli (na manhã seguinte) com um dióspiro bem doce // Muesli (the next morning) with a sweet persimmon

Compassionate Cuisine - Receitas vegetarianas - Muesli

Bom apetite...

    • 09 Novembro 2012 / 15:46

      Very satisfying to have a jar or two of that around, isn’t it?

    • 09 Novembro 2012 / 18:59

      um pequeno almoço perfeito!

      Bjinhos

      Sara

    • 09 Novembro 2012 / 23:20

      Que ótima sugestão, Márcia! O hábito faz-me ser repetitiva ao pequeno almoço: café, pão integral com manteiga de soja e/ou compota. De vez em quando faço papas de aveia, a receita da Sandra, do Papacapim. Achei a tua sugestão interessante porque deixa-se de molho durante a noite e já está pronta de manhã. Vou experimentar com água e porque não com chá? Não sou muito fã de leite, mesmo vegetal…Umas sementes de chia também iam bem, umas raspas de chocolate negro… Vou fazer uma versão depois conto!
      Beijinhos

      • 09 Novembro 2012 / 23:48

        Excelente sugestão Lina! Então se for um chá com especiarias o com um sabor assim acentuado acho que ficava interessante, nunca pensei nisso! E sementes de chia vão sempre bem com aveia demolhada (esqueci-me de mencionar isso, ainda bem que me lembraste!). E o chocolate dá um toque especial, gostei 🙂
        (Só mais uma coisa, não estou aqui a criticar o pequeno-almoço de ninguém, pão já é uma boa opção!)
        Beijinho

    • 10 Novembro 2012 / 18:18

      Adoro o pequeno-almoço com tempo e com coisas boas e saudáveis.
      Torradas com compotas caseiras, muesli ou granola com iogurte tudo caseirinho e bom.
      Fruta fresca ou sumos e batidos.
      O muesli é sempre uma boa opção e podemos variar as frutas, as sementes, eu até já coloquei quinoa na granola e fica tão bom. Servido com maple e canela é delicioso.
      Um beijinho.

      • 10 Novembro 2012 / 18:52

        Obrigada pelo teu comentário 🙂 Sugestões interessantes!
        Já vi a tua receita da granola, ainda não experimentei, ando sem tempo, mas já está na minha lista! Não imaginas o quanto gosto dessas coisinhas ao pequeno-almoço, por isso é que é a minha refeição preferida 🙂

        Beijinho

    • Elisabete
      11 Setembro 2014 / 21:49

      Olá!sou novata nestas coisas das comidas saudáveis e por isso a dúvida que tenho pode parecer ridícula, mas aqui vai: As sementes de abobora e girassol são comudas com a casca?não é demasiado dura?costumava comprar muesli mas agora resolvi comprar os ingredientes e fazer a minha versão…gostei muito da sua e vou copiar algumas coisas.Parabéns pelo blog e gostei muito de a ver no você na tv.

      • 12 Setembro 2014 / 9:35

        Olá! As sementes que se encontram nos supermercados geralmente não contêm casca, não precisa de se preocupar 🙂
        Espero que continue a visitar o meu blogue,
        Márcia

        • Elisabete
          12 Setembro 2014 / 15:18

          Pois, eu vivo numa aldeia e os meus familiares têm sempre muitas abóboras e girassóis e estava a pensar utilizar essas!! As de abóbora demolhadas juntamente com a aveia devem ficar molinhas, mas as de girassol não sei…quando secarem e as puder utiluzar é uma questão de experimentar não é?obrigado

    • Elisabete
      12 Setembro 2014 / 16:24

      Obrigado

      • Diana
        26 Outubro 2014 / 0:30

        Olá, boa noite! Surgiu-me uma dúvida que, entretanto, ainda não consegui desfazer. Os flocos de aveia integral precisam de ser demolhados/cozinhados ou também podem ser consumidos na hora in natura, por exemplo com iogurte e fruta?

        Obrigada 🙂

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Outras Receitas que merecem destaque