
Panquecas de trigo sarraceno e manteiga de amêndoa
Aperitivos & snacks
Panquecas de trigo sarraceno e manteiga de amêndoa
As duas últimas semanas complicaram o esquema das publicações do blogue porque infelizmente não tenho tido o mesmo tempo para cozinhar e planear receitas. Era inevitável começar a sentir-me mais stressada nesta fase por causa da faculdade, mas, por sorte, (quase como se as estrelas se tivessem alinhado no momento perfeito), após ter descoberto por mera sorte uma professora de ioga com a qual me identifiquei de imediato, com aulas focadas no que procurava, num local perto de casa, finalmente consegui retomar a prática de ioga regular, e sinto que retomei à normalidade. Ando menos preocupada, apesar de continuar com os trabalhos e relatórios da faculdade para fazer, mas pelo menos já consigo pensar claramente sem me deixar consumir por tudo isto. Pelo menos já consigo respirar fundo e realmente abstrair-me por momentos.
No artigo de hoje partilho convosco umas panquecas que fizeram parte das minhas recentes experiências na culinária sem glúten. O objectivo era conseguir uma textura semelhante às panquecas tradicionais, saborosas, e se possível nutricionalmente interessantes, daí ter escolhido a farinha de trigo-sarraceno, que é uma das minhas preferidas pelo seu valor nutritivo, e sabor curioso. Como esta farinha altera o sabor das panquecas, escolhi a manteiga de amêndoa para acompanhar, (ou manteiga de amendoim se preferirem), banana para dar doçura, e canela por ser aromática e acompanhar tão bem pratos reconfortantes como as panquecas.
A propósito desta receita, deram-me a conhecer esta marca de suplementos, a My protein. Achei curioso marcas de suplementos destinados maioritariamente a indivíduos que treinam com propósito, apostarem cada vez mais em linhas de produtos destinados a vegans, como proteínas vegetais de arroz, ervilha, cânhamo, soja, ou esta mistura dos três primeiros, com preços bastante interessantes. Realço também a gama de farinhas, que inclui a trigo-sarraceno, que está a fazer parte das minhas recentes invenções da culinária sem gluten, os frascos de manteigas de frutos gordos de 1kg, dos quais provei a manteiga de amêndoa, e que me deixou bastante satisfeita pela qualidade se igualar à que faço em casa, e o óleo de coco virgem bio.
Panquecas de trigo-sarraceno e manteiga de amêndoa (vegan, sem glúten)
Serve 2 doses, faz 8 panquecas pequenas
1 colher de sopa de sementes de linhaça (moídas) + 3 colheres de sopa de água morna
¾ chávena (180ml) de bebida de soja ou amêndoa (ou outro “leite” vegetal da vossa preferência)
1 colher de sopa de xarope de arroz ou maple syrup (ou açúcar não refinado) – opcional
1 colher de chá de baking powder
½ colher de chá de bicarbonato de sódio
2 colheres de sopa de manteiga de amêndoa natural
Uma pitada de sal
¼ colher de chá de canela
½ chávena (60g) de farinha de trigo-sarraceno
Misture numa taça a linhaça e água, e deixe repousar um ou dois minutos. De seguida, adicione o xarope de arroz (ou outro adoçante), manteiga de amêndoa, o bicarbonato, o baking powder, canela, sal e mexa bem a massa. Junte a bebida de soja ou amêndoa, e mexa novamente.
Por fim, junte a farinha de trigo-sarraceno, envolvendo-a na restante massa. Deixe a massa repousar 5 minutos.
Aqueça uma sertã antiaderente até ficar quente, (se necessário, adicione um pouco de óleo) e com uma colher de travessa (de servir), coloque uma porção de massa na sertã, e deixe cozer desse lado cerca de 3 minutos, até ficar levemente dourada a parte inferior, e a parte superior com bolinhas de ar. Vire a panqueca e deixe cozinhar mais uns 2 minutos.
Sirva as panquecas de trigo-sarraceno com algumas fatias de banana, manteiga de amêndoa e uma pitada de canela.
– INFORMAÇÃO NUTRICIONAL –
1 dose de panquecas (utilizei bebida de soja) – 285kcal; 9,5g de proteína; 35,6g de hidratos de carbono, dos quais 9g são açúcares; 13,4g de gordura, dos quais 1,4g são gorduras saturadas, e 0,9g são ácidos gordos ômega 3; 4,9g de fibra; 2,7mg de ferro; 154mg de magnésio
Recipe in English
Buckwheat almond butter pancakes (vegan, gluten free)
Serves 2, makes 8 pancakes
1 tablespoon flaxseed meal + 3 tablespoons warm water
¾ cup (180ml) non-dairy milk (almond or soy)
1 tablespoon rice syrup or maple syrup (or unrefined sugar) – optional
1 teaspoon baking powder
½ teaspoon baking soda
2 tablespoons natural almond butter
Pinch of salt
¼ teaspoon cinnamon
½ cup (60g) buckwheat flour
To a mixing bowl add flaxseed and water and let set for a minute or two. Then add syrup, almond butter, baking soda, baking powder, cinnamon, salt and whisk to combine. Add non-dairy milk and whisk again until well combined.
Next add buckwheat flour and stir until just combined. Let batter rest for 5 minutes.
Heat a non-stick frying pan, (slightly greased if necessary). Pour ¼ cup of batter onto the pan and cook the pancake for about 3 minutes, until the bottom of the pancake is golden brown and little bubbles start to form on top. Flip the pancake and cook for another 2 minutes.
Serve the buckwheat pancakes with some banana slices and drizzle with more almond butter.
Outras Receitas que merecem destaque

Estufado de massa, cogumelos e feijoca

Queques de grão-de-bico e vegetais

Muito bom! E que aspecto delicioso, como sempre. Pena é a linha de produtos de que falas não ser bio. Dulce
Realmente a farinha de trigo sarraceno é maravilhosa em panquecas, nos últimos meses é a que mais uso. Mas eu acho que compensa comprar em grão e de preferência bio, e moer na hora a quantidade que se precisa em farinha.
A adição da manteiga de amêndoa é uma ideia maravilhosa, e com a de amendoim também deve ser muito bom.
Bom domingo
Adoro panquecas de trigo sarraceno, principalmente com chocolate em pó! 🙂
Onde compras essa manteiga de amendoa e esses medidores?
*só os medidores visto que já vi o site da manteiga 🙂
Obrigada Marcia por mais um excelente artigo. Fiquei curiosa, onde tens as aulas de yoga?
Ups, só vi o comentário agora! É na Granja (VNGaia), e a página de facebook com mais informações relativas à escola, é esta: https://www.facebook.com/yoganagranja?fref=ts
Hmmm, quem me dera que me levassem à cama umas panquecas dessas (vou mandar o link ao meu marido a ver se pega 😛 ) Adorei o pote gigante de manteiga de amêndoas, dá vontade de mergulhar lá dentro!
Ótima receita e aspeto!! Onde compras a manteiga de amêndoa? 🙂
Pode usar-se outro tipo de farinha Márcia? Por exemplo, farinha de grão-de-bico ou arroz?
Olá Margarida. Sim, pode substituir por farinha de grão-de-bico ou arroz, tanto nesta receita como na outra que comentou. 🙂
Olá Márcia!
Onde conservas a tua manteiga de amêndoa? No frigorífico ou num armário fresco e seco?
Beijinhos
Olá Ana! 🙂 Eu prefiro conservar no frigorífico…