“Omelete” de grão-de-bico, curgete e tomate-cereja

“Omelete” de grão-de-bico, curgete e tomate-cereja

Pratos principais eacompanhamentosed-amine-

Pratos Principais & Acompanhamento

“Omelete” de grão-de-bico, curgete e tomate-cereja

Alecrim, Curgete, Farinha de grão-de-bico, Tomate,
Tempo de preparação 30 minutos
Dificuldade
2 Numero de Porções: Pratos principais eacompanhamentosed-amine-Pratos principais eacompanhamentosed-amine-
4
25 Julho, 2019
/
2

A receita desta semana é uma “omelete” de farinha de grão-de-bico, recheada de curgete e tomates-cereja. Já não é a primeira vez que utilizo esta farinha por aqui, (e aproveito para relembrar a receita das panquecas de grão-de-bico), mas, dado que esta farinha pode ser utilizada para fazer este género de preparados/massas de confeção rápida, ideal para quem não quer dispensar muito tempo na cozinha, achei que fazia falta mais uma receita com este ingrediente. Esta farinha não só é interessante pela sua conveniência, como também se destaca das demais pelo seu valor nutricional, ou não estaríamos a falar de uma leguminosa, naturalmente rica em hidratos de carbono e fibra, fonte de proteína, e fornecedoras de ferro, zinco, e vitaminas do complexo B.

Para fazer a receita, comecei por refogar a cebola e a curgete, que deixei cozer até ficar macia e de faces ligeiramente douradas. Pouco antes de retirar do lume, juntei o tomate-cereja. Envolvi os legumes na massa de farinha de grão-de-bico, e espalhei sobre a frigideira quente. Em lume brando, para não queimar, e com a frigideira tapada, deixei a massa cozer durante 10 min. Ao fim deste tempo, foi possível verificar que as bordas douradas e estaladiças da massa se tinham destacado ligeiramente das faces da frigideira. Depois de a virar, deixei cozer pelo menos mais 5 min, até dourar.

Para a quantidade de farinha indicada na receita, não incorporei mais do que meia curgete e alguns tomates-cereja pois, dado que a farinha não tem a capacidade de coesão e elasticidade de outros ingredientes/farinhas, pode facilmente quebrar-se quando a virarem. Também podem ajustar a quantidade de farinha em função do tamanho da massa que pretenderem, tendo presente um rácio de 1:3 de farinha para água.

Relativamente ao nome da receita, é evidente que este preparado em termos de sabor e textura em nada se assemelha a uma omelete. No entanto, achei que o prato que inspira esta receita – a farinata/socca – poderia desencorajar os menos aventureiros na cozinha e, que, um nome familiar, que remete para um prato muito pouco moroso e exigente em termos de ingredientes (coerente com esta mesma receita) poderia ser mais apelativo. Para os menos flexíveis na culinária, peço desculpa pela apropriação. 😊

“Omelete” de grão-de-bico, curgete e tomate-cereja

2 porções | Dificuldade: 1/5 | Tempo: 30 min

Ingredientes:
Pouco mais de ½ chávena (80 g) de farinha de grão-de-bico
½ colher de chá de baking powder (fermento químico)
1 chávena (240 mL) de água
1 colher de sopa de azeite
½ cebola, cortada em fatias
½ curgete, fatiada
8 tomates-cereja, cortados em metades
1 colher de chá de alecrim, picado
2 colheres de sopa de salsa picada
Uma pitada de sal e pimenta preta

Procedimento:
1. Misture numa taça a farinha de grão-de-bico, a água, o baking powder, uma pitada de sal e pimenta preta, e mexa bem.
2. Aqueça numa frigideira antiaderente ½ colher de sopa de azeite e junte a cebola. Deixe refogar até ficar translúcida. Junte o alecrim e a curgete e deixe cozer até perder alguma humidade, e ficar macia. Junte por fim o tomate-cereja e a salsa. Deixe cozer mais 1 min, ajuste os temperos, e retire do lume.
3. Transfira os legumes salteados para a taça com a massa de grão-de-bico, e envolva.
4. Limpe a frigideira com um guardanapo com gordura, para assegurar que a massa não se cola à frigideira (e para retirar quaisquer pedacinhos de legumes que poderão ter ficado agarrados à frigideira na passo anterior, que podem queimar). Aqueça a frigideira e espalhe a massa. Em lume brando, deixe cozer durante 10 min, com a frigideira tapada. Com o auxílio de uma espátula, cuidadosamente, passe a massa para um prato; coloque a frigideira sobre o prato e vire, para cozer a outra face da massa. Deixe cozer pelo menos mais 5 min, até a massa dourar.

Outras Receitas que merecem destaque