
Panquecas de Grão-de-Bico
Pratos Principais & Acompanhamento
Panquecas de Grão-de-Bico
Esta semana trago-vos uma receita de panquecas diferente, que conta com a incorporação de leguminosas na forma de farinha de grão-de-bico.
Apesar de não ser comum a utilização de farinha de leguminosas, a farinha de grão até é bastante versátil, e é tradicionalmente utilizada na região Mediterrânea para a elaboração da Socca, por exemplo, mas também na culinária Indiana. Tem um sabor característico, distinto das outras farinhas, e um ligeiro travo amargo, mas que se desvanece com a adição de sal, cominhos em pó, e ervas aromáticas. Dada a quantidade de fibras do grão-de-bico, desta farinha resultam preparados densos, (por isso, não esperem obter panquecas altas e fofas).
Para mim, a adição de farinha de grão às panquecas implica um acompanhamento salgado, e, por isso, servi-as com abacate em fatias (ou esmagado), cogumelos salteados, tomate cereja, rúcula (ou outras verduras), e uma colherzinha de molho pesto. Também poderia ter servido com outros vegetais assados ou grelhados, com rodelas de tomate entre as panquecas em camadas e este “requeijão”, com esta “salsa de abacate”, ou com molhos como esta maionese, molho de iogurte, ou chutney de manga.
Também podem fazer desta receita um acompanhamento, e não propriamente o centro da refeição. A receita da massa é versátil, e, tal como poderão verificar na receita mais em baixo, podem fazer uma panqueca individual, cortar em fatias, e acompanhar estufados, ou outros pratos com molhos.
Panquecas (salgadas) de farinha de grão-de-bico
Serve 1 pessoa
½ cebola, descascada e picada
1 molho pequeno de salsa, picada
½ chávena (50g) de farinha de grão-de-bico
¼ colher de chá de alho em pó
½ colher de chá de baking powder (fermento químico)
½ chávena + 2 colheres de sopa (150ml) de água
¼ colher de chá de sal, e uma pitada de pimenta preta moída na hora
Misture numa taça a farinha de grão, a água, o baking powder e mexa bem. De seguida, envolva na massa as especiarias, ervas aromáticas e legumes.
Deixe a massa repousar 5-10 minutos.
Aqueça uma sertã antiaderente até ficar quente, (se necessário, coloque um fio de azeite, para não colar à frigideira) e com uma colher de servir, coloque uma porção de massa na sertã, e deixe cozer cerca de 3 minutos em lume médio, até ficar a face inferior ficar levemente dourada, e a superior com bolinhas de ar. Vire a panqueca e deixe cozinhar mais uns 2 minutos. Repita o procedimento para a restante massa.
Sirva as panquecas de grão-de-bico com abacate em fatias ou esmagado, cogumelos salteados, tomate cereja, rúcula (ou outras verduras), e uma colherzinha de molho pesto.
INFORMAÇÃO NUTRICIONAL:
Cada dose de panquecas de grão (sem acompanhamento), contém aproximadamente: 255kcal, 11,8g de proteína, 32,9g de hidratos de carbono e 5,9g de gordura
Para mostrar a versatilidade desta massa, e para retificar as quantidades de ingredientes da receita, fiz uma panqueca maior, mais próxima à receita que lhe deu origem, a Socca. Cortei em fatias e servi com um estufado de beringela e tomate, temperado com especiarias mornas (o procedimento é praticamente igual a esta receita, sem a adição das leguminosas), coberto com coentros frescos picados, amêndoas, e molho de tahini (pasta de sementes de sésamo).
Panqueca individual com estufado de beringela e tomate com molho de tahini, e coentros
Estufado de beringela (quantidade suficiente para acompanhar 2 ou 3 panquecas individuais):
1 colher de chá de azeite
2 dentes de alho, picados
1 pedaço de gengibre, picado
1 cebola, picada
1 lata de tomate pelado, cortado em cubos
1 beringela grande, ou 2 médias, cortada em cubos
1/4 colher de chá de canela
1 folha de louro
½ colher de chá de coentros em pó
1 colher de chá de paprika (ou colorau)
½ colher de chá de cominhos em pó
1 colher de chá de sumac em pó (opcional)
Coentros frescos
Sal marinho e pimenta preta a gosto
Numa panela média, aqueça o azeite, e junte as especiarias, louro, alho, e cebola picados. Refogue, em lume médio, até a cebola ficar translúcida. Junte o tomate pelado e cortado em cubos, e cozinhe até ser reduzido a molho. Junte um pouco de água, se necessário. Junte a beringela cortada em cubos, e sal. Deixe cozer um lume baixo até a beringela ficar tenra e suave.
Sirva o estufado acompanhado com a panqueca de grão-de-bico, acompanhado de verduras a gosto, e guarnecido com coentros frescos e uma colher de sopa do molho de tahini.
Para a panqueca individual: O procedimento é igual à receita das panquecas, no entanto, deve colocar a massa (de 1 dose) toda na frigideira, e deixar cozer cerca de 4-5 minutos em lume médio, até ficar a face inferior ficar levemente dourada, e a superior com bolinhas de ar. Vire a panqueca e deixe cozinhar mais uns 2 minutos.
Molho de tahini:
2 colheres de sopa de tahini
1 colher de sopa de sumo de limão
1 colher de sopa de azeite
1 a 2 colheres de sopa de água
Uma pitada de sal e pimenta preta a gosto
Combine todos os ingredientes acima referidos numa taça e mexa com uma colher, até obter uma pasta cremosa. Se necessário, junte mais água, dependendo da pasta de sésamo que utilizar e ajuste os temperos.
Olá!
Compras a farinha de grão ou fazes em casa?
Bjinho!
Olá Ana, comprei a farinha. 🙂
Gosto sempre tanto das tuas receitas, comem-se com os olhos!
Tu és a prova que podemos comer bem, de forma saudável e mesmo assim deliciosa.
E eu adoro panquecas salgadas, sabem tão bem, perfeitas para usar um restinho de farinha de grão que tenho em casa.
Um beijinho.
Oh, muito obrigada Inês pelo teu comentário! 🙂
Se experimentares estas panquecas, adorava ter o teu feedback da receita!
Beijinho!
Uma sugestão diferente mas que deve ser uma delicia.
Bjinhos!!
http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/
Gosto muito das suas receitas. Descobri esse site através da receita do pão integral e desde então já fiz várias receitas deliciosas. Essa foi a primeira vez que não deu certo pois a massa não ficou tão fina quanto a sua e elas acabaram queimando por fora enquanto o meio ficou cru. Não tenho sorte com panquecas :/
Beijos do Rio de Janeiro
Gosto muito das suas receitas. Descobri esse site através da receita do pão integral e desde então já fiz várias receitas deliciosas. Essa foi a primeira vez que não deu certo pois a massa não ficou tão fina quanto a sua e elas acabaram queimando por fora enquanto o meio ficou cru. Não tenho sorte com panquecas :/
Beijos do Rio de Janeiro
Olá!
Hoje experimentei fazer esta receita mas não correu como esperava! a massa desfez-se toda na frigideira.
Será por ter feito a farinha de grão e não ter usado a de compra?
beijinhos
Olá Rita, sim, é possível que tenha sido por isso! É difícil obter uma farinha em casa com uma moagem fina…
De resto, respeitou as quantidades de água e procedimento da receita? 🙂
Beijinhos,
Márcia