
Panna Cotta de Café com Chocolate e Avelãs
Sobremesas & doces
Panna Cotta de Café com Chocolate e Avelãs
Ausentei-me uns tempos do blog e aproveitar para fugir da rotina e conhecer Paris. Durante 5 dias consegui esquecer as responsabilidades e preocupações que fazem parte do dia-a-dia, e por isso agora volto inspirada, com a mente mais tranquila e com mais ideias para artigos e receitas para partilhar convosco.
Numa das noites em Paris comecei a pensar na receita tradicional italiana Panna cotta, e como era tão fácil de fazer, encontrava-se em imensos restaurantes, mas eu nunca tinha experimentado fazer em casa. Já estava nas minhas listas de receitas para experimentar (que, aqui entre nós, a das sobremesas é bem mais comprida…), mas nunca tinha feito porque não era uma receita me chamasse à atenção. Até é levezinha, e bem simples, e o pessoal cá em casa adora pudins, mas o clássico pudim italiano nunca me atraiu. Até começar a pensar em combinações diferentes de sabores, e começar a imaginar esta receita que vos partilho hoje. Passei as ideias para a prática assim que pude, e o resultado surpreendeu-me! Finalmente uma panna cotta com mais sabor, e mais indulgente.
A combinação de chocolate, café e avelãs parece ter resultado muito bem nesta sobremesa, mas sugiro que adaptem ao vosso gosto, e experimentem outras combinações. Para uma versão menos indulgente, mas não menos saborosa, pode fazer a base da panna cotta (“leites” vegetais + agar + extracto de baunilha + algum xarope) e servir com uma colher de compota caseira, para uma versão mais tradicional, mas também mais leve e simples.
Panna cotta de café com chocolate e avelãs (vegan)
Rende 4 taças individuais
1/2 colher de chá agár em pó
1 chávena (240ml) de bebida vegetal (amêndoa, arroz, soja…)
1 chávena (240ml) de leite de coco
(pouco menos) 1/4 chávena (50g) de xarope de ácer ou de arroz (ou outro)
1/2 colher de chá de extracto de baunilha
2 colheres de chá de café moído
Para o topping: 20g de chocolate derretido e cerca de 2 colheres de sopa (15g) de avelãs picadas
Numa panela pequena, misture o “leite” de coco, bebida vegetal, xarope, agár, baunilha e o café em pó. Leve a ferver em lume médio, mexendo frequentemente. Assim que começar a ferver, mantenha a fervura durante uns 30 segundos, mexendo sempre, (desta forma, iremos garantir que o agár ficará estável no arrefecimento da sobremesa). Retire do lume, e divida a mistura em taças individuais. Deixe arrefecer completamente, e leve ao frigorífico pelo menos 2 horas, até a panna cotta ficar bem firme. Sirva com chocolate negro derretido e avelãs picadas.
Nota: Podem servir a panna cotta num prato ou em taças individuais coberta de chocolate. Para servir no prato com esta apresentação, deixe o líquido solidificar em tacinhas, durante pelo menos 3h no frigorífico. Retire do frigorífico e vire cuidadosamente a panna cotta para um prato (não é preciso muito técnica, o “pudim” quando bem feito escorre pelo lado da taça que tiver maior inclinação, até pousar no prato). Depois de ter a panna cotta no prato espalhe o chocolate derretido com o auxílio de uma colher de sopa, e decore com as avelãs.
Recipe in English
Coffee panna cotta with chocolate and hazelnuts (vegan)
Serves 4
1/2 teaspoon powdered agar
1 cup non-dairy milk
1 cup coconut milk
1/4 cup maple syrup
1/2 teaspoon vanilla extract
2 teaspoons coffee powder
Topping: 20g chocolate (melted) and 2 tablespoons (15g) chopped hazelnuts
Combine in a small saucepan: non-dairy milk, coconut milk, agar, syrup, vanilla and coffee powder. Bring to a boil over medium heat, stirring frequently. Boil for 30 seconds, stirring constantly, (to make sure the agar will set). Remove from the heat and divide evenly into 4 glasses. Let cool completely and refrigerate at least 3 hours. Serve with chocolate sauce and some chopped hazelnuts.
Outras Receitas que merecem destaque

Salada de grão, cuscuz, courgette grelhada e tomate + Como fazer da salada o seu prato principal

Creme de sementes de girassol + “Compota” de sementes de chia

Conquistaste-me no momento que li café 😀
Estão lindas as panna cottas.
Bj
Sara
Está com óptimo aspecto. Que leite vegetal usou especificamente para esta panna cotta?
Olá Vera. Usei bebida de amêndoa, mas pode usar outro 🙂
Adorei a receita. Acho que vou experimentar. Será que dá para fazer de morango? Terei que aumentar a quantidade de agár?
Bjs
Olá Anabela 🙂 Nunca experimentei, mas podes triturar alguns morangos com o “leite” e depois levar a cozer com o agár. Deves aumentar ligeiramente a quantidade de agár, mas só um bocadinho, como 1/4 colher de chá.
Beijinhos
Um óptimo descanso 🙂 Também hei de ir a Paris este ano, mal posso esperar!
Quanto às Panna Cottas, tenho uma história parecida: decidi-me a fazer umas, de côco e lima, que tinham tudo para funcionar, menos um pequeno pormenor: nunca tinha usado agar-agar pus demasiado e acabei com pudins de côco e lima!
Também sou como tu, a minha lista de sobremesas é consideravelmente maior à outra 🙂
Bom Domingo!
A Cozinha da Ovelha Negra
Tem um aspeto incrível! Posso substituir o agár por algum outro ingrediente? Obrigada
Olá Beatriz 🙂 Não, o agár não podes substituir por outro ingrediente! É o que mantém a panna cotta firme e estável.
Como gulosa é normal que a minha lista de receitas a experimentar de doces seja interminável 🙂 e esta receita vai direitinha para lá. Acho que a combinação indulgente que escolheste está perfeita para mim.
Beijinhos
Magnífico!!
Ai Márcia, adorei a combinação de sabores e sei que vai ser um sucesso com o Vel, pois o rapaz gosta de tudo de saiba a café. E eu adoro panna cotta 🙂
Olá! O leite de coco aqui é o de lata?
Olá!
Sim, a ideia é utilizar um líquido de maior teor em gordura para obter uma sobremesa mais cremosa.
Olá Márcia, obrigada por sempre compartilhar suas receias maravilhosas conosco.
O café aqui é o café para preparo instantâneo ou café moído convencional?
Grata!
Olá Natália,
É o preparado instantâneo.
Obrigada!
Oi, sou do Brasil e na minha cidade não encontro o xarope de Acer/arroz nem maple syrup. Teria algo que posso substituir? Amei sua receita!
Olá! Use açúcar, na mesma quantidade. 🙂