Tofu “mexido” com açafrão, pimento e cogumelos

Tofu “mexido” com açafrão, pimento e cogumelos

PequenoAlmoçoed-amine-

Pequeno-almoço

Tofu “mexido” com açafrão, pimento e cogumelos

Açafrão-das-Índias, Cogumelos, Espinafres, Kiwi, Maçã, Pimentão doce, Receitas básicas, Tofu,
Dificuldade
2 Numero de Porções: PequenoAlmoçoed-amine-PequenoAlmoçoed-amine-
1
26 Janeiro, 2015
/
4

brunch
Seria um domingo normal, não fosse a sensação rara de alívio face a uma fase de exames quase terminada, e algum sono que tinha ficado a dever aos lençóis nos últimos tempos. Numa manhã preguiçosa, consegui concretizar um desejo que prometi a mim mesma durante todo este semestre frenético. Aproveitar para descansar ao domingo, comer um delicioso brunch, devagar, sem pressas, e sem preocupações.

O brunch fazia parte da minha lista mental de experiências culinárias a fazer (uma espécie de “vegan eats – to do list”), não só porque já não variava no pequeno-almoço há bastante tempo, como também a ideia de juntar sabores doces e salgados, e elementos do pequeno-almoço e almoço (breakfast and lunch), me parecer tão bem no momento. Houve alturas em que apontava todas as ideias que me iam surgindo – bagels com hummus e vegetais grelhados, compota de chia no pão a par de uma salada de grão crocante, abacate e uns verdes, algum batido, e até mesmo baked beans e salsichas vegetais (?) – no final tudo se resumiu a um impulso, e a ver o que tinha disponível no frigorífico. O resultado final parecia-me tão simples e saboroso, que não podia deixar de partilhar.
brunch

Tofu “mexido” com açafrão, pimento e cogumelos (vegan)
Serve 2

250g de tofu firme
1 colher de sopa de azeite
½ cebola, picada
1 dente de alho, picado
1 colher de chá de açafrão-das-Índias
Uma pitada de pimenta cayenne
¼ de um pimento vermelho, picado
3-4 cogumelos, cortados em tiras
Uma pitada de sal, raspa de limão, salsa e pimenta preta a gosto

Refogue o alho e a cebola picada no azeite, acrescente as especiarias e o pimento vermelho. Após ter drenado o tofu à parte, (este procedimento é importante para que depois o tofu absorva melhor os sabores dos outros ingredientes no refogado), desfaça-o com as mãos em pedaços com cerca de 1-2 cm de largura, e junte ao refogado. Deixe o tofu cozer alguns minutos, e junte também os cogumelos cortados, e os restantes ingredientes. Mexa tudo de forma a envolver o tofu nos condimentos, e ajuste os temperos a gosto. Retire do lume e sirva com pão multicereais e espinafres salteados.

Batido verde de kiwi
Serve 2

50g de espinafres
2 kiwis
1 maçã
1 colher de sopa de sementes de chia
200 a 250ml de água

Descasque a maçã e kiwi, e corte-os em cubos pequenos. Lave bem os espinafres. Coloque as frutas e vegetais no liquidificador, juntamente com a água e as sementes, e triture até obter um batido cremoso. Se necessário, adicione mais água.

– INFORMAÇÃO NUTRICIONAL –
1 dose de tofu mexido com açafrão, cogumelos e pimento vermelho contém: 272kcal, 17,3g de proteína, 115g de hidratos de carbono, 19,5g de gordura total (dos quais 2,8g são gorduras saturadas), e 2g de fibra.

1 dose de batido verde com kiwi contém: 129kcal, 2,6g de proteína, 27,3g de hidratos de carbono (dos quais 16,3g são açúcares), 2,5g de gorduras totais (dos quais 1,1g são gorduras poliinsaturadas ómega 3), 7,4g de fibra, e 122mg de cálcio.

Nota: O conteúdo a nível nutricional do tofu varia bastante consoante o seu processo de fabrico. O tofu “firme” é mais rico em proteína e minerais, mas é também mais calórico, relativamente à versão mais suave (“silken“). Também o conteúdo em cálcio pode variar consoante a adição de um agente coagulante, o sulfato de cálcio.

Recipe in English

Tofu scramble, with turmeric, red bell pepper and mushrooms (vegan)
Serves 2

250g firm tofu, drained
1 tablespoon olive oil
½ onion, chopped
1 garlic clove, minced
1 teaspoon turmeric
A pinch of cayenne pepper
¼ of a red bell pepper, chopped
3-4 mushrooms, cut into strips
A pinch of salt, and some grated lemon zest, parsley and black pepper to taste

Saute garlic and onion in olive oil. Add spices and chopped red bell pepper. Break the tofu apart into small pieces with your hands, and add to the stir-fry. Let the tofu cook for a few minutes. Add the chopped mushrooms and the remaining seasonings. Stir, and adjust seasonings to taste.
Remove from heat and serve with multigrain bread and sautéed spinach.

Green kiwi smoothie
Serves 2

50g of spinach
2 kiwis
1 apple
1 tablespoon chia seeds
200 to 250 ml water

Peel the apple and kiwi, and cut them into small pieces. Wash the spinach. Place fruits and vegetables in a blender, along with water and seeds. Blend until smooth. If necessary, add more water.

    • 26 Janeiro 2015 / 14:11

      Parece um brunch dos deuses! a única coisa que me deixa com reservas é o tofu que ainda não tive coragem de experimentar! Mas, de resto este brunch enche-me as medidas!
      um beijinho

    • Cláudia Vasconcelos
      29 Janeiro 2015 / 16:08

      Olá Marcia.
      As tuas comidinhas são tão saborosas e saudáveis, gosto muito de vaguear pelo teu blog 🙂
      Já pensaste em fazer um workshop de comida vegetariana?
      Beijinhos
      CláudiaV

    • 06 Fevereiro 2015 / 10:27

      Estou agora a beber esse batido, é o meu pequeno almoço. Delicioso!
      Obrigada por mais uma ótima receita Márcia.

    • Ana Tomás
      30 Junho 2015 / 23:16

      Olá,
      Eu queria saber se alguém me pode dizer mais blogues como este

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Outras Receitas que merecem destaque