Panquecas Proteicas de Aveia

Panquecas Proteicas de Aveia

PequenoAlmoçoed-amine-

Pequeno-almoço

Panquecas Proteicas de Aveia

Ameixos, Aveia, Pêssego, Sementes de linhaça,
Dificuldade
0
29 Agosto, 2015
/
3

Nos últimos tempos tenho levado os treinos a outro nível, e, com isso, surgiram novos objectivos. Ora, seria inevitável que a alimentação tomasse um novo rumo, ainda que vegetariana, e acabasse por se reflectir nas receitas que partilho.

Desta vez partilho-vos panquecas. Esta é provavelmente uma das minhas receitas preferidas por tão ser rápida e por ter ingredientes simples, que incluo frequentemente na minha alimentação. Gosto de as fazer de manhã ou no dia anterior, e facilmente transportar para qualquer lado num tupperware com rodelas de banana ou outras frutas e até uma pitada de canela, para um lanche ou pequeno-almoço prático e saboroso.

Como já devem ter reparado, esta receita exclui os ovos e o trigo e por isso estas panquecas têm um textura ligeiramente diferente, são mais densas, e podem partir-se enquanto as virar na frigideira. Para que não vos aconteça isto, aconselho-vos a pré-aquecer bem a frigideira, e depois de colocar a massa, deixar cozer bem por baixo, de forma a que se formem bolhinhas na face superior, e as bordas da panqueca estejam notavelmente cozidas (cerca de 2-3 minutos, dependendo das frigideiras e do lume). Adicionar linhaça também é uma boa ideia visto que a massa é delicada, e por isso ajuda a manter-se ligada e coesa.

Por fim, espero que gostem da sugestão, e, caso não tenham proteína, podem substituir por mais aveia, na mesma quantidade, ou oleaginosas. E como as servir? Com fruta da época, que é a meu ver a melhor forma de as “adoçar” (não tenho o hábito de juntar açúcar à massa das panquecas), mas também pode servir com iogurte ou manteigas de oleaginosas (como na última fotografia, com a minha “Nutella” de avelã e cacau).

Panquecas proteicas de aveia e linhaça, vegan
Serve 2

Menos de 2/3 chávena (55g) de aveia em flocos
1 scoop (30g) de proteína vegetal (usei de arroz)
2 colheres de sopa (15g) de linhaça moídas + 4 colheres de sopa (60ml) de água morna
1 chávena (240ml) de bebida vegetal à vossa escolha
1 colher de chá de baking powder
Uma pitada de canela

Combine todos os ingredientes e triture num processador de alimentos, liquidificador ou num copo com uma varinha mágica.
Aqueça uma frigideira antiaderente até ficar quente, (se necessário, adicione um bocadinho de gordura) e com uma colher grande de servir, coloque a massa na frigideira devagar, deixando que esta se espalhe lentamente e forme um círculo. Deixe fritar desse lado cerca de 2-3 minutos, até ficar dourada a parte inferior e bordas, e a face superior com bolhinhas de ar. Vire a panqueca e deixe cozinhar mais uns 1-2 minutos.
Sirva as panquecas com frutos da época ou iogurte, ou manteiga de frutos gordos.

Recipe in English

Oat protein pancakes, vegan
Serves 2

Less than 2/3 cup (55g) rolled oats
2 tablespoons (15g) ground flaxseeds + 4 tablespoons warm water
1 scoop (30g) vegan protein powder

1 cup (240ml) non-dairy milk
1 teaspoon baking powder
a pinch of cinnamon

Combine all the ingredients and blend using a food processor, blender or hand blender.
Heat a non-stick frying pan, (slightly greased if necessary). Pour ¼ cup of batter onto the pan and cook the pancake for about 2-3 minutes, until the bottom and sides of the pancake is golden brown and little bubbles start to form on top. Flip the pancake and cook for another 1-2 minutes.
Serve the pancakes fruit, yogurt, or nut butters.

Bom apetite...

    • Alexandra
      02 Setembro 2015 / 17:26

      Olá Márcia! Quero desde já felicitar o blog pois tem sido o meu “livro de receitas”, gostava de saber se nesta receita em vez do leite vegetal posso utilizar água.

      Obrigada!

    • Catarina Leite
      08 Fevereiro 2016 / 14:16

      Olá Márcia, queria-te pedir uma ajuda, estou com dificuldades em saber o que comer antes e depois de um treino encontro muita coisa dispersa, estou a pensar comprar proteína isolada de ervilha mas não sei até que ponto é necessário quero perder um pouco de peso e ganhar um pouco de massa muscular. Podes-me ajudar? Grata*
      Catarina

      • 08 Fevereiro 2016 / 18:15

        Olá Catarina,
        Peço desculpa mas não a posso ajudar visto que ainda não estou qualificada para tal, nem tão pouco deve usar a minha página como fonte de aconselhamento alimentar.
        Se pretende atingir esses objectivos sugiro que procure orientação junto de um profissional da área da nutrição!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Outras Receitas que merecem destaque